Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Como fazer uma decoração para o banheiro diferenciada? Confira diversas dicas para arrumar esse ambiente da melhor forma possível

decoração para banheiro

O principal objetivo de quem gosta de receber visitas é tornar cada espaço aconchegante e esteticamente agradável. O banheiro, muitas vezes, pode ser um cômodo crucial para isso, principalmente quando ele é acessado por outras pessoas quando elas te visitam.

E se antes este local do seu lar poderia ser subestimado na hora de decorar, ele não é mais. Criar uma atmosfera de limpeza e cuidado é tão importante quanto fazer com que ele seja confortável. Por isso, considerar alguns aspectos nesse momento faz toda a diferença.

Pensando nesse cômodo em específico, resolvi criar um conteúdo que vai te ajudar na decoração para banheiro. Ao longo do texto vamos trazer diversas dicas para você se inspirar antes de transformar o seu. 

Para saber mais, siga acompanhando o nosso conteúdo e boa leitura!

Você sabe como decorar um quarto? Leia nosso artigo e confira dicas para acertar na decoração!

Decoração para banheiro: como fazer? 3 pontos de atenção

Para decorar seu banheiro, seja qual tamanho ele for e qual também for o seu público final, é importante considerar alguns aspectos mais gerais. Por isso, a seguir, irei trazer algumas dicas de como fazer a decoração para banheiro.

Montagem do enxoval e toalhas

Um dos itens mais importantes do banheiro são as toalhas e as peças de banho, afinal, são elas que vão servir para enxugar a sua mão e o seu corpo e deixá-los sequinhos, não é mesmo? 

A hora de se secar é também um momento de cuidar de si, por isso, com uma boa toalha esse ato fica muito mais confortável e eficiente. No geral, um banheiro básico deve conter pelo menos 4 jogos de toalhas de banho e 2 tapetes para piso de banheiro.

Caso você compartilhe seu banheiro com as visitas ou, em outros casos, tenha um cômodo que funcione como um lavabo, é importante levar ainda mais em conta a estética dessas peças que vão ser usadas por essas pessoas.

As toalhas de lavabo ou toalhas sociais são aquelas que ficam no lavabo para secar as mãos após o processo de higienização. São itens que devem ser funcionais e ao mesmo tempo bonitos, criando uma boa impressão para as suas visitas.

Iluminação natural e artificial

Iluminação natural e artificial na decoração de banheiro

A iluminação do banheiro também é um ponto importante. Quando possível, a iluminação do banheiro deve contar com uma fonte de iluminação natural. Já quanto à luz artificial, o ideal para esses ambientes é priorizar lâmpadas brancas, sobretudo na bancada com espelho.

A luz branca é a mais adequada para garantir que o banheiro fique claro e, ainda, seja usado em qualquer momento da noite. Além disso, você também pode fazer uso de luzes mais quentes em tons amarelados, como fitas de LED e spots.

Trabalhar com jogo de luzes, ou seja, variar entre mais fortes e mais suaves são uma forma de valorizar certas áreas do cômodo. Você pode optar se quer uma iluminação para se maquiar ou para ir ao banheiro de madrugada.

A escolha da iluminação pode tornar o banheiro mais intimista ou mais sofisticado porém é importante nunca esquecer o seu principal propósito: iluminar o ambiente!

Escolha das cores para banheiro

O último ponto importante quanto à decoração do banheiro é em relação às cores desse cômodo. Para todo ambiente, sempre há as cores ideais mais adequadas para deixá-lo mais confortável e agradável.

A escolha das cores depende de dois fatores. Em primeiro lugar, vai variar de acordo com seu gosto pessoal e suas preferências, ou seja, se você quer um espaço elegante e discreto, se prefere um ambiente moderno e chamativo.

No entanto, além disso, o efeito dos tons também precisa ser levado em conta. O mais comum na hora de decorar o banheiro são tons neutros, como branco e bege, pois criam uma sensação de maior relaxamento e espaço, importante para momentos como o banho.

Além de definir uma paleta de cores, você também pode usar esse aspecto para reforçar de vez a iluminação do seu banheiro. Para isso, você deve usar tons claros nas paredes, no teto e no chão. Eles irão refletir a luz recebida e favorecer a luminosidade do ambiente.

