Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Como escolher protetor de colchão corretamente? Veja os benefícios desta peça, conheça os tipos e descubra qual é o melhor para você!

como escolher protetor de colchão

Uma boa noite de sono envolve uma série de fatores e cuidados para se ter ao se deitar em uma cama. Isso vai desde a quantidade de horas que investimos para esse momento até os itens que escolhemos.

Um dos pontos é escolher bem o protetor de colchão que vamos usar. Embora seja pouco usado pelas pessoas e outras acreditam que é necessário apenas para crianças e idosos com problemas urinários, na verdade, o protetor de colchão é importante para todos!

Se você quer saber mais sobre esse item da cama e, claro, aprender como escolher o protetor de colchão, está no artigo certo. Ao longo do texto vamos trazer diversas dicas para te ajudar nisso, por isso, acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Quer saber como arrumar camas chiques? Leia nosso artigo e veja alguns truques e dicas incríveis!

O que é um protetor de colchão?

Afinal, o que é um protetor de colchão? Ele nada mais é do que um produto, muito semelhante ao lençol de elástico, porém muitas vezes mais grosso, com o objetivo de proteger o colchão, como seu nome sugere.

Para que ele serve?

O protetor de colchão serve para proteger o colchão como uma capa, impedindo que qualquer coisa – seja sujeira, suor, líquido ou microorganismo – entre em contato direto com o colchão.

Ele é conhecido por ser usado por crianças e idosos devido ao seu potencial de proteger o colchão em relação a fluidos como a urina. 

No entanto, o protetor de colchão também o protege contra o excesso de suor, produção natural do corpo durante o sono, e evita problemas respiratórios devido ao acúmulo de ácaros que acontece no colchão. 

Em suma, o protetor de colchão é o produto ideal que serve para manter o colchão limpo, resistente e com qualidade.

Vantagens do protetor de colchão

Vantagens do protetor de colchão

Além de saber para que serve o protetor de colchão, é importante destacar as vantagens de incluir ele na sua cama. A seguir, vamos falar sobre os principais benefícios dele.

Facilita a limpeza e higiene

Em primeiro lugar, o protetor de colchão é importante para proteger a peça de algo que naturalmente vai acontecer: o acúmulo de sujeira. É normal que as bactérias do organismo liberadas por meio da oleosidade corporal ou pelo cabelo sujem a peça.

Da mesma forma, quando o protetor é impermeável ele protege o colchão de alguns acidentes, como o caso de derramar líquidos ou se urinar pela noite – os principais problemas das crianças e idosos. Ou seja, o protetor vai impedir que qualquer coisa passe para o colchão.

Além disso, com um protetor fica bem mais fácil de lavar o colchão sem excesso de sujeira e a própria peça costuma ser simples de lavar na máquina, a depender do material escolhido.

Em vez de precisar fazer lavagens a seco dos colchões, ter o protetor impermeável como aliado para manter a boa higiene em seu local de descanso vai ser bem mais prático.

Garante mais durabilidade ao colchão

O segundo ponto em relação ao protetor de colchão é que ele dá mais longevidade à peça que ele protege. Um colchão costuma durar cerca de 10 anos, no entanto, o excesso de sujeiras e lavagens excessivas podem diminuir esse tempo.

Portanto, ao usar um protetor de colchão, você vai amenizar esse problema, garantindo mais tempo de vida útil ao item e, de quebra, economizar dinheiro por aumentar o tempo de troca.

Reduz problemas respiratórios

Entre as vantagens de escolher um protetor de colchão, ele também serve para diminuir problemas respiratórios. 

Esse item é ideal para quem convive com alergias, coriza, espirros e falta de ar. Na verdade, ele se configura como uma forma de proteger nosso corpo, no geral.

Os ácaros são responsáveis pela maioria das alergias respiratórias e eles se alimentam de células mortas e demais elementos do colchão. Como o protetor vai bloquear a passagem desses microrganismos, você vai evitar o aparecimento deles. 

