Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Como montar uma decoração de luxo? Conheças as principais dicas para investir em sofisticação nos ambientes

decoração de luxo

A decoração é um ponto tão importante quanto o conforto, principalmente quando se trata de um ambiente que recebe muitas visitas. Ter um ambiente que agrada esteticamente faz toda a diferença para quem está nele. 

Entre as formas de decorar, uma das que são mais valorizadas é a decoração de luxo, como as que vemos em revistas e em filmes. No entanto, na prática, você sabe como investir nesse estilo decorativo dentro do seu lar?

Se você quer saber mais sobre a decoração de luxo, além de descobrir as principais dicas e tendências para quem quer apostar nela, está no artigo ideal. Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Quer descobrir como arrumar camas chiques? Leia nosso artigo e conheça vários truques e dicas incríveis!

Decoração de luxo

A decoração de luxo tem muito a ver com o estilo que nós escolhemos e, ao mesmo tempo, os itens que escolhemos. O conforto deve caminhar junto com o requinte dos acessórios.

É esse conjunto de fatores que oferece o toque de luxuosidade que procuramos. Por isso, em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre os principais estilos de decoração luxuosa, além dos principais materiais usados nela.

Estilos de decoração de luxo

Entre os principais tipos de decoração que podem combinar com o universo do luxo, podemos destacar o clássico, o moderno e o art déco, que une os dois primeiros.

Estilo clássico

O estilo clássico é um dos mais associados quando pensamos em luxo, justamente pela execração que esse estilo oferece: o uso de elementos que oferecem elegância, ao mesmo tempo que se mantém um tom tradicional.

Quem gosta desse estilo deve investir em detalhes ricos, como é o caso de mobiliários em madeira e couro e itens com toques de ouro e prata, por exemplo.

Estilo moderno

decoração de luxo estilo moderno

Outro estilo que exala luxo é o estilo moderno, sendo ele minimalista ou não. Esse estilo vem como um questionamento ao clássico, tendo origem no movimento arquitetônico que ganhou forma na primeira metade do século XX.

No entanto, mesmo que seja diferente do clássico, ambientes modernos também podem ser luxuosos.  Eles costumam ser compostos por peças autênticas e sob medida, com o intuito de oferecer maior comodidade e, ao mesmo tempo, uma atmosfera de luxo.

Esse estilo é marcado pelas linhas retas com mobílias baixas e horizontais e, ainda, objetos funcionais e muito sofisticados. 

Art déco

Por fim, outro estilo de decoração luxuoso é o art déco, que nada mais é do que uma mistura do estilo clássico com o estilo moderno, sempre associado à riqueza. 

Esse estilo busca combinar elementos modernos com um artesanato requintado e materiais ricos como o marfim e a prata, criando espaços suntuosos e luxuosos. Art Déco é um estilo que sempre teve a extravagância como uma grande característica.

Materiais usados na decoração de luxo

Além dos estilos, é importante trazer também quais são os principais materiais usados em uma decoração de luxo

Materiais nobres e de alto padrão são a principal escolha em uma casa luxuosa. Considerando isso, os dois mais utilizados são o mármore e a madeira. Vamos falar sobre eles a seguir.

Mármore 

O mármore é uma das opções mais desejadas para criar o aspecto de luxo. Isso se dá pelo fato dele transmitir uma sensação de peso e estabilidade, criando um aspecto de credibilidade e sofisticação ao ambiente.

Ao mesmo tempo, os veios naturais da pedra fazem com que o mármore sempre seja uma peça única. A exclusividade é um conceito bastante almejado por quem gosta de decoração luxuosa.

No geral, o mármore costuma ser aplicado em pisos e bancadas, mas também pode ser usado como material para os painéis.

Madeira

Em termos de móveis propriamente ditos, temos a madeira como uma excelente opção para criar a luxuosidade. Algumas das madeiras mais precisas e de alta qualidade ideais para esse fim, são a nogueira, o mogno ou o ébano.

Uma forma de agregar mais sofistação é também optar, por exemplo, por um assoalho de madeira maciça. Madeiras exóticas também são reconhecidas por sua qualidade e beleza, além de serem peças mais raras, o que agrega exclusividade.

