Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Decoração de casa de campo: os principais estilos e 5 dicas

decoração de casa de campo

É muito comum que as pessoas utilizem a casa de campo como um espaço de refúgio da vida urbana. 

Seja aquelas pessoas que optem por viver temporadas nesses espaços ou até decidam morar, pensar na decoração de casa de campo é muito importante, principalmente quando se recebe visitas nesses locais.

Para que você consiga ter esse efeito de tranquilidade junto com a natureza, é importante saber planejar uma casa relaxante, tranquila e harmoniosa. 

Pensando em te ajudar com isso, a gente separou esse artigo para trazer diversas dicas para você quando o assunto é decoração de casa de campo.

Além disso, iremos falar sobre os melhores objetos e como arrumar essa casa para visitas. Boa leitura!

Veja também: O que é toalha de lavabo? Saiba como utilizar essa peça

5 dicas para decoração de casa de campo

Por se tratar de um ambiente mais calmo e aconchegante e, ao mesmo tempo, próprio para receber visitas, é importante investir em uma boa decoração. A seguir, vamos trazer 5 dicas para você fazer uma excelente decoração de casa de campo!

1. Invista em uma boa iluminação

Uma boa iluminação é um ponto fundamental para qualquer lar e, dessa forma, não poderia ser diferente com a casa de campo.

Você tanto pode investir no uso de janelas para que os ambientes sejam iluminados com luz natural, o que deixa a decoração muito mais leve e agradável, como apostar também em iluminações artificiais de qualidade.

A iluminação é essencial para criar a sensação de espaço mais aconchegante que muitas pessoas procuram na casa de campo. Planejar pontos de iluminação estratégicos podem ser excelentes para isso. 

Algumas formas de fazer isso é apostando em luminárias na sala de estar, por exemplo, e, ainda, nas lareiras, que são grandes aliadas para quem tem casa de campo.

Além de servir como fonte de iluminação, as lareiras aquecem e acrescentam charme e elegância para a decoração.

2. Aproveite a estrutura da casa

Outro ponto importante para decoração da casa de campo é avaliar a estrutura da casa. É possível que você possa aproveitar paredes de pedra, tijolos e de madeira para deixar expostos. 

Deixar materiais em evidência é uma tendência forte nas casas de campo. Por isso, em vez de revestir as paredes para esconder a estrutura, você pode destacá-la como forma de dar mais beleza ao ambiente.

Você também pode intercalar essas paredes da própria estrutura da casa com outros tipos, como paredes de vidro. 

Elas são excelentes para aproximar a natureza das casas de campo. Você pode fazer isso sem deixar de valorizar os materiais naturais das paredes.

3. Busque cores que combinem com o ambiente

As cores são um ponto muito importante na hora de decorar uma casa. Embora não exista uma regra, os tons terrosos são ótimas opções para esse tipo de ambiente.

Eles vão deixar o clima agradável e dialogar com as estruturas comuns dessas casas, como é o caso da madeira e do couro, muito comuns no estilo rústico.

As casas de campo também podem jogar com outros tons nessa escala, como é o caso do tom do bege, preto e do verde militar, jogando também com a naturalidade do local. 

No entanto, se você optar por outras cores, não há problema. O importante é fazer com que a decoração tenha harmonia entre si!

4. Opte por móveis mais aconchegantes

A melhor forma de trazer mais aconchego para a sua casa de campo é trazendo móveis que ofereçam esse aspecto. O tipo de material mais comum para isso é a madeira. 

Esse tipo de mobília, junto com artigos decorativos de barro ou cerâmica, são ideais para trazer a sensação de conexão com a natureza. Uma boa opção para colocar móveis aconchegantes em ambientes é fazê-los sob medida.

No caso do quarto, por exemplo, o aspecto aconchegante pode ser apostando, além de uma boa cama, em um espaço com quadros, mesinhas de cabeceiras e, é claro, um belo tapete!

5. Explore toda o potencial da natureza

casa no campo para explorar a natureza

Se você quer remeter a casa do campo à natureza, nada mais justo do que criar ambientes mais naturais. Você pode apostar na arborização da sua casa tanto no espaço interno como no espaço externo. 

A varanda, por exemplo, é um lugar perfeito para trazer esse contato com a natureza. Você pode apostar em móveis bem aconchegantes para esse ambiente e criar um cantinho delicioso de relaxamento.

Você pode aproveitar essa riqueza natural também de forma a ressaltar alguma árvore ou fazer uma entrada que seja um caminho entre o jardim natural, por exemplo.

Como decorar casa de campo: dicas para os estilos mais utilizados

Agora que já falamos de dicas mais gerais sobre a casa de campo, iremos falar também sobre os principais estilos que você pode usar de referência na hora de decorar sua casa de campo.

Estilo rústico é tendência

casa de campo estilo rústico

O primeiro e maior destaque de estilo de decoração de casa de campo é o rústico. Essa é a escolha queridinha da maioria das pessoas, afinal, os elementos do estilo rústico são os mais conhecidos quando o assunto é caracterizar a casa de campo.

A melhor forma de fazer isso é o uso de madeira tanto nos revestimentos como nos móveis e detalhes. Esse aspecto vai deixar o ambiente muito charmoso e sofisticado, dando um clima campestre.

Quando pensamos no estilo rústico, ele também está ligado na essência dos materiais. Por isso, aqui é importante respeitar os acabamentos da forma como eles são, sem precisar ser tão perfeccionista.

As vigas de madeira também são uma excelente forma de decoração da casa. Para adotar um estilo rústico, no entanto, embora deva priorizar esse material, você pode combinar com outros materiais e, sempre, dialogar com a própria natureza do ambiente.

