Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Os benefícios da Aromaterapia: saiba como ela pode te ajudar

benefícios da aromaterapia

Muito se fala de técnicas naturais que têm ajudado a aumentar a qualidade de vida das pessoas e reduzir problemas do corpo e da mente. Uma das formas que isso tem sido feito é por meio da aromaterapia.

Embora tenha crescido o consumo de óleos essenciais, ainda há muitas dúvidas sobre o uso deles e todos os benefícios da aromaterapia. 

Pensando nisso, resolvemos explicar como essa técnica funciona, além de citar os benefícios da aromaterapia para crianças, adultos e até mesmo animais. 

Ainda, vamos falar sobre os principais óleos usados para problemas como ansiedade, insônia e imunidade. Acompanhe!

Veja também: Cheiro para ambiente: conheça os aromas perfeitos para sua casa

O que é Aromaterapia?

De origem francesa, a aromaterapia nada mais é do que uma técnica com bases naturais que busca usar o poder do aroma e das partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular o olfato e, assim, provocar sensações específicas em nosso cérebro.

Essas sensações podem estar relacionadas tanto às emoções como a reações fisiológicas. Sendo assim, o principal objetivo da aromaterapia é promover o bem-estar e manter a saúde do corpo e da mente.

Aromaterapia: entenda a base científica

A aromaterapia é considerada um recurso terapêutico alternativo dentro da medicina. Atualmente, já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma forma complementar de tratamentos de saúde.

No Brasil, também é considerada uma entre as diversas técnicas que compõem as Práticas Integrativas e Complementares que o Sistema Único de Saúde (SUS) faz uso. 

Todo esse reconhecimento, por sua vez, tem base científica. Cada vez mais estudos de várias partes do mundo têm mostrado como os óleos essenciais vegetais contêm propriedades terapêuticas benéficas ao nosso corpo.

Mapa de Evidências sobre a Efetividade Clínica da Aromaterapia

Para exemplificar essa realidade, destaca-se o Mapa de Evidências sobre a Efetividade Clínica da Aromaterapia.

Trata-se de uma pesquisa sistematizada pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Bireme/Opas/OMS).

O trabalho constatou resultados em sua maioria positivos em relação ao uso dos óleos essenciais. No estudo, foram cerca de 77 óleos essenciais identificados com fins terapêuticos, sendo usados para diferentes condições de saúde.

Entre os principais benefícios da aromaterapia percebidos, temos:

  • a melhora da qualidade do sono,
  • a redução dos sintomas de agitação e demência do idoso
  • e a melhora no tratamento de inflamações do corpo.

Descubra todos os benefícios no decorrer deste artigo.

Aromaterapia: o que são os óleos essenciais?

conheça os óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser caracterizados como substâncias químicas e compostos naturais complexos produzidos e extraídos de plantas e árvores aromáticas. 

A obtenção desses componentes, por sua vez, é feita através de técnicas de extração, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação, a partir de flores, folhas, frutos e raízes de plantas.

Os terpenos representam a substância química mais importante que os vegetais secretam. Eles podem reagir com outras substâncias ou entre eles e, assim, originar outros compostos químicos.

Formas de usar os óleos essenciais

Antes de falar dos benefícios da aromaterapia, é importante falar sobre as formas de usá-la. Há diversas formas de aproveitar os óleos essenciais dentro dessa técnica. Entre as maneiras que podemos citar, temos:

  • Inalação;
  • Evaporação;
  • Aromatização;
  • Uso tópico.

Inalação

A melhor forma de aproveitar os efeitos dos óleos essenciais é pela inalação. Isso acontece pois é dessa maneira que as moléculas conseguem chegar de forma mais rápida até o sistema límbico do cérebro.

Ao realizá-las, é essencial sempre iniciar por inalações leves e depois ir aumentando o número de inalações e a intensidade.

O modo mais adequado de inalar é respirando o óleo diretamente do frasco. Primeiro, você deve inspirar profundamente e, em seguida, antes de expirar, segurar o ar entre 2 a 3 segundos.

Evaporação

O tipo de uso do óleo essencial por evaporação é feito por meio de gotas aplicadas em compressas, panos ou bolas de algodão. 

Dessa maneira, o óleo vai evaporar e liberar o aroma em uma intensidade que vai variar de acordo com a proximidade do objeto. Quanto mais perto se estiver da superfície aplicada, mais intenso será o cheiro. 

Aromatização

Uma das formas mais conhecidas de utilizar os óleos essenciais é por meio dos aromatizadores. O aparelho é responsável por criar uma nuvem de fumaça que libera todo o aroma do óleo pelo ambiente.

