Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Quer saber como montar uma cama posta? Veja dicas para arrumar sua cama tanto de forma simples como sofisticada

cama posta

Em muitos casos, o lema do minimalismo de que menos é mais pode se aplicar perfeitamente na decoração. No caso da cama posta, isso não vale. Quanto mais elementos você explorar – sem sobrecarregar, claro – mais interessante ela será.

Se você é uma daquelas pessoas que ama deitar em uma cama de hotel bonita e adora a sensação de vê-la bem arrumadinha, você provavelmente deve adorar uma boa cama posta. Essa tendência tem ganhado muitas pessoas e você pode ser uma delas.

Embora não existam regras pré-estabelecidas para montar uma cama posta, existem algumas dicas e técnicas que você pode conhecer para criar esse efeito no seu cantinho de sono. Pensando nisso, resolvi montar um artigo só para te ajudar nesse tema. 

Para saber mais sobre como montar uma cama posta e adotar esse estilo de arrumação no seu lar, continue acompanhando nosso conteúdo e boa leitura!

Quer descobrir como arrumar e deixar a sua cama mais chique? Leia nosso artigo do blog e conheça alguns truques e dicas incríveis!

O que é uma cama posta?

Em primeiro lugar, uma cama posta é, na verdade, uma cama organizada e arrumada com todos os itens que fazem parte dela, tendo uma grande relação com a decoração do quarto.

A diferença dela para simplesmente forrar a cama é que o conceito de cama posta prioriza uma maior atenção maior aos detalhes, pois o objetivo é valorizar uma boa composição para essa parte do quarto.

A cama posta, assim como a mesa posta, é muito frequente em hotéis, pois elas conseguem ser esteticamente agradáveis. Justamente pelos efeitos que causa, ela tem sido cada vez mais presente no lar das pessoas. 

Cama posta: porque é importante arrumar a cama

Cama posta: porque é importante arrumar a cama

Ainda que você não faça uma cama posta, o que seria ideal, arrumar a cama por si só já é uma tarefa essencial para incorporar no seu cotidiano. 

Como disse o almirante da marinha americana William H. McCraven, “se você quer mudar o mundo, precisa começar arrumando a sua própria cama.” E embora pareça bobagem, até mesmo estudos têm mostrado os efeitos dessa prática.

Além de começar o dia com o pé direito e com a sensação de primeiro dever do dia cumprido, o costume de arrumar a cama todos os dias é importante pois consegue, entre outras coisas:

  • diminuir a sensação de bagunça, principalmente se outras áreas do quarto estão desorganizadas. Além disso, arrumar a cama vai deixar o seu ambiente além de menos bagunçado, também mais bonito;
  • reduzir o aparecimento de sujeira e poeira, pois ao cobrir o seu lençol com uma colcha ou edredom, por exemplo, menos poeira e ácaros chegam diretamente a peças que você tem contato direto
  • aumentar a disciplina e produtividade durante o dia, visto que você vai fazer a mesma tarefa igual todos os dias. Todo hábito ajuda as pessoas a organizarem a mente e tornar os pensamentos mais claros e objetivos;
  • aumentar a sensação de felicidade, como descobriu o antigo site Hunch, 71% das pessoas que arrumam as camas pela manhã se declararam felizes, contra 62% do grupo que não mantém esse hábito, o qual se sentia infeliz;
  • dormir melhor durante as noites! Sim, segundo a National Sleep Foundation, instituição que é especializada no tema sono, a chance de ter uma boa noite de sono é 19% maior em relação a quem não tem essa prática.

O que precisa para uma cama posta?

Antes de falar sobre como montar uma cama posta, é importante saber quais são os itens necessários para arrumá-la. No geral, uma cama posta simples deve seguir a ordem natural de peças, entre elas:

  • Lençol de elástico;
  • Lençol de cobrir
  • Mantas
  • Travesseiros;
  • Fronhas;
  • Almofadas.

Além desses itens mais básicos, caso você tenha um orçamento mais flexível e esteja disposto a investir em outras peças, existem opções mais elaboradas para criar sua cama posta, como, por exemplo:

  • Travesseiros de apoio;
  • Saia para cama box;
  • Edredons;
  • Colchas;
  • Peseiras;
  • Duvet;
  • Pillow top.

Como montar uma cama posta simples? Veja 5 dicas

Chegou a hora de dar dicas sobre como montar uma cama posta simples. Seja uma cama posta de solteiro ou uma cama posta de casal, é importante fazer as melhores escolhas para tornar seu cantinho aconchegante e belo.