Para garantir a maior eficiência desse bloqueio, ainda, se você já tiver tendência para esses problemas, o indicado é lavar o protetor uma vez por semana.

Tipos de protetor de colchão: conheça as opções

Tipos de protetor de colchão

Agora que já apresentamos o protetor de colchão e para que ele serve, está na hora da gente falar sobre os principais tipos de protetor de colchão que existem no mercado.

Os protetores de colchão podem ser divididos em descartáveis e reutilizáveis, ou seja, aqueles que só usamos uma vez e aqueles que podem ser usados de maneira contínua se lavados.

Outra separação que também é feita é em relação a serem impermeáveis ou não, mas a maioria costuma ser, visto que seu papel é proteger o colchão.

Além disso, eles também podem se distinguir entre os acolchoados e não acolchoados, a partir do material que se usa na fabricação deste item. 

Por fim, alguns dos materiais que podem constituir um protetor de colchão são:

A seguir, vamos falar um pouco sobre os protetores de colchão com esses materiais.

Viscose de bambu

Um dos melhores tipos de protetor de colchão é o de viscose de bambu. Por ser produzido com viscose de fibra vegetal, no caso do bambu, trata-se de um protetor de colchão que garante uma temperatura fresca.

É excelente para regiões que possuem estações muito quentes durante o ano ou mesmo para pessoas que sentem muito calor enquanto dormem.

Ao mesmo tempo, o material de viscose de bambu oferece toque super macio e tem propriedades bactericidas. É um material também impermeável, além de ser super fácil de ser colocado e lavado.

TNT

O segundo tipo de protetor de colchão é aquele com material de TNT, sendo confeccionado em tecido à base de viscose e polipropileno e não tóxico. Ele também serve para forrar outros materiais. Assim como o de bambu, é impermeável.

Além disso, o TNT também é uma opção macia, que garante conforto e resistência ao mesmo tempo sem deixar de permitir a transpiração natural da pele. 

No geral, materiais de TNT não demandam lavagens e sua limpeza pode ser feita somente com um pano umedecido com água ou álcool.

Algodão

O queridinho nas mais diferentes peças de cama também é utilizado como base para protetores de colchão, sendo bastante aconchegante e suave ao toque. 

Além disso, se destaca por ser bastante arejado e, assim, oferecer mais frescor ao corpo. Protetores de colchão de algodão também não oferecem barulhos no atrito com o corpo. 

Na maioria dos produtos, o tecido costuma ser hipoalergênico, o que o torna outra boa opção para quem sofre com algum tipo de alergia.

Em alguns casos, o algodão é forrado internamente com PVC (policloreto de polivinila), um plástico originado do etileno e do cloro que reforça e impede a passagem de ácaros, fungos e seus dejetos.

Percal

Outra opção para protetor de colchão é o percal. Materiais feitos com esse tecido naturalmente tem uma trama elaborada, visto que esse é o diferencial. Ele pode ser feito a base de algodão ou de outros materiais.

No geral, o tecido de percal costuma ser impermeável e permite que qualquer substância derramada seja removida de forma simples, basta usar um material absorvente. É também fácil de lavar, podendo ir para a máquina. 

Tencel

O tencel é outro tipo de material que também se usa em protetor de colchão, mas em menor quantidade. Entre as opções, esse é o tecido mais natural de todos.

Protetores de tencel são fabricados com fibra de celulose biodegradável, o que o torna muito suave, ultra absorvente e muito transpirável, ideal para proteger a cama dos pequenos.

Poliéster

O poliéster é uma fibra sintética muito utilizada na indústria têxtil em geral. Devido a suas características que propiciam leveza e conforto térmico, é também uma boa opção para protetor de colchão com custos mais baixos. 

Um tipo de protetor de colchão muito comum feito com base de poliéster e juntamente com algodão é o pano bordado, que oferece bastante resistência.

Qual a diferença entre protetor de colchão, forro e capa para colchão?

