Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

O efeito positivo do chocolate no sono

O chocolate é uma das guloseimas favoritas. Existem muitos estudos ao longo dos anos sobre os efeitos que o chocolate tem em nossa saúde. Muitos dizem que os aspectos positivos dos antioxidantes dos grãos de cacau ajudam a diminuir a pressão arterial. No entanto, alguns estudos recentes também consideram o efeito positivo do chocolate no sono. A maneira como ele ajuda a reduzir certos hormônios do estresse e regula melhor os ciclos de sono são evidentes.

Ou seja, o chocolate quando consumido em doses moderadas, longe do horário de dormir, pode ajudar no bom humor, estresse e qualidade do sono. Mas se consumido em excesso e perto da hora de dormir, pode prejudicar sua boa noite de sono. É preciso ficar atento a isto sempre. Ele é apenas um aliado se consumido corretamente. Para se obter os benefícios do chocolate amargo, basta comer 1 quadradinho, ou 25 g, por dia.

Chocolate e estresse

O cortisol é um desses hormônios do estresse que ajuda a regular vários sistemas, como o açúcar