Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Decoração de casa de praia: 5 dicas para mudar o ambiente

dicas de decoração casa de praia

Quando pensamos na casa de praia, sempre pensamos em um ambiente tranquilo e aconchegante para aproveitar momentos especiais com belas paisagens, sol e muito mar. No entanto, isso não significa que não devemos pensar na decoração da casa de praia. 

O clima praiano, embora mais descontraído, também demanda planejamento e cuidado para que a decoração seja agradável, principalmente quando recebemos visitas nesse espaço.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para quem tem casa na praia e quer saber como decorá-la bem. 

Ao longo do texto, vamos trazer 5 dicas para decoração de casa de praia, além disso, iremos ensinar como preparar essa casa para as visitas de fim de ano. Boa leitura!

Veja também: O que é toalha de lavabo? Saiba como utilizar essa peça

5 dicas para decoração de casa de praia

Texturas naturais, espaços amplos e cores vibrantes são opções que combinam muito bem com a decoração de casa da praia. A seguir, vamos trazer algumas dicas essenciais para quem quer deixar sua casa no litoral ainda mais bela!

1. Invista em janelas 

Janelas são um ótimo investimento quando se tem uma casa de praia, afinal, maximizar a vista é essencial. É justamente por meio desse item em casa que você vai conseguir ter e oferecer aos convidados uma bela paisagem da praia.

Além disso, as janelas são essenciais para deixar a casa mais bem ventilada. Ao planejar uma casa na praia, é importante garantir que elas sejam bem distribuídas e, assim, o vento possa circular entre os cômodos.

Além disso, as janelas também podem ser aproveitadas para outras funcionalidades. Por exemplo, elas são importantes para uma maior iluminação natural do ambiente, fazendo com que seja necessário usar a luz artificial somente à noite.

Em relação aos modelos de janela de casa de praia, o modelo basculante é excelente. Isso acontece porque como esse tipo de imóvel costuma passar muito tempo fechado, principalmente em períodos frios e chuvosos, é importante garantir que haja ventilação constante na casa.

Se você pode investir em janelas grandes, uma boa opção são as panorâmicas na sala e ambientes que ficam de frente para o mar.

2. Aposte em móveis de madeira

decoracao de casa de praia melhores moveis

Uma segunda dica sobre decoração de casa de praia é em relação ao material dos móveis. Em primeiro lugar, o tipo escolhido precisa levar em conta a própria praia e o seu clima. 

Devido a maresia e a umidez que o mar provoca, muitos materiais, como é o caso do ferro, vão corroer mais facilmente, gerando prejuízo e a necessidade de troca constante.

Por isso, materiais como o alumínio e a madeira são mais recomendados, por serem mais resistentes. A madeira, em especial, além de ser adequada do ponto de vista da durabilidade, é um estilo que combina bastante com o ambiente praiano. 

A madeira deixa o espaço mais agradável e com a sensação de naturalidade que a praia pede. Combinar a madeira com palha, por exemplo, é perfeito nesse tipo de decoração.

3. Crie ambientes maiores 

Outro ponto importante quando pensamos também em projeto de casa de praia é em relação a amplitude dos ambientes. Espaços integrados, como a sala com a varanda, por exemplo, são ótimos para ampliar o espaço interno da casa. 

Dessa forma, você oferece um espaço que pode ser bem melhor aproveitado e tem uma sensação real de amplitude onde todos os ambientes se conversam.

Se você tem o costume de receber visitas, deixar os cômodos maiores será excelente para gerar mais conforto quando se tem muitos convidados. 

Além disso, se sua casa possui uma piscina e um jardim, aproveite e integre esses ambientes ao ambiente interno, pois isso vai gerar uma sensação de amplitude também na área externa.

4. Aposte em cores vibrantes

As cores da decoração de casa de praia também são muito importantes. Como se trata de um tipo de lar que dialoga com diversão e tranquilidade, toques de cores podem fazer toda a diferença para a decoração desse recanto.

Você também pode brincar com as cores, misturando tons neutros e terrosos com cores mais vivas. 

