Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Livros para ler antes de dormir: obras que relaxam e garantem o sono

Sabe quando chega o final da noite após um dia agitado e tudo o que você quer é relaxar, mas não consegue desligar? O que você tem feito por você para relaxar?

A Artelassê montou uma seleção de boas leituras para auxiliar você a desacelerar — sem perder tempo rolando as telas azuis do tablet ou celular — para ter uma noite de sono agradável. Só escolher o primeiro, ajeitar os Lençóis e o Duvet, pegar uma deliciosa xicara de chá e ter uma noite revigorante.

Quais os 4 benefícios da leitura para o sono?

Dos inúmeros benefícios de ler antes de dormir, abaixo os principais para inserir em seu hábito no seu dia a dia e melhorar sua saúde de uma forma simples:

  • O hábito de todos os dias indica para o corpo que é hora de dormir, trazendo uma sensação de menor tensão;
  • Os músculos relaxam e a respiração fica mais rítmica;
  • O sono chega mais rápido distraindo a mente, ideal para quem tem dificuldade de se desligar das preocupações diárias;
  • Diminui os estímulos eletrônicos que somos impactados durante todo o dia.

Com isso, selecionamos 15 dicas de livros incríveis para dormir, dos clássicos aos mais modernos, de romances a poesias. Escolha aquele que mais combina com seu estilo, afofe os os travesseiros, ligue uma boa iluminação, boa leitura e bom sonhos.

O Pequeno Príncipe (Escritor – Antoine de Saint-Exupéry)

Esse clássico da literatura francesa é uma leitura que agrada a todos os públicos, não importa a idade. Com delicadeza, a história nos faz refletir sobre como deixamos de dar valor às coisas simples da vida conforme nos tornamos adultos.

Ou seja, a perda da inocência é tema central, nos fazendo pensar sobre como recuperar esse pedaço tão importante para vivermos o presente de uma forma mais completa e ativa.

O Cavaleiro Preso na Armadura (Escritor – Robert Fisher)

Outra obra que nos faz refletir, do mesmo autor de Fernão Capelo Gaivota, é O Cavaleiro Preso na Armadura. Este é um livro trata sobre “termos que nos despir das nossas armaduras, abaixar a guarda e nos mostrarmos como exatamente somos”.

Assim, o aprendizado é tentar diminuir a necessidade de agradar o próximo e descobrir o “eu” verdadeiro.

A Menina que Roubava Livros (Escritor – Markus Zusak)

Esse best seller é narrado pela morte, que vaga pelo mundo buscando almas quando chegam a hora delas partirem para outro plano. Ela conta a história de uma garota chamada Lisel, que escapa por três vezes do destino final.

Situada em uma Alemanha nazista, a história traz os conflitos da guerra e a realidade de quem vive nesse ambiente hostil, de forma muito profunda e envolvente.

O Morro dos Ventos Uivantes (Escritora – Emily Brontë)

O Morro dos Ventos Uivantes, um clássico romance do século XIX. O livro narra a história que se passa na casa da família Earnshaw sob o olhar da governanta Nelly Dean.

Se você gosta de um livro bastante descritivo e detalhista, ele é para você! Conheça e se emocione com a história de amor e destino trágico de Heathcliff e Catherine.

Outros Jeitos de Usar a Boca (Escritora – Rupi Kaur)

Uma opção de livro para ler antes de dormir é a obra de Rupi Kaur. A obra conta com muitas poesias curtinhas, de uma a duas páginas, mas que trazem muita reflexão e inspiração. Com certeza, é um livro encantador de autoestima feminina em tempos desafiadores.

Tudo é Rio (Escritora – Carla Madeira)

Com uma narrativa delicada e poética, o livro conta a história de um casal com suas vidas alteradas após um incidente trágico. A narrativa flui, inspirada no título, por momentos de calmaria e outros de intensidade.

Seus capítulos são curtos, então dá para ler um por noite para relaxar e pegar no sono facilmente.