Decoração para banheiro: dicas para tornar cada tipo mais agradável

Agora que já te falei sobre as dicas de decoração de banheiro gerais, está na hora de falarmos sobre alguns tipos de banheiro específicos e como você pode aproveitar melhor a decoração deles.

Decoração de banheiro infantil

Quando se fala de decoração de banheiro infantil, é preciso focar no público que vai usar esse espaço, ou seja, as crianças. Diferentemente dos adultos, trata-se de uma fase de aprendizagem e de limitações físicas.

Por isso, como o banheiro vai ser utilizado pelos pequenos, é importante pensar como o espaço vai auxiliar no conforto na hora do banho, por exemplo, como é o caso de pisos antiderrapantes.

Além disso, é essencial se atentar para os modelos de vaso sanitário, pia e banheira sempre em tamanhos menores e proporcionais. Com isso, será possível desenvolver a autonomia das crianças para que elas possam usá-los mais facilmente. 

Juntamente com o aspecto tamanho, é importante considerar as cores e os objetivos decorativos. Uma excelente opção é explorar bichinhos de borracha na banheira ou no box, como forma de trazer mais diversão para momentos como o banho.

Decoração para banheiro de casal

Decoração para banheiro de casal

Quando se fala de decoração para banheiro de casal, está se falando de um cômodo que será dividido entre duas pessoas. Além do processo de compartilhar, aspectos como a rotina precisam ser considerados para a vida a dois.

Uma forma de decorar um banheiro de casal é apostar em duas bancadas, com cubas e espelhos individuais. Essa é uma opção quando se tem mais espaço, porém pode valer a pena quando as duas pessoas precisam utilizar o ambiente ao mesmo tempo com conforto.

Junto a isso, outra opção é apostar também em um banheiro com banheira e chuveiro separados, o que permite que ambos possam tomar banho ao mesmo tempo e também aproveitar em conjunto, caso desejem.

Também é interessante sempre planejar a área íntima separada da pia. Quanto às cores, é importante se atentar para a iluminação e, ao mesmo tempo, aos gostos estéticos do casal. Se deseja criar sensação de amplitude, mais uma vez, priorize cores claras.

Decoração para banheiro pequeno

Os banheiros pequenos também são a realidade de muitas pessoas, mas isso não significa que você não possa aproveitar alguns truques para torná-lo maior. O primeiro passo para isso é aproveitar bem as paredes.

Em um ambiente pequeno, você pode espalhar prateleiras em locais mais altos. Dessa forma você substitui os móveis mais baixos que podem atrapalhar a circulação e criar um aspecto ainda mais perceptível de espaço pequeno.

Móveis flutuantes, ou seja, que não tem suportes, também fazem o banheiro ganhar mais espaço. Por fim, optar por nichos embutidos, principalmente no box, pode ser uma excelente forma de ganhar mais espaço na hora do banho e tornar a experiência mais confortável.

Além disso, como já falamos, as cores claras ajudam a criar uma sensação de que o ambiente é maior. Outro objeto que ajuda nisso também são os espelhos, que servem para qualquer cômodo estreito. O reflexo gerado faz parecer que o espaço é maior do que é.

Decoração para banheiro grande

Decoração para banheiro grande

Diferentemente dos banheiros pequenos, o espaço não é um problema para quem tem banheiro grande. Com esse tamanho maior, você pode incorporar as famosas banheiras, o que é mais difícil quando se tem cômodo limitado.

No entanto, não é por ter muito espaço que você deve tornar a decoração pesada e excessiva. Mesmo nesse tipo de banheiro, é importante evitar o uso de itens para encher o espaço.

O que você pode fazer, na verdade, é se despreocupar em usar tons claros para tornar o ambiente maior e investir em diferentes revestimentos, até mesmo escuros, que podem trazer mais sofisticação para esse cômodo.

A melhor alternativa é aproveitar o espaço mais amplo para criar também uma área central livre para circulação e distribuir bem os objetos. Uma forma de não carregar o ambiente é escolher detalhes decorativos menores  como vaso e organizadores, por exemplo.

Decoração para banheiro simples

A última dica que vamos dar é em relação a quem gosta de decoração para banheiro com uma pegada mais simples. Vale ressaltar que um banheiro simples não é sinônimo de um banheiro sem graça, mas de algo mais funcional.