Escolha um bom enxoval

cama posta com um bom enxoval

O primeiro passo para montar uma boa cama posta começa com a escolha dos itens de enxoval. A qualidade de um bom enxoval passa por três critérios importantes: tamanho, fios e tecido. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Fios

Os fios são um dos critérios bastante relevantes para saber se a qualidade do enxoval é elevada. Quanto maior for a quantidade de fios, maior será a maciez da peça em questão.

No entanto, há um limite para isso. Quando o item tem mais de 1.000 fios, por exemplo, o material pode ficar muito pesado e quente, sendo adequado apenas  para temperaturas mais frias, No geral, lençóis e outras peças devem ter entre 300 e 600 fios.

Tamanho 

O segundo aspecto a considerar na hora de comprar seu enxoval é em relação ao tamanho do colchão. Você não pode jamais comprar qualquer lençol ou cobertor sem medir o tamanho da sua cama

O ideal é que o tamanho do item seja realmente igual ao da sua cama, nem sendo maior nem menor. Existem diversas opções de colchões, como solteiro, king, queen e casal. 

Tecido

O último ponto de atenção quando o assunto é enxoval é em relação ao material de qual as peças são feitas. Para isso, você deve considerar também o clima de onde você mora. Um bom tecido garante mais conforto e durabilidade para os itens.

De modo geral, quando se fala de itens do enxoval, o melhor é 100% algodão. Além do toque macio e confortável, o algodão permite que o tecido transpire, sendo ideal para deixar suas noites mais fresquinhas e aconchegantes. 

Pense nos travesseiros e almofadas

A segunda dica para montar uma cama posta simples é considerar quais são os travesseiros e almofadas que você vai usar. A visualização deles ao entrar no quarto é um dos principais destaques para esse tipo de arrumação da cama.

Esses itens também são importantes para ajudar a dar impressão de volume à cama e criar uma sensação de conforto, o que é uma regra básica do que uma cama posta deve transmitir para quem está no ambiente.

Para organizar esses objetos em sua cama posta, você deve colocar dois travesseiros encostados e, na frente, colocar uma composição de almofadas menores. Essas peças podem ficar apoiadas umas nas outras, seguindo linhas diagonais. 

Embora quanto mais elementos, melhor, tome cuidado para não exagerar a ponto da cama ficar somente coberta com travesseiros e deixar um aspecto sobrecarregado.

Além disso, lembre-se que eles têm apenas caráter estético: você terá que tirar a maioria dos travesseiros e almofadas na hora de dormir.

Procure criar camadas com os itens

Além dos travesseiros e almofadas, uma dica importante é sempre criar camadas com os itens da sua cama. Quanto mais fofa ela parecer, mais confortável será a sensação provocada pela sua cama posta.

A melhor forma de criar camadas é apostar em dobras. Para isso, você deve sempre dobrar o lençol de cobrir sobre o edredom, além de dobrar sua manta duas vezes para dar mais volume sobre a cama.

Uma cama posta muito interessante é a cama cebola que, como o nome sugere, é feita de diversas camadas. Embora as camas de cebola sejam mais elaboradas, você pode criar esse efeito visual ainda de uma forma mais simples.

Para ter camas arrumadas simples, você deverá colocar o jogo de cama como usualmente coloca na cama. Depois disso, você deverá colocar a manta ou o cobertor por inteiro ou dobrada pela metade. 

Em seguida, a colcha deve ser colocada sobre a roupa de cama, virando um pouco a barra, de forma a aparecer o verso do produto. Depois disso, você deve colocar o edredom, com a opção de vestir toda a cama ou a metade, dobrando-o ao meio. 

O último passo é pôr a manta decorativa, que pode ficar nos pés da cama. O uso de travesseiros extras e das almofadas de vários tamanhos também cria uma sensação de camadas na parte superior da cama.

Invista em aromas e perfumes

Além do aspecto visual, outras sensações também são importantes quando se fala de uma cama posta. Entre eles, podemos citar principalmente os aromas e perfumes. A sensação cheirosa também vai contribuir para que sua cama realmente esteja “posta”.

Se você quer deixar o seu quarto mais agradável como um todo, além de lavar muito bem todas as peças antes de colocá-las na sua cama, você deve investir em bons aromatizadores e cheiros para a cama.

Você pode borrifar água perfumada e sprays nos tecidos também para manter o cheirinho de roupa de cama recém lavado. Refrescantes de lençóis, por exemplo, são uma das tendências modernas do mercado para usar nessas peças.

O ideal é fazer isso sempre depois de organizar toda a cama posta, pois dessa forma o produto será aplicado na parte que vai ficar exposta, evaporando  sem reter a umidade.