Embora há quem pense que forro, capa e protetor de colchão sejam a mesma coisa, elas não são. Para deixar claro essas diferenças, vamos trazer uma tabela comparativa entre os 3 itens.

CaracterísticasProtetor de colchãoCapa de colchãoForro de colchão
GrossuraMais grosso e, no geral, conta com enchimentoPode ser levemente acolchoada, mas é mais comum ser finaBem fina, semelhante ade um lençol ou à saia da cama
ImpermeabilidadeQuase sempreSempreEm alguns casos
TranspirabilidadeSimSimEm alguns casos
AdaptabilidadePode se ajustar ao colchão, mas a maioria tem medida específicaNo geral, ela costuma se ajustar ao colchãoSe ajusta ao tamanho do colchão

Em suma, o protetor de colchão costuma ser a opção mais grossa dos três, na maioria das vezes sendo impermeável e, geralmente, tem uma medida específica.

Protetor de colchão: saiba como escolher corretamente em 3 dicas

como escolher protetor de colchão corretamente

Considerando alguns aspectos do protetor de colchão, fica então a dúvida: como escolher protetor de colchão de forma correta? A seguir, vamos trazer 3 dicas para fazer a escolha certa.

Confira o tamanho correto

Em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, todo protetor de colchão tem uma medida específica, portanto, é importante conferir qual é o tamanho correto para a sua cama.

É fundamental medir o colchão para garantir que não está faltando nem sobrando. O ideal é que ele tenha a medida exata do colchão para proteger toda a peça. Dessa forma, o tamanho do protetor vai depender das medidas do seu colchão

Verifique o material e compare

O segundo ponto essencial para saber como escolher protetor de colchão diz respeito ao material que você vai optar.

Esse tipo de produto, como falamos, é produzido a partir de diferentes matérias-primas, como algodão, viscose, tencel, e cada uma delas possui características diferentes. 

Além do material, é importante garantir que a qualidade do material é alta, ou seja, conhecer  a procedência da loja é importante. Dessa forma, você pode comparar as melhores opções e chegar no melhor custo-benefício.

Saiba reconhecer sua necessidade

Como escolher o protetor de colchão também diz respeito ao seu objetivo com ele. Se você quer garantir que a temperatura fique fresca e o protetor tenha uma boa durabilidade, alguns materiais como a fibra de bambu e algodão são ideais.

Além disso, é comum que as pessoas optem, principalmente, por opções de materiais impermeáveis para evitar a passagem de líquidos, sujeiras e suor.

Qual o melhor protetor de colchão impermeável?

Um dos materiais de altíssima qualidade é a viscose de bambu. Além de ser macio e leve ao toque, vai proteger o seu colchão de acidentes ou sujeiras naturais do tempo.

Como lavar um protetor de colchão impermeável?

Como lavar um protetor de colchão impermeável

Além de saber como escolher protetor de colchão, é importante também saber como lavá-lo. 

Embora o tecido seja impermeável, há maneiras de higienizá-lo. Para isso, você deve: 

  1. Encher completamente a máquina de lavar antes de colocar o protetor de colchão impermeável dentro dela;
  2. Colocar diretamente na água um pouco de sabão líquido e ligar o agitador para misturar bem a água e o sabão;
  3. Colocar o protetor na máquina de lavar e mergulhar ele completamente;
  4. Deixar a máquina executar todo o processo de lavagem previsto;
  5. Caso a máquina tenha a função de secadora, deve deixar o protetor de colchão secar dessa maneira, em temperatura baixa.

Conclusão

Muito mais do que proteger o colchão de incontinência urinária para crianças e idosos, o protetor de colchão garante maior durabilidade à peça e ainda protege nosso corpo de possíveis problemas respiratórios. 

Ao longo do texto, a gente te ensinou como escolher protetor de colchão, sendo importante sempre considerar aspectos como o tamanho, o material e a sua necessidade. 

Como falamos, uma das melhores opções é a viscose. 

Por isso, confira o nosso protetor de colchão impermeável produzido em viscose, mantendo a temperatura fresca!

Produtos Relacionados