Como dialogam bastante com a própria natureza da praia, as cores azul e verde são bastante indicadas para a decoração de casa de praia.

A preocupação com as cores vai muito além das paredes. Aproveitar detalhes coloridos para almofadas, sofás, cortinas e outros tecidos decorativos, por exemplo, é uma excelente forma de trazer mais vida para a decoração.

5. Use e abuse de plantas e flores

Como se trata de um ambiente tropical, trazer a natureza para perto é uma boa opção.Uma forma de oferecer esse aspecto ao ambiente é por meio de plantas, flores e folhagens naturais. 

Além de embelezar, as folhagens também podem exercer um papel importante no controle da temperatura, oferecendo um clima mais ameno. Algumas das decorações mais comuns quando o assunto é flora na casa de praia são:

  • Trepadeiras e samambaias em jardins verticais; 
  • Arranjos de flores em mesas e móveis dentro da casa de praia;
  • Jardins horizontais na parte externa da casa. 

Pensar nos paisagismo da casa é muito importante e isso vai além de organizar plantas e integrá-las ao espaço. 

Dessa forma, você vai valorizar a decoração de acordo com o apelo visual e ao mesmo tempo adequar às condições climáticas e botânicas da praia para o seu espaço.

Como decorar casa de praia: guia completo

Agora que já falamos sobre alguns aspectos comuns sobre a decoração da casa de praia, iremos falar sobre alguns tópicos específicos para quem quer decorar a casa de praia em um estilo mais simples, praiano, moderno ou retrô. 

Decoração de casa de praia simples

Uma forma de fazer uma decoração mais simples da casa de praia é pela reutilização de objetos. Abusar da criatividade é excelente para desenvolver soluções mais econômicas.

Uma forma de fazer isso é recorrer aos móveis recuperados com técnicas DIY. Você pode reciclar móveis ou até mesmo pintar cadeiras em outras cores que combinem mais com o ambiente.

Decoração de casa de praia temática

temática de decoração casa de praia

Quando falamos de decoração de casa de praia temática, costumamos pensar em estilos de decoração que fazem bastante referência ao ambiente praiano. 

Por isso, para esse estilo, é importante se inspirar em diversas referências do mar. O azul é o tom associado ao aspecto praiano e ao mesmo, segundo a cromoterapia, é a cor que oferece tranquilidade e relaxamento, ideal para quem procura descansar.

Objetos para decoração temática

Você também pode explorar outras referências do mar, como é o caso do navy ou estilo naútico. Para isso, invista em objetos como estrelas do mar, cordas, peixes, redes de pesca, âncoras, anzóis e barcos. 

Usar vidros transparentes para guardar areia da praia e outros itens que encontrar, como conchas e pedras, também é uma boa opção. Por fim, artesanato local é outra alternativa para dar esse clima mais praiano à decoração da casa.

Decoração de casa de praia moderna

decoração de casa de praia moderna

Embora o estilo da praia seja comumente mais rústico, isso não significa que você não possa explorar uma pegada mais moderna.

Se você não quiser esbanjar uma decoração mais tradicional da praia, uma forma de fazer isso é investir em móveis e prateleiras em linhas retas com cores mais neutras. 

Você pode também optar por pintar a madeira – tipo de material excelente para a maresia, como falamos – para outras cores como branco e preto.

É comum também ver pessoas que investem em uma decoração moderna e minimalista. Um dos conceitos chaves deste tipo de decoração é a redução do número de móveis e objetos no lar, com foco na funcionalidade que eles podem agregar ao ambiente.

Decoração de casa de praia retrô

Por fim, você também pode investir em uma decoração de casa de praia que conta histórias, através do estilo retrô. 

O propósito desse tipo de estilo é fazer a releitura da decoração das décadas anteriores, como os anos 50, 60, 70 e 80.

Esse tipo de decoração é bem fácil de integrar a casa de praia. Tons vibrantes, estampas florais e padrões geométricos, característico do retrô, caem super bem na decoração da casa de praia.