Combine as cores da decoração

decoração para cama posta

A última dica em relação a essa montagem é garantir a harmonia das cores na decoração de camas. A melhor forma de fazer isso é comprando os itens em jogos. Eles geralmente dispõem de fronhas, lençóis de baixo e lençol de cima que combinam entre si.

De forma geral, as cores vão depender muito do estilo do seu lar. Se você prefere uma pegada minimalista, aposte em peças claras, em tons neutros ou pastel. 

No entanto, se você gosta mais de cores vivas, você pode apostar em uma cama posta colorida, escolhendo edredons estampados, por exemplo.

O ideal é ser mais discreto na superfície interna de forma, considerando que essa parte irá aparecer menos e optar pelos itens finais diferenciados, como é o caso de mantas e cobertores, já que são eles que ficam na parte superior da sua cama posta.

Cama posta de luxo: dicas para sua cama perfeita

Eu falei para você sobre como montar uma cama posta simples. Mas e quando se quer ter uma cama posta de luxo, qual são as melhores dicas? Nesse tópico vamos dar ideais para quem gosta e pode investir em mais sofisticação na hora de organizar essa parte do quarto.

Para arrumar e deixar sua cama chique, você deve considerar alguns elementos importantes: peseiras, algodão egípcio, pillow top e duvet. Veja a seguir!

Priorize peças em algodão egípcio 

Embora eu já tenha falado que a melhor opção de tecido é a de algodão, as peças em algodão egípcio são ainda mais sofisticadas. Esse tipo de material é considerado, inclusive, um dos melhores tecidos do mundo.

Os grandes diferenciais de tecidos em algodão egípcio são suas fibras longas e finas. Elas conseguem oferecer um aspecto mais liso e com menos imperfeições para os produtos finais, evitando formação de “bolinhas” nas peças de cama.

Além disso, o algodão egípcio se destaca por ser uma fibra colhida de forma manual, o que conserva as características originais e permite que o fio do algodão egípcio seja mais macio. 

Junto a isso, elas também possuem uma elevada resistência e durabilidade, além de serem antialérgicos.

Aposte em itens como peseiras

cama posta com peseira

A segunda dica quando a gente fala de cama posta sofisticada são as cama postas com peseiras. Elas nada mais são aquelas faixas de tecidos que ficam nas laterais da cama e, sem dúvidas, fazem toda a diferença na montagem de uma cama mais elaborada. 

As opções de peseiras para cama são muitas, desde as de pelo até as de crochê. A melhor escolha vai depender da temperatura de onde você se encontra. Outra opção extremamente chique são a peseira de cashmere.

Tanto modelos finos como o mais grossos de peseira casal podem criar um visual mais sofisticado ao ambiente. Uma forma de inovar é, ao invés de deixá-las ao pé da cama como é comum, você pode também dispô-las de forma mais centralizada.

Invista em pillow top e duvet

Para ter uma cama posta de luxo, por último, você não pode esquecer de investir em opções como pillow top e duvet.

Bastante utilizado em hotéis, o pillow top pode ser considerado uma espécie de almofada gigante que funciona como uma camada extra colocada acima do colchão para deixá-lo mais macio e aconchegante, o que é perfeito para camas postas sofisticadas.

Além disso, outro item para camas chiques é o duvet. Sua função é ser uma capa de tecido que envolve e protege o edredom. Além de proteger essa peça do pó e sujeira, ele oferece uma roupagem nova à cama e tem um aspecto visual elegante.

Conheça a Artelassê

Como te falei, arrumar a cama apresenta uma série de benefícios. Por isso, montar uma cama posta pode ser tão positivo do ponto de vista estético, mas também do ponto de vista enquanto uma forma de hábito organizacional e de limpeza.

Ao longo do texto eu te mostrei diversas dicas para montar uma cama posta simples, mas também para montar uma cama posta de luxo. O segredo é sempre aliar seu gosto pessoal com qualidade!

E agora que você já sabe como fazer uma excelente cama posta, está na hora de conhecer onde comprar itens de cama.

Na Artelassê existe uma grande quantidade de produtos de luxo ideais para quem gosta de dormir com exclusividade, beleza e conforto. O nosso maior propósito é encantar pessoas através de um trabalho totalmente artesanal, sofisticado e rico em acabamentos

Se você quer encontrar a melhor opção para seu quarto, confira as roupas de cama de luxo da Artelassê.

Lençóis, fronhas e acessórios para camas king, queen, casal, solteiro e viúva!

Produtos Relacionados