O que não pode faltar em uma decoração de luxo?

Outro ponto essencial quando assunto é decoração de luxo diz respeito aos objetos. Por isso, os principais itens que não podem faltar nesse tipo de decoração são:

  • Quadros e esculturas;
  • Luminárias ou lustres;
  • Tapetes e cortinas;
  • Vasos e bandejas;
  • Espelhos decorativos;
  • Poltronas requintadas.

A seguir, vamos falar como aproveitar cada um desses itens.

Quadros e esculturas

Se os quadros já são uma excelente opção para casas com uma pegada não necessariamente chique, quando se trata de luxuosidade, eles são lei. 

Tanto eles como as esculturas são objetos que vão oferecer maior ​personalidade aos ambientes e agregar para a construção de uma decoração luxuosa.

Nas paredes, você pode apostar em obras de artistas contemporâneos diferenciados, bem como esculturas exclusivas, dando um toque único ao ambiente. Quanto maior a parede, maior pode ser o quadro.

Quanto aos objetos, você pode colocar as esculturas em pontos estratégicos, como em nichos e prateleiras ou em cantos da sala, por exemplo.

Luminárias ou lustres

O que não pode faltar em uma decoração de luxo

As luminárias são essenciais para criar um bom projeto de iluminação artificial, ao mesmo tempo que deixa o projeto de iluminação mais interessante.

Com elas, é possível ​direcionar focos de luz que se integram à decoração. Isso é especialmente importante quando são feitas a partir de materiais sofisticados, como o cristal.

Os lustres são a principal opção quando se pensa em luxo, por isso, sempre serão uma alternativa decorativa excelente, sem deixar de ser uma fonte de luz.

Caso as luzes já sejam muito bem distribuídas pelo cômodo, é possível que um lustre com luz bem suave deixe o ambiente bem equilibrado.

Tapetes e cortinas

Em terceiro lugar, os outros dois objetos que não podem faltar dentro de um cômodo que valoriza a decoração de luxo são os tapetes e as cortinas.

Junto com o excelente papel decorativo, as duas peças conseguem oferecer um clima aconchegante. Para tirar o melhor proveito, é importante priorizar por materiais de alta qualidade.

Algumas das opções são, portanto, os ​tapetes ​persas e tapetes peludos. Já quanto às cortinas, priorize aquelas feitas de linho ou seda e, claro, sempre aquelas que vão do teto ao chão.

Além dessas, outra alternativa é investir em persianas modernas. Para dar mais sofisticação – caso você tenha como fazer isso – aposte naquelas que são integradas a um sistema de ​automação​ ​residencial​ que permite o controle remoto.

Vasos e bandejas

Seguindo com as ideias de itens decorativos, é a vez de falarmos sobre os vasos e bandejas dentro da decoração de luxo, principalmente na sala.

A  ​variedade de formatos, tamanhos e cores para os vasos é muito grande, portanto, basta escolher aquela que conversa mais com o seu gosto.

As melhores opções são conjunto de vasos e bandejas em cristal, metal, cerâmica, porcelana ou vidro. Esses materiais dão o efeito sofisticado que você procura.

É importante sempre procurar por peças feitas com ferro e com a pintura eletrostática, de forma a garantir que a peça não oxide. 

Espelhos decorativos

Outra peça crucial são os espelhos. Eles são uma opção milagrosa para qualquer tipo de decoração, no entanto, quando se quer ter luxo, são ainda mais valorizados.

Isso se dá principalmente para cômodos pequenos, pois, quando colocados de forma estratégica, criam a sensação de extensão, seja no comprimento ou na iluminação do cômodo.

Além disso, os espelhos também são um ponto decorativo, principalmente nos casos que possuem molduras ou detalhes. O importante é que elas combinem com a decoração que você já possui.

Poltronas requintadas

Por último, as poltronas também podem ser um objeto decorativo e ao mesmo tempo funcional – afinal, serve para os convidados sentarem – que agreguem luxuosidade ao ambiente.

Em um ambiente com ​cores ​neutras​, uma poltrona colorida e refinada pode oferecer um charme especial, principalmente se você quer priorizar um estilo clássico.