Não mora na praia? Saiba como deixar a casa com cara de casa de praia

Embora não tenha uma casa de praia, você pode ter muita vontade de deixar o seu ambiente mais próximo desse aspecto. Alguma formas de fazer isso são: 

  • Toque tropical na decoração;
  • Uso de materiais de madeira;
  • Referências ao estilo náutico;
  • Escolha de itens como rede;
  • Uso de tons azul e verde.

Qual tapete usar em casa de praia?

Um item que agrega muita beleza em qualquer casa é o tapete. Por isso, na decoração de casa de praia ele também não deve faltar.

O tapete mais adequado para a decoração da casa de praia são os Kilims e os modelos que não possuem muitos pelos, como os de sisal por exemplo. Esses tipos oferecem conforto sem ser absurdamente fofos. 

Com isso, eles vão evitar que você pise no gelado dos pisos quando eles esfriem, mas sem esquentar muito, pois casas de praia geralmente são usadas em momentos em que as temperaturas estão mais altas.

O que não usar na decoração de casa de praia?

Reunimos uma lista de dicas sobre o que você deve evitar na sua casa no litoral para que sua decoração não comprometa o conforto do seu lar. Entre as dicas, estão:

  • Sempre evitar materiais facilmente corrosivos, como é caso do ferro;
  • Evitar tapetes e tecidos no geral que esquentam muito;
  • Não usar cores e tons extremamente estimulantes, pois vão contra o clima relaxante.

Como preparar a casa de praia para receber visitas no final de ano?

preparar casa de praia para visitas

É muito comum, quando se tem uma casa de praia, receber visitas, principalmente no final do ano. Por isso, vamos trazer algumas dicas para que a experiência dos seus convidados seja a melhor possível!

Limpe e organize bem a casa

O primeiro ponto serve para qualquer ambiente que vai receber uma visita: é essencial organizar bem a casa, varrendo e aspirando o chão, tirando a poeira dos móveis e eliminando toda a bagunça dos cômodos.

Quando se trata de casas de praia, principalmente aquelas que estão bem perto do mar, é essencial ter ainda mais cuidado com a limpeza.

Isso acontece pois o vento e o descuido podem fazer com que a casa fique cheia de areia rapidamente, o que pode ser desconfortável para as visitas e, ainda, estrague objetos da casa.

Separe as roupa de cama e banho

Uma dica básica para as visitas que vão passar mais tempo na sua casa é separar as roupas de cama e de banho para eles. É importante que elas já estejam lavadas e passadas quando os convidados chegarem.

Caso tenha um quarto de hóspede para as pessoas que vão chegar, é ideal que você já deixe todas essas peças nesse local e sempre verifique se tem algo faltando.

Dessa forma, caso a visita precise de algo, ela não vai precisar acordar outras pessoas ou então ficar desconfortável com vergonha de incomodar.

Você pode também disponibilizar uma manta mais leve para seus convidados utilizarem durante a noite, pois a temperatura pode cair.

Invista em aromatizantes

Além da organização e da decoração da casa de praia, o cheiro dos ambientes também é muito importante para criar um espaço confortável. 

Você pode investir em incensos, velas aromáticas e até águas de cheiro para deixar o ambiente mais cheiroso. É interessante aplicar no quarto e no banheiro antes dos convidados chegarem.

O único adendo importante é conferir se os hóspedes possuem alguma alergia em relação aos produtos utilizados para aromatizar o ambiente.

Conclusão

Como você pode ver, a decoração da casa de praia, embora geralmente seja mais descontraída que o apartamento na cidade, não pode deixar de ser bem pensada, principalmente por ser um ambiente que recebe muitas visitas. 

Nesse artigo nós trouxemos diversas dicas para você decorar a casa da melhor maneira sem perder a elegância e ainda preparar o local para os hóspedes terem uma excelente estadia.
Agora, se você quer comprar roupas de camas para sua casa de praia, conheça todas as opções da Artelassê!

Produtos Relacionados