Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Cores de quarto: saiba o significado e como escolher corretamente

cores de quarto

Escolher a cor do quarto mais adequada faz toda a diferença, pois é ela que vai orientar o resto das escolhas decorativas do ambiente.

Embora muitas pessoas não saibam, as cores exercem um grande impacto no nosso corpo e mente. Por isso, conhecer o significado por trás delas e entender o que você quer transmitir com elas é essencial, principalmente em um ambiente tão especial como esse.

Pensando nisso, montamos um material para te ajudar a entender melhor o que cada cor significa e como você pode escolher corretamente a cor para cada tipo de quarto. Boa leitura!

Veja também: Como decorar um quarto? Confira dicas para acertar na decoração

Cromoterapia e o poder das cores

Em primeiro lugar, é importante falar sobre o poder das cores. Acredita-se que elas têm o poder de influenciar tão fortemente nossa vida ao ponto de existir um tratamento baseado nelas: a cromoterapia.

As cores são frequências vibratórias. Dessa forma, diferentes comprimentos de onda são captados pelos olhos de diferentes maneiras.

O objetivo desse tratamento é restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente a partir da frequência vibracional das cores. Sendo assim, ele funciona a partir da aplicação de feixes de luzes coloridas por alguns minutos na região afetada.

Assim como a cromoterapia, as cores em um ambiente também podem influenciar fortemente no nosso estado emocional. Por isso, as cores que escolhemos no quarto alteram nossa percepção sensorial.

Cores de quarto: entenda o significado de cada uma delas

Como falamos do poder das cores, agora é importante explicar o significado que cada uma das cores pode ter.

Cor branca no quarto

Como a maioria das pessoas sabem, a cor branca remete à paz. Trata-se da  “cor da luz” pois representa a reflexão de todas as cores do espectro. 

É uma das cores de quarto preferidas das pessoas, pois trata-se de uma opção que combina com tudo e é bastante discreta. Os tons de bege também entram aqui. Essa cor é usada tanto em paredes como também em móveis e na decoração.

Cor cinza no quarto

O cinza é a cor símbolo do equilíbrio, principalmente  por ser a mistura do branco e do preto. Trata-se de uma cor que também está ligada à compostura, solidez e maturidade. 

É uma cor ideal para quem não quer errar na hora de combinar, afinal, é uma cor que combina com tudo, desde os tons mais claros e neutros aos mais vibrantes e escuros.

Quando usado de forma excessiva, pode representar tristeza, sofrimento, solidão e isolamento. O cinza é bastante frequente em quartos com estilo industrial e o escandinavo.

Cor amarela no quarto

O amarelo, por exemplo, é um tipo de cor primária quente. Está bastante associado à criatividade e ao intelecto, ao mesmo tempo que representa alegria. 

Trata-se de uma cor capaz de diminuir a tensão nervosa e aliviar dores de cabeça. Considerando esses elementos, o amarelo pode ser uma excelente cor para estimular as funções cerebrais. 

No entanto, é mais indicado que se use essa cor e seus tons em pontos isolados do cômodo, a exemplo de uma das paredes ou até mesmo nos móveis. 

Também é bastante escolhida para quartos que servem como ponto de estudo e trabalho. A cor complementar do amarelo é o roxo.

Cor azul no quarto

Outra cor de quarto muito comum é o azul, bastante associado à tranquilidade e paz. Essa cor consegue provocar sensações de serenidade e paciência. É uma cor escolhida para eliminar energias negativas dos ambientes. 

Por outro lado, por ser um tom frio, o uso em excesso de azul pode estimular sentimentos de frieza, apatia e até mesmo emoções depressivas. 

É aconselhável o uso moderado dessa cor no quarto, podendo ser inserida em pequenas quantidades ou em espaços mais específicos. A cor complementar do azul é o laranja. 

Cor verde no quarto

quarto de cor verde

A terceira cor de quarto bastante comum é também o verde. Trata-se de uma mistura do azul e do amarelo. Quando é mais quente, está mais próximo do amarelo, já quando é mais fechado e frio, possui mais azul. 

O verde representa a cor do equilíbrio. Na cromoterapia é a única que não apresenta qualquer tipo de contraindicação.

Ela costuma ser sugerida para pessoas com diferentes quadros: desde insônia e excitação nervosa até mesmo pressão alta e dores de cabeça. É uma cor considerada sedativa e hipnótica.

Além de representar o equilíbrio, o verde também é bastante associado à esperança e à fertilidade. A cor complementar do verde é o vermelho.

Cor rosa no quarto

O rosa costuma ser uma cor bastante associada ao amor, à delicadeza e ao romantismo no geral. Em relação a sensações provocadas, o rosa consegue influenciar em aspectos como a motivação, o afeto e o relaxamento.

Decoração com branco costuma reforçar a questão da delicadeza, já com o preto traz um apelo de maior vivacidade e força. 

Como se trata de uma cor secundária, sendo uma mistura entre o vermelho e o branco, a sua cor complementar é o verde.

Cor roxo no quarto

Outra cor secundária também utilizada nos quartos é o roxo. Costuma variar em diversos tons, como lilás, púrpura e violeta.

O roxo tem o poder de transmitir a sensação de riqueza e poder, ao mesmo tempo que se associa à espiritualidade, magia e misticismo. A depender do estilo, portanto, o roxo no quarto cria um ambiente espiritual.

