Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Algodão Pima: saiba o que é, vantagens e onde encontrar

algodão pima

Como você deve saber, o algodão é um dos tipos de tecidos mais comuns que encontramos em peças de roupa, cama e banho. No entanto, há diversos tipos de algodões. Entre eles, podemos destacar o algodão Pima. 

O algodão Pima tem sido uma opção cada vez mais procurada pelas pessoas devido às suas diversas vantagens, principalmente em relação a qualidade e durabilidade de sua fibra. No entanto, ainda há muitas pessoas que não conhecem a origem dessa fibra e seus diferenciais.

Pensando nisso, preparamos um post para esclarecer todas as dúvidas que você possa ter sobre esse tipo de algodão. Além de explicar o que é, vamos falar sobre sua história, suas vantagens e onde ele mais tem sido usado. 

Veja também: O que é toalha de lavabo? Saiba como utilizar essa peça

O que é o algodão Pima?

O algodão Pima é o algodão produzido a partir da Gossypium Barbadense, planta que cresce como um pequeno arbusto com flores amarelas e sementes pretas. 

É essa planta que vai originar uma cera natural que reveste as fibras desse algodão, oferecendo um brilho natural e maior suavidade ao tecido.

Muitos especialistas consideram esse tipo de algodão o melhor tipo de algodão do mundo. No entanto, para entender melhor sobre essa fibra, iremos falar um pouco mais sobre seu surgimento e local de plantio.

Origem do algodão Pima

origem do algodão pima

Algodão Pima Peruano

Acredita-se que o algodão Pima Peruano tem origem há mais de 5 mil anos nessa região. A planta é cultivada na região da Piura, área de vale do Rio Piura, ao norte do deserto de Sechura, a 981 km ao norte de Lima, sendo próximo à fronteira com o Equador.

Esse local é escolhido devido à proximidade com o deserto de areia e as montanhas andinas, localidade que apresenta temperatura média anual de 34.2º C.

Além disso, essa região é conhecida por receber duas correntes oceânicas ao mesmo tempo: a corrente fria de Humboldt (13-20°C) e a corrente quente El Niño (20-27°C).

Esse contexto faz com que cultura do algodão seja ideal no Peru, proporcionando o nível de 

umidade perfeita para a produção do Gossypol. 

É importante destacar que o algodão peruano não significa ser Pima. Somente pode ser considerado Pima caso tenha esse nome.

Algodão Pima: entenda por que ele é diferenciado

O algodão se destaca, principalmente, pela qualidade de sua fibra. No mercado, existem quatro classificações dadas às fibras de algodão. Todas são baseadas na extensão, em milímetros, do algodão. Elas podem variar entre extra longas, longas, médias e curtas.

O Pima se destaca justamente por ser a fibra mais fina e mais longa que existe. As fibras extra longas (FEL) são consideradas as melhores pois demandam menos “emendas” no momento da fiação. 

Menos emendas significam também menos nós, o que também reduz a chance de rompimento da fibra. Essa característica, portanto, vai fazer com que esse tipo de algodão seja mais forte e íntegro do que os outros tipos.

Além disso, o Pima não só oferece mais qualidade, como também é um dos tipos mais resistentes e fáceis de ser cuidado. 

Plantio e colheita

colheita de algodão pima

Em relação aos diferenciais sobre plantio e colheita, a planta que dá origem a esse algodão é também conhecida por possuir propriedades antifúngicas.

Ou seja, ela é naturalmente resistente a insetos o que faz com que se elimine a necessidade do uso de pesticidas e agrotóxicos para o seu cultivo. 

Uma outra característica relevante diz respeito a sua colheita, que acontece de maneira manual. Isso é muito importante para não danificar a fibra extra-longa do algodão.

Diferença entre algodão Pima e algodão egípcio

O Pima é uma opção de algodão bem menos conhecida que o algodão egípcio. Na prática, porém, eles são bastante parecidos. A grande diferença do algodão Pima e do algodão egípico é a região em que eles são cultivados.

Assim como o Pima, o algodão egícpio também é um tipo de algodão de fibras longas, no entanto, costuma ser cultivado em climas como o do Egito.

Quais as vantagens em ter roupas de cama em algodão Pima?

Agora que você já entende melhor sobre o Pima e suas variações, iremos falar mais sobre as vantagens de optar por esse tipo de tecido na hora de escolher a roupa de cama.

Tecido respirável e a antialérgico

Um tecido respirável é todo tecido que permite à pele respirar sem deixar que ela superaqueça. Diferente dos tecidos sintéticos, esse tipo de algodão oferece tramas respiráveis que vão facilitar as trocas de ar entre a pele e o meio ambiente.

Ao permitir a respiração natural, o tecido também consegue evitar alergias. Isso é essencial principalmente quando se trata de peças que iremos ter contato por várias horas seguidas. Sendo assim, uma das vantagens do Pima é o fato de ser um tecido respirável.

Maior conforto

As peças de cama feitas a base de Pima também são conhecidas pelo conforto que oferecem devido ao fato de serem extremamente leves e suaves ao toque.

Essa característica se dá pelo fato de ser uma fibra extra-longa. Enquanto fibras convencionais possuem até 30 mm, o tamanho das fibras do Pima podem variar de 38,1 mm a 41,2 mm.

Tecido mais resistente

Por fim, o Pima é um tipo de material também mais durável e resistente em relação aos outros algodões, apresentando uma resistência até 50% maior que as fibras convencionais.

Esse algodão, por exemplo, permite que a peça seja lavada na máquina e, mesmo após sucessivas lavagens, não forme bolinhas – um dos grandes vilões da durabilidade dos tecidos.

Dessa forma, além de ser mais resistente, essa característica também faz com que ele também seja um tecido com uma manutenção bastante simples. 

Onde encontrar algodão Pima?

onde encontrar algodão pima

Para identificar esse tipo de algodão em alguma roupa, é importante observar as informações contidas na etiqueta das peças. 

Devido a sua maciez, conforto e qualidade, é comum encontrar o algodão Pima em diversos tipos de itens como roupas, principalmente pijamas, e também itens do jogo de cama, como é o caso de fronhas, duvets e jogos de lençol.

Cuidados com o algodão Pima

Um ponto importante sobre peças feitas desse tipo de algodão é não ser preciso de um cuidado muito especial. Embora ele seja um material bastante leve, trata-se de um tecido muito resistente.

O importante é sempre checar os símbolos de lavagem e seguir algumas instruções básicas, como é o caso de não misturar tecidos de Pima com outros tipos e cores.

Também não é interessante usar alvejante ou qualquer tipo de branqueador, bem como não lavar a seco.

Afinal, vale a pena investir em roupa de cama em algodão Pima?

Devido às suas características diferenciais, o Pima é considerado um tipo de material mais nobre, por isso, costuma ter valores mais altos em relação ao algodão tradicional. 

No entanto, isso pode representar também um melhor custo benefício, principalmente quando falamos em roupas de cama. Ou seja, embora seja mais caro, tecidos com Pima vão ter uma durabilidade muito maior em relação a outros materiais do mercado.

Conclusão

Ao longo do artigo você pôde conhecer mais sobre o algodão Pima, os tipos que existem, as vantagens e os principais materiais que usam essa fibra. Caso você esteja procurando roupas de cama com Pima, as melhores opções você encontra na Artelassê!

Roupa de cama de luxo com algodão Pima – CONFIRA!

Produtos Relacionados