Para utilizar um difusor de ambiente, basta aplicar de 2 a 3 gotas da substância escolhida dentro dele. É possível comprar aromatizadores – existem até mesmo opções eletrônicas – e também fazer aromatizadores caseiros.

No último caso, você pode colocar as gotas em uma xícara com água fervente. De acordo com a evaporação da água, o aroma é liberado dentro do cômodo.

Uso tópico

Uma outra forma de utilizar os óleos essenciais é a partir do uso tópico. Isso pode ser feito tanto em massagens como em banhos. 

A massagem é a forma perfeita para aplicar os óleos essenciais diretamente na pele. Para utilizar dessa forma, no entanto, será preciso diluir os óleos essenciais em algum óleo vegetal de qualidade.

Outra forma de utilizar os óleos essenciais é no banho. Para quem usa banheiras, ao enchê-las, você deverá aplicar entre três e seis gotas. Dessa forma, a pele irá absorver rapidamente. 

Para quem não tem banheira em casa, é possível diluir também algumas gotas de óleos essenciais em uma bacia e, na hora do banho (de preferência, com água quente, para abrir os poros), despejar o líquido no corpo. 

Benefícios da Aromaterapia: conheça

Agora que já explicamos bem o que é a aromaterapia, sua relação com os óleos essenciais e algumas formas de usá-los, está na hora de apresentarmos os diversos benefícios que a aromaterapia pode oferecer ao nosso corpo e mente.

Benefícios da aromaterapia em adultos

Em primeiro lugar, é importante destacar os principais benefícios que a aromaterapia pode oferecer aos adultos. Entre eles, podemos citar:

  • Redução de sintomas de ansiedade; 
  • Diminuição da insônia e melhora na saúde do sono;
  • Tratamento de problemas e doenças respiratórias;
  • Redução de dores musculares;
  • Estimulação do sistema imunológico;
  • Aumento da concentração e desenvolvimento cognitivo.

Benefícios da aromaterapia em pessoas com depressão

A aromaterapia pode ser considerada uma terapia complementar para pessoas que sofrem de depressão. Os principais óleos essenciais que ajudam nesse processo são os cítricos.

Alguns estudos têm mostrado que esses aromas conseguem reduzir a imunossupressão que a depressão induz ao corpo, a partir da restauração do equilíbrio homeostático e das funções neuroendócrinas associadas a transtornos depressivos.

Com o uso adequado, é possível que a aromaterapia consiga, ainda, reduzir as doses de medicamentos de pessoas depressivas. 

Benefícios da aromaterapia em crianças

O uso de óleos essenciais em bebês e crianças pode oferecer uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • Relaxamento da mente para dormir;
  • Aumento da concentração;
  • Redução de cólicas;
  • Alívio de resfriados e gripes;
  • Redução e prevenção de assaduras.

Benefícios da aromaterapia em animais

benefícios da aromaterapia em animais

Assim como possuem efeitos positivos em seres humanos, a aromaterapia também pode trazer benefícios para os animais. Alguns exemplos de situações que o uso de óleos essenciais pode ajudar os pets são:

  • Ansiedade da separação 
  • Medo de pessoas e outros animais;
  • Agitação e latidos em excessos;
  • Estresse e automutilação;
  • Dermatite psicogênica.

Esse tipo de tratamento, assim como no caso dos humanos, só pode ser orientado por um especialista. 

No caso dos animais como cães e gatos, o olfato é bem mais desenvolvido que o dos humanos, sendo um dos sentidos mais importantes para os animais, nas quais usam para obter informações do ambiente. 

Dessa forma, é preciso muito cuidado na aromaterapia com animais, já que ela tem total relação com o olfato.

Como usar a aromaterapia no seu dia a dia? Confira 4 dicas

Cada óleo essencial age de forma única em nosso organismo. Por isso, para entender melhor os benefícios da aromaterapia, é importante conhecer quais tipos de óleos são indicados para tratar cada situação específica.

Aromaterapia para ansiedade e relaxamento

beneficios da lavanda na aromaterapia

Como falamos, entre os benefícios da aromaterapia, podemos citar o combate à ansiedade e o relaxamento da mente. Entre os principais óleos utilizados para esse fim, podemos citar a lavanda, ou bergamota e o ilangue ilangue. 

A lavanda é um dos óleos essenciais mais famosos para diminuir os níveis de ansiedade no nosso corpo. Isso acontece pois ela tem um poder de relaxamento do sistema límbico, a parte do cérebro que controla as emoções.

Além disso, como também tem como efeito a redução dos níveis de cortisol, ela se torna responsável por diminuir também a sensação de estresse.

O segundo tipo de óleo essencial indicado para ansiedade é a bergamota. Essa planta é responsável por reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que vai equilibrar atividade nervosa e reduzir o estresse.

Por fim, o ilangue ilangue também se mostrou como uma boa alternativa para trazer mais relaxamento ao corpo. 

