Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Acordar cansado, entenda as causas mais frequentes

A sensação de acordar cansado pode estar ligada a diferentes situações que nem imaginamos, e que tendem a passar despercebidas. No entanto, saiba existem determinados hábitos cotidianos que ajudam a identificar estes problemas e que existem soluções para tornarem o seu sono mais agradável e proveitoso.

Dorme e acorda cansado? Veja as possíveis razões

Se você percebeu que tem acordado cansado no dia a dia e que outros sintomas se manifestam logo após levantar da cama, como a persistência de sono e a sensação de não ter dormido absolutamente nada durante a noite, é necessário descobrir a causa do problema. Atualmente, os relatos da falta de boas horas de descanso são cada vez mais comuns e costumam estar associados às preocupações da rotina, das contas por pagar ou das demandas do trabalho e da família.

Enfim, a mente não consegue se entregar ao momento de descanso, porque fica presa em tentar resolver situações futuras. Porém, se essa é uma situação que perdura, o estresse gerado vai impactar negativamente na sua saúde. É desagradável acordar cansado, sem disposição e, pior, com a certeza de que quando for dormir acontecerá a mesma coisa. Veja algumas razões para este problema acontecer.

1. Fadiga mental e/ou estresse

Se você dorme e acorda cansado, por conta de pensamentos direcionados ao trabalho e situações que ocorrem no cotidiano, saiba que é uma questão comum.

No entanto, por ser recorrente, isso faz com que o dia a dia seja mais cansativo, menos produtivo e te deixe aborrecido por conta do aumento do cortisol e adrenalinano organismo.

O estresse do trabalho ou problemas financeiros tendem a fazer parte da rotina daqueles que adquiriram o hábito de acordar cansados e, essa situação precisa ser tratada, pois pode ser prejudicial a nossa saúde, se não procurarmos por ajuda quanto antes.

Uma dica para você que dorme e acorda cansado, é fazer um chá da insônia, colocar uma música relaxante, meditar em busca de pensamentos positivos e evitar trazer situações corriqueiras para a sua cama.

Uma estratégia para livrar a mente das tarefas do dia seguinte é escrever todas elas em um papel ou planner e tentar colocar na mente que essas são atividades e situações para serem resolvidas depois da sua longa e satisfatória noite de descanso.

2. Cama e enxovais adequados

Dormir em uma cama confortável e aconchegante faz parte de todo o processo de relaxamento e sono profundo. A escolha de um enxoval de qualidade vai influenciar bastante ao passar 8 horas em contato com ele. Pode parecer que não mas ter Travesseiros adequados e higienizados é fundamental. Lençóis em puro algodão, de qualidade superior e que sejam gentis ao toque da sua pele vai te proporcionar a sensação ideal para ajudar a pegar o sono.

Outros itens como o Pillow Top, Duvet ou Cobertores de qualidade também somam para o processo ajudar a dormir. Isso porque eles oferecem camadas extras de conforto e maciez. Invista em um enxoval de qualidade e veja que a diferença é enorme no melhor momento do dia.

3. Imunidade baixa

Dormir muito e acordar cansado diariamente pode estar ligado diretamente com problemas de imunidade muito baixa, como aposta estudos. Isto é, quando o nosso sistema imunológico não funciona como deveria, pode fazer com que o nosso organismo fique enfraquecido.

Além disso, a imunidade é a responsável por prevenir a contração de quaisquer doenças ao termos contato com diferentes possibilidades de contágio. Quando você está doente ou mesmo resfriado, você perceberá que vai dormir e acordar cansado, com dores no corpo.

Para resolver este problema desagradável de acordar cansado, sugerimos que você procure ingerir fontes de triptofano e vitamina C, assim você estimula o sono e a imunidade. Opte por comer mais alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Fazer uma consulta ou exame para verificar se está com deficiência de algum nutriente também pode ser uma boa pedida.

4. Sedentarismo

O sedentarismo é o maior aliado de quem dorme e acorda cansado, pois um corpo que não pratica atividades físicas regulares, sente menos disposição para qualquer evento ao longo do dia.

É importante que, se você quiser deixar de acordar cansado, encontre um estilo de esporte que combine com o seu gosto pessoal. Pode ser hidroginástica, musculação, natação, dança, jump, treino funcional, ioga, pilates, ou qualquer outro.

O importante é movimentar o corpo pelo menos por 30 minutos a 1 hora todos os dias. Por falar nisso, sabia que a qualidade do sono está diretamente relacionada com os resultados da hipertrofia? Pois é! Exercícios físicos é a solução para muitos males.

5. Irregularidade no sono

Irregularidade para dormir é o principal problema de quem tem o hábito de acordar cansado, e isto pode ser resolvido com a busca por vídeos relaxantes, modificação da alimentação e adotando uma rotina para dormir em horários próprios.

Neste caso, 21h ou 22h, é um excelente horário para deitar-se e garantir um período de descanso pelo qual você conseguirá repor as suas energias.

Para isto, é preciso levantar sempre cedo, caminhar, comer alimentos saudáveis, evitar ingerir café o tempo todo, beber água e relaxar antes de adormecer.

6. Sono inconsistente

Um sério problema de acordar cansado é criar um péssimo hábito de inconsistência noturna, como aponta várias pesquisas.

Neste caso, é dormir em certos dias 21h e em outros passar da hora de descansar por ficar na frente da TV para acompanhar o episódio da sua série favorita.

Perceba que, se você ignora o hábito de sono nos finais de semana que seria o horário de dormir ideal às 22h, o seu sono pode perdurar por muito mais tempo. Além disso, essa atitude pode desregular seu sono! O que te prejudicará e você provavelmente continuará acordando cansado e sem entender o motivo.

Outro hábito que deve ser evitado, ainda que não pareça fácil, é o de olhar para o smartphone logo antes de dormir e ao acordar. Ficar com os olhos atentos à tela vai retardar o processo de adormecimento e provocar um sono mais agitado.

Além disso, voltar a olhar a tela assim que acorda, tanto no início do dia quanto ao perder o sono de madrugada. Mesmo que seja com intuito de checar as horas, irá despertar sua mente e você terá mais dificuldade de voltar a dormir.

7. Alimentação e/ou hidratação inadequada

Um problema na vida de quem dorme e acorda cansado, está interligado com a alimentação e a falta de hidratação. Primeiramente, a comida que ingerimos precisa ser nutritiva, e você deve se alimentar a cada 3h, mas sem exageros!

Saiba que a quantidade de água precisa ser compatível com o seu peso, mas tente fazer, no mínimo, a ingestão de 2 litros por dia. Não pode ser menos que isso, e essa ingestão não pode ser substituída por um refrigerante geladinho, porque esse tipo de bebida não é adequada e não hidrata.

As células necessitam de boas doses de água para trabalhar no metabolismo. Sem isso, é muito possível que o seu corpo fique mais lento e você sinta muito cansaço. Procure ingerir bastante água ao longo do dia, mesmo que não goste, pois evita doenças e te mantém revitalizado.

Sabemos que acordar cansado é horrível e que a noite faz o dia que o seu dia. Sugerimos que, nestes casos, que durante a noite não se ocupe com mais nada, e se concentre apenas em descansar com ajuda de vídeos, músicas, meditações ou um chá quentinho de camomila para fazer o seu organismo relaxar.

Para melhorar a qualidade do seu sono, tenha a certeza de ter um lugar confortável para passar as noites. Invista em você com um sono reparador.

Produtos Relacionados