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (Escritor – Taylor Jenkins Reid)

Essa obra traz a história de Evelyn Hugo, atriz de Hollywood muito conhecida por uma vida intensa — de fama e casamentos! O enredo se dá pela decisão de contratar uma jovem repórter para escrever a biografia de sua vida.

Com uma trama que desenrola em uma conexão entre às duas personagens, a história traz uma visão crua e realista sobre aspectos da vida, ideal para se desligar do automático do dia a dia.

Ela Queria Amar, mas Estava Armada (Escritora – Liliane Prata)

A obra de Liliane Prata conta sobre relações e como o autoconhecimento e a empatia podem mudar tudo — tudo isso em histórias que se passam em um único dia. A leitura é muito gostosa e fluida, pois mescla momentos mais intensos com aqueles mais bem-humorados.

Se reconheça em diversas situações, com temáticas muito atuais, como burnout, depressão e outros transtornos.

A Sombra do Vento (Escritor – Carlos Ruiz Zafón)

A Sombra do Vento traz uma história, com muita profundidade, sobre o essencial dos momentos de encontro e desencontro da vida, e nos leva a uma reflexão de “no momento certo tudo acontece como deveria ser”.

É um convite a desacelerarmos das ânsias diárias, para entendermos que a vida passa no seu próprio ritmo, sem precisar forçarmos nada. Um livro ideal para dormir e refletir após cada capítulo.

 

1984 (Escritor – George Orwell)

O livro narra uma sociedade fictícia, mas com muitos traços inspirados na realidade. George Orwell consegue fazer essa mescla de maneira sutil, nos deixando perceber traços de nossa realidade já muito normalizados, como a opressão e regimes com características totalitárias. Uma boa reflexão para nos tornarmos mais críticos socialmente!

Uma Vida Pequena (Escritora – Hanya Yanagihara)

Com muita emoção, o livro conta a aventura de quatro amigos que se mudam — sem dinheiro! — para Nova York em busca da ascensão profissional após se graduarem.

É uma obra extensa, que te acompanhará por um bom período ao ler um pouco cada noite, mas que nos faz pensar sobre noções de felicidade, com a mistura da dor e do prazer. Embarque nessa obra com muitas camadas para ler antes de dormir.

A Coragem de Ser Imperfeito (Escritora – Brené Brown)

A obra traz um desafio atual da realidade: sermos vulneráveis!

Ela nos faz pensar em como é importante tirarmos nossas armaduras para encararmos que a vida precisa ser vivida com verdade. Como um presente, nos mostra como isso é o sinônimo de ser muito corajoso, na verdade.

Mulheres que Correm com os Lobos (Escritora -Clarissa Pinkola)

Mulheres que Correm com os Lobos é um apanhado de contos analisados pela psicóloga que o escreve, trazendo reflexões sobre o ser mulher na atualidade a partir deles.

Assim, é possível refletir sobre os desafios, os mitos e as responsabilidades impostas sobre a mulher na sociedade. Um livro para dormir após cada reflexão que, com certeza, trará impactos positivos e autoconhecimento.

 

Verity (Escritora – Colleen Hoover)

Para quem gosta de um bom thriller e consegue relaxar com histórias eletrizantes, Verity é uma opção para ler antes de dormir.

Conheça a vida de Verity, uma autora de sucesso que, após um acidente, precisa de ajuda para concluir sua história. Lowen é a escolhida para o papel, mas acaba descobrindo muito mais do que deveria. Confira e descubra!

Meu Corpo Virou Poesia (Escritora – Bruna Vieira)

Fechamos com outra indicação de poesia moderna! Com narrativas curtinhas, Bruna encanta com a sua delicadeza e sutileza aos descrever dores, amores e muito mais dilemas da mulher moderna. Uma pedida para relaxar e se conectar com a delicadeza da vida no final da noite. Agora que já escolheu o livro perfeito, para dormir esta noite e ter um sono tranquilo e leve, é hora de pensar em ter uma cama Artelassê para deixar suas noites ainda mais revigorantes. Casamento perfeito com um excelente enxoval e um bom livro.

Produtos Relacionados