Quem gosta de tons mais sóbrios, deve apostar em tons neutros claros como o branco e o cinza para combinar com o roxo. Na escala de cores, a cor complementar do roxo é o amarelo.

Cor vermelho no quarto

Uma cor menos comum para paredes no quarto é o vermelho. No entanto, não deixa de ser uma opção quando usada de forma comedida.

O vermelho representa a cor da paixão, sensualidade, erotismo e excitação. No entanto, em excesso, toda essa energia acaba desencadeando sensações negativas. 

É uma cor que, na cromoterapia, apresenta o poder de elevar a frequência sanguínea, a pressão arterial, e até aumentar a respiração. No quarto, costuma ser usada em tons mais fechados e em pequenas doses. Sua cor complementar é o verde.

Cor laranja no quarto

Assim como o vermelho, o laranja também é uma cor menos usual no quarto. Trata-se de uma cor que representa o entusiasmo, o dinamismo, o otimismo e até a juventude.

É uma cor quente, proveniente da mistura do amarelo e vermelho. Na decoração, o laranja pode ser combinado com a sua cor complementar, o azul. 

Cor preta no quarto

Uma cor não muito indicada para quarto é o preto. No entanto, como está associada a sofisticação, em alguns casos, apenas um toque de preto pode ser ideal.

A depender da quantidade em que for usada, pode deixar o ambiente mais pesado, afinal, o preto também simboliza a morte, o medo e a solidão.

Assim como o vermelho e o laranja, deve ser usado em apenas uma parede, caso for a cor escolhida para pintar essa parte.

Cores de quarto: como escolher corretamente?

Agora que você entendeu mais sobre as cores e seus efeitos, vamos falar sobre as melhores opções para cada tipo de quarto.

Em primeiro lugar, as melhores cores para pintar o quarto são aquelas que agradam quem vai utilizar o ambiente. Além disso, por se tratar de um ambiente de descanso, é importante priorizar cores que criem esse aspecto.

Cores de quarto de casal

melhores cores para quarto de casal

As cores do quarto de casal devem sempre estar de acordo com as duas pessoas envolvidas. A dica é criar um ambiente aconchegante, por isso, cores brancas e tons neutros claros de verde e azul são excelentes.

As cores para pintar a parede também podem seguir cores neutras e suaves, como o cinza, o bege, cor branca, tons de nude. No entanto, se você quer dar mais vida ao ambiente, investir em cores mais intensas é uma opção.

Você pode criar pontos de cor para colorir o ambiente. Você pode, por exemplo, escolher móveis neutros e apostar em objetivos específicos como poltronas ou cadeiras com cor. 

O importante é sempre ter medida, pois saturar o ambiente vai deixá-lo muito estimulante, o que vai atrapalhar na hora de dormir.

Cores de quarto de solteiro

As cores de quarto para quem é solteiro também vão depender do gosto pessoal do dono do quarto. 

Se o quarto for pequeno, é mais importante ainda escolher cores que deem uma sensação de amplitude, sem deixar de transmitir calma, para que seja possível ter uma boa noite de sono. 

Cores suaves nas paredes, para esse caso, é essencial. As variações de branco, bege, cinza e azul claro são as melhores cores para aumentar os ambientes.

Cores de quarto infantil

quarto infantil colorido

Pensar nas cores de quarto infantil também é muito importante. A preferência pelas cores branca e bege nas paredes são essenciais para criar um ambiente calmo e que ofereça boas noites de sono para o pequeno. 

A ideia é trazer pontos de cor pontualmente, ou seja, em um móvel, em uma parte da parede ou no enxoval.

Outro ponto importante é pensar como a cor vai agir na própria criança. Se seu filho é mais tímido e introspectivo, você pode apostar em cores fortes e vivas em seu quarto para que isso ofereça maior estímulo à criança.

Já no caso do seu filho ser uma criança bastante agitada naturalmente, optar por tons pastel e com efeito calmante como o azul ou verde claros é melhor.

Cores de quarto de bebês

As cores de quarto para bebês devem ser idealmente neutras e leves. Mais uma vez, priorizar o branco, o bege e o cinza é ideal.

Apostar em cores neutras e pastéis são ótimas soluções.

Nos primeiros anos de vida, cores suaves são importantes. Cores fortes podem superestimular e deixar a criança excitada, fazendo com que ela durma menos. 

Como combinar as cores do quarto e a decoração? Confira  dicas

Como já falamos, as cores do quarto devem trazer tranquilidade e paz para o ambiente, afinal, é o espaço onde dormimos.

Como as cores da parede são escolhidas primeiro, o enxoval deve ser selecionado sempre considerando as cores do quarto.

Além disso, os móveis como guarda-roupas, cômodas e mesas de cabeceiras também devem estar de acordo com o que você quer transmitir. Os toques de estampas podem ficar para objetos como almofadas e pufes, por exemplo.

No geral, se você aposta em paredes mais chamativas, deve contrastar com cores de móveis e enxovais mais neutros. Já se as paredes são mais discretas, você pode aproveitar para trazer o ponto de cor nos detalhes da decoração.

Conclusão

Nesse artigo a gente te ensinou como as cores são importantes dentro do quarto e como escolher bem faz toda a diferença. Agora que você já sabe como combinar, está na hora de escolher o enxoval perfeito para seu cômodo na Artelassê!

Produtos Relacionados