Para ser fiel ao seu propósito, é importante sempre escolher materiais bons e duráveis, além de optar por peças funcionais, no lugar da estética. Você também deve priorizar revestimentos mais neutros.

Os banheiros simples também não devem dispensar objetos como os espelhos, que devem sempre ficar na bancada da pia. Além disso, você pode decorar a área do box com pastilhas ou cerâmicas.

Um ponto importante é buscar combinar metais com os demais utensílios do banheiro e, quando possível, usar as plantas como elementos decorativos. Tudo isso torna o banheiro simples e ainda evita que você precise gastar muito.

O que colocar no banheiro para enfeitar?

Escolher os efeitos de um banheiro sempre depende da linguagem que você escolhe para a sua casa, afinal, é importante que esse cômodo esteja em consonância com o resto do imóvel.

As escolhas de objetos para enfeitar o banheiro são muitas. Entre elas, alguns dos itens que você pode investir são:

  • Plantas. Elas são ideias para tornar o ambiente mais agradável, porém é importante que elas recebem luz solar, dessa forma, é preciso que o banheiro tenha janelas;
  • Quadros. As paredes podem também ser aproveitas com preenchimentos a mais como é o caso de obras de arte, principalmente se não tiver uma decoração excessiva nas prateleiras;
  • Porta-toalhas. Essas peças podem trazer mais sofisticação ao banheiro, principalmente os designs em cores como o rose gold, cobre ou o preto;
  • Cestos. Essas peças além de enfeitar o banheiro também são bastante úteis, pois servem para colocar as roupas sujas. Podem ser de vime, plástico ou aço inox,por exemplo.
  • Aromatizadores. Eles são perfeitos para criar um ambiente mais cheiroso e aconchegante. Você pode escolher entre várias essências para agradar suas visitas e os moradores;
  • Velas. Elas também são um excelente item sensorial, ajudando a decorar mas também funciona como uma iluminação mais aconchegante.

Como deixar o banheiro super chique?

Além de todas as dicas que já oferecemos, há quem queira também transformar o banheiro em um lugar requintado. Para isso, é importante explorar uma decoração de banheiro luxuosa

Inclusive, montar um banheiro com uma decoração de luxo não significa que seu espaço precisa ser gigantesco. Na verdade, são justamente os detalhes que fazem a diferença na decoração. 

Para ter uma decoração de banheiro luxuosa, portanto, você deve explorar alguns aspectos como revestimentos mais requintados, metais de luxo e enxovais especiais.

Revestimentos requintados

Revestimentos requintados na decoração de banheiro

Um revestimento diferenciado é ideal para quem quer luxo no seu banheiro. Para esse tipo de projeto, o porcelanato é uma das opções mais indicadas. Além disso, é uma ótima escolha para quem gosta de uma manutenção sem muito trabalho e complexidade. 

Metais de luxo

Além dos revestimentos, os metais de luxo também fazem a diferença na decoração. A torneira é um ponto de atenção para isso. Os tons metalizados em cores como rosé e gold podem tornar a decoração com um aspecto super luxuoso.

Enxovais especiais

Em último lugar, quanto mais fina e exclusiva forem as suas toalhas, mais luxuoso será o seu banheiro. Por isso, não peque nesse aspecto e procure opções diferenciadas, como é o caso da toalha de guipure, que possuem rendas e são feitas artesanalmente.

O toque macio das toalhas também é essencial. Seus convidados se sentirão únicos em sua casa com essas peças e, sem dúvidas, terão a sensação de luxo.

Conheça a Artelassê

A decoração de banheiro, antes menosprezada, hoje é um ponto estratégico para quem gosta de receber visitas e de transformar esse espaço em um momento de conforto. A escolha dos melhores itens vai depender do seu gosto e do seu tipo de banheiro.

A Artelassê é uma loja de produtos de cama e banho luxuosos. O nosso maior propósito é encantar pessoas com um trabalho totalmente artesanal, sofisticado e rico em detalhes e acabamentos, que segue as principais tendências mundiais em enxoval.
E se você quer escolher os melhores jogos de toalha e itens avulsos para o seu banheiro, está na hora de conhecer as opções da Artelassê!

Produtos Relacionados