Além disso, por exemplo, você também pode investir na técnica de tom sobre tom, incluindo uma poltrona da mesma família de cores da parede.

Como planejar uma decoração de luxo: confira 

Como planejar uma decoração de luxo: confira

Sabendo quais são os estilos, materiais e objetos, fica mais fácil planejar a sua decoração de luxo. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar, na prática, a montar o seu espaço cheio de luxuosidade.

Defina o estilo da decoração

Antes de qualquer coisa, você precisa definir qual é o estilo da decoração que vai guiar seu ambiente. Para isso, é preciso identificar o estilo que tem mais a ver com você e com a sua proposta, seja ela mais moderna ou mais clássica.

A escolha anterior do estilo de decoração ajuda, por exemplo, na hora de escolher os móveis e ornamentos dos cômodos. Cada tipo de decoração vai criar um efeito diferente no ambiente, portanto, pense bem antes de escolher. 

Invista na personalidade

Em segundo lugar, nunca esqueça de ter personalidade na hora de planejar os cômodos, ou seja, imprimir quem você é na decoração. Você não precisa ficar 100% preso às regras de um estilo decorativo.

Por isso, a dica é incorporar a sua personalidade nos ambientes. Um exemplo pode ser estantes de livros na sala com suas leituras favoritas, principalmente se você for um leitor muito assíduo, pois vai destacar seus gostos pessoais para as suas visitas.

Combine praticidade e funcionalidade

praticidade na decoração de luxo

Além da decoração, você não pode esquecer de aliá-la com praticidade e funcionalidade. De nada adianta ter móveis sofisticados se eles não facilitam a vida das visitas, pois isso vai comprometer a experiência delas.

Casas de alto padrão sempre prezam por inteligência, portanto, a funcionalidade será essencial. Uma forma de fazer isso é, por exemplo, garantir a livre circulação entre os cômodos e o melhor aproveitamento dos diferentes cômodos da casa.

Aposte em uma boa iluminação

Como já falamos, a iluminação é um ponto importantíssimo quando assunto é decoração de luxo. A luz é uma excelente forma de tornar os ambientes mais aconchegantes, porém, é  também uma forma de fazer com que os ambientes sejam mais exclusivos e sofisticados.

Além disso, para potencializar os detalhes decorativos, o ideal é que os pontos de luz estejam próximos aos objetos. Por fim, é válido também que se combine diferentes tipos de luzes para deixar os espaços mais interessantes, como as luzes embutidas e os lustres.

Não esqueça das texturas e cores

Além dos materiais serem de qualidade, é importante se atentar para as texturas e cores deles. Os tons sóbrios, por exemplo, oferecem luminosidade e uma maior ​sensação de amplitude.

Por outro lado, as cores mais chamativas vão dar mais vida ao espaço e trazer personalidade. Para evitar problemas de combinação, a dica é, mais uma vez, apostar no ​tom sobre o tom. Em relação às texturas, uma alternativa é combinar diferentes camadas nas mesmas cores.

Busque ajuda de um profissional

A última dica é buscar ajuda de um profissional de design de interiores e decoração. Essa é a melhor forma de aliar o seu gosto pessoal com o conhecimento técnico. 

Profissionais como designer de interiores e decoradores são responsáveis por montar projetos de acordo com o seu perfil e sua necessidade, ao mesmo tempo que levam em conta a funcionalidade do ambiente e, claro, nesse caso, a sofisticação dele.

Conclusão

Claro que montar uma decoração de luxo exige cuidado, mas, como você pode ver ao longo do texto, não se trata de algo impossível. 

O importante é escolher bem os materiais e a qualidade deles, além de ter o seu estilo e gosto bem definidos e alinhados. Ainda, caso tenha dúvidas, você pode investir em ajuda profissional para montar seu projeto.
Se você está procurando jogos de cama que agreguem a sua decoração de luxo, está na hora de conhecer as Roupas de Cama da Artelassê. Veja todos os lençóis, fronhas e acessórios para camas king, queen, casal, solteiro e viúva.

Produtos Relacionados