Por fim, o estilo rústico também se destaca pelo uso da iluminação natural e, durante a noite, escolha uma iluminação artificial amarelada. Essa escolha será essencial para deixar o ambiente aconchegante!

Estilo industrial para decoração de casa de campo

Outro tipo de estilo de decoração de casa de campo que podemos falar é o industrial. Ele se destaca pela valorização da essência dos objetos e materiais como eles são.

O estilo industrial está bastante associado aos galpões e fábricas abandonados, comuns nos anos 60, que passaram a ser reutilizados. Com isso, se tornaram espaços extraordinários que contam muita história.

Para ter um estilo industrial, você pode seguir uma das dicas que já falamos antes: aproveitando a estrutura da casa. Você deve deixar aparente as vigas, o teto e as paredes, por exemplo.

Decoração de casa de campo estilo moderno e minimalista

casa de campo minimalista

Um outro estilo de casa de campo é o moderno. No geral, esse estilo também valoriza a iluminação natural, apostando em grandes vidros. 

Uma casa de campo moderna não significa um modelo futurista, mas marcado com aspectos mais atuais. Você pode apostar em uma estrutura de um chalé clássico que conte com um revestimento moderno de uma fachada de vidro. 

O tom minimalista, que dialoga bem com o estilo moderno, preza por uma decoração com itens mais essenciais e funcionais, ao mesmo tempo que prioriza o design de linhas simples para que a beleza do entorno – nesse caso, o campo – receba todas as atenções.

Não mora no campo? Saiba como deixar a casa com cara de fazenda

Há quem more na cidade e, ainda assim, queira dar um toque mais campestre à decoração de casa. Por isso, vamos dar algumas dicas para deixar a casa com cara de fazenda!

Deixe os materiais à vista

Um dos pontos interessantes para dar esse aspecto desejado é deixar os materiais à vista. Você pode substituir armário, por prateleiras ou cristaleiras.

Louças com detalhes diferenciados causam um efeito incrível na decoração mais campestre.

Objetos de família são também excelentes opções para deixar expostos em ambientes como a sala de jantar e a cozinha. Além disso, conferem o aconchego das casas de fazenda.

Para trazer o aspecto de campo no ambiente urbano, você também pode apostar em cimento aparente e tijolinhos à vista.

Aposta na madeira e no rústico

Como já falamos aqui, embora a decoração da casa do campo possa variar, o que realmente marca esse tipo de decoração é o rústico, que costuma estar bastante associado à madeira. 

Invista também em um aspecto mais natural e clássico. Forno a lenha, móveis de madeiras em formato natural, bem como plantas e artesanatos, combinam muito bem com esse estilo de decoração. 

Independente do modelo, se puder, invista em uma lareira. Isso com certeza vai dar um charme bastante típico do campo!

Qual tipo de objeto usar em casa de campo?

Um dos pontos mais importantes na decoração da casa de campo é criar um ambiente mais aconchegante e natural, por isso, você pode apostar em alguns objetos interessantes para provocar esse efeito. Por exemplo, você pode investir em:

  • Redes de descanso;
  • Tapetes aconchegantes;
  • Prateleiras e cristaleiras;
  • Cômodas em madeira;
  • Estantes de madeira;
  • Lareiras.

Como preparar a casa de campo para receber visitas no final de ano?

como preparar a casa de campo para receber visitas

Como falamos, casas de campo são excelentes opções de ambiente para relaxar com familiares e amigos, por isso, acaba sendo um espaço muito comum para receber visitas. 

Pensando nisso, trouxemos 3 dicas importantes para você preparar sua casa de campo quando for receber visitas, inclusive, para as festas de fim de ano!

1. Deixar a casa bem limpa e organizada

A dica básica para qualquer recepção é limpar e organizar bem toda a casa antes das visitas chegarem. 

Tire toda a sujeira e poeira que pode ter acumulado tanto no chão como nos móveis e armários. É importante que você deixe o ambiente com um aspecto limpo e organizado.

Caso tenha muito o que limpar, você pode contratar um serviço terceirizado de limpeza para deixar tudo bem limpo e higienizado!

2. Prepare o quarto de hóspedes e separe os itens que eles irão usar

É muito importante que suas visitas se sintam bem acolhidas, principalmente onde irão dormir. Você deve ter roupas de cama e banho exclusiva para hóspedes, assim como travesseiros, mantas e cobertores. 

A melhor opção é que você deixe todas essas peças no quarto e sempre verifique se tem algo faltando. Dessa forma, a visita não se sentirá desconfortável para pedir nada, principalmente durante o horário da noite.

3. Dê um toque final com aromatizantes 

A última dica é criar um ambiente, além de limpo, com um cheiro agradável. Aromatizantes, águas de cheiros e incensos, por exemplo, são excelentes opções para isso. 

Antes de aplicar ou colocar esses itens no quarto, confira se algum convidado tem alguma alergia. Caso não, faça isso algumas horas antes deles chegarem para garantir o efeito desejado!

Conclusão

Ao longo do texto a gente conseguiu trazer diversas dicas de decoração de casa de campo para que você possa ter sucesso nessa etapa. O estilo mais comum é o rústico, mas isso não significa que você não possa explorar outros.

Decorar a casa com elegância e sofisticação, além preparar bem o local para os hóspedes terem uma excelente estadia, é a melhor forma de ter uma casa adequada para suas visitas.

Se você está procurando peças de cama para sua casa de campo, as melhores opções você encontra na Artelassê!

Produtos Relacionados