Algumas pesquisas mostram que esse óleo essencial é responsável por reduzir os níveis de estresse e ansiedade do corpo, bem como a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Aromaterapia para combater a insônia

Como falamos, outro tipo de benefício da aromaterapia é o combate à insônia e a promoção da saúde do sono. Algumas das substâncias que ajudam a diminuir a ansiedade também são excelentes para combater a insônia, como é o caso do bergamota e da lavanda.

Além deles, a erva-cidreira também é utilizada na aromaterapia por oferecer efeitos calmantes e restauradores, o que vai colaborar para a regulação do sono.

Outro óleo essencial que ajuda a aliviar problemas do sono, principalmente relacionados a estresses e preocupações, é o de camomila

Por fim, outro óleo suave que pode ser um aliado para uma boa noite de sono é o manjerona. Além de relaxar a mente, ele também consegue relaxar os músculos, o que pode colaborar para uma noite menos tensa e mais tranquila.

Aromaterapia para estudos e concentração

Uma maior concentração e foco também está entre os benefícios que a aromaterapia pode oferecer. Por isso, alguns dos óleos essenciais que ajudam nisso são os óleos de limão, hortelã-pimenta e alecrim. 

O limão, em primeiro lugar, ajuda a promoção não só do foco e da concentração como a clareza mental. Ele é responsável por reduzir também os efeitos do estresse, regulando a dopamina, que interfere diretamente na capacidade de concentração.

Outro óleo essencial que ajuda na concentração é o hortelã-pimenta, sendo conhecido por ser um ótimo estimulante mental, aumentando a capacidade de memorização e ainda sendo efetivo para combater problemas como a síndrome de burnout.

Por último, o alecrim também tem efeitos positivos para a concentração devido a suas propriedades antioxidantes. Ele ajuda, principalmente, pessoas que sofrem com dificuldade de memorização ou sofrem com cansaço mental.

Aromaterapia para fortalecer as defesas do corpo

Há também óleos essenciais utilizados na aromaterapia para fortalecer as defesas do corpo, ou seja, o sistema imunológico. Alguns deles são de melaleuca, de cravo e de ravintsara.

O óleo essencial de melaleuca, também conhecido como tea tree, é bastante utilizado para problemas como infecções e inflamações devido a suas propriedades anti fúngicas, anti-infecciosas, antisépticas, antivirais e bactericidas.

Outro óleo essencial que estimula o sistema imunológico é o de cravo. Graças a suas funções analgésicas e anti-inflamatórias, podem ser usados para tratar diversas dores, como nas articulações.

Por fim, o ravintsara também é um óleo essencial famoso por ser antiviral, além de ter propriedades antibacterianas e antifúngicas. Pode ser utilizado para problemas respiratórios, por exemplo.

Aromaterapia e cromoterapia: como aliar essas duas técnicas?

Além dos benefícios da aromaterapia, existem outras modalidades que podem servir para provocar efeitos de bem estar ao nosso corpo. Uma delas é a cromoterapia, técnica responsável por usar as cores para influenciar o nosso estado emocional. 

A cromoterapia pode ser definida como uma terapia que usa a frequência vibracional das cores para equilibrar o nosso corpo com nossa mente. 

Dessa forma, o tratamento com cromoterapia funciona a partir da aplicação de feixes de luzes coloridas por alguns minutos na região doente.

Como ambas têm o mesmo propósito de melhorar a nossa qualidade de vida, é possível aliar essas técnicas. 

O uso dos óleos essenciais, portanto, pode ser potencializado a partir das cores. Isso se torna possível porque nossos centros de energias também são estimulados por cores específicas associadas a eles. 

Ao entrar em contato com o nosso corpo, as cores e aromas vão estimular nossas células nervosas, que irão vibrar e provocar emoções e sensações específicas no nosso cérebro.

Cores nos ambientes

Como a cromoterapia parte do princípio que as cores podem nos influenciar, a decoração pode ter um grande papel nisso. Muitos decoradores aproveitam as cores para oferecer mais equilíbrio aos ambientes que frequentamos. 

Em locais como os quartos, é comum vermos cores mais leves e associadas ao relaxamento, por exemplo, visto que é o local onde dormimos. 

Conclusão

Os óleos essenciais têm se tornado cada vez mais frequentes no nosso cotidiano justamente pelos diversos benefícios da aromaterapia. 

Desde a redução da ansiedade e do estresse até fortalecimento do sistema imunológico, muitas são as vantagens de incluir essa técnica no nosso cotidiano como forma de terapia complementar!

Conheça a linha Aroma da Artelassê: sabonetes, loções, home spray e difusores de ambiente!

comprar aromatizador de ambientes

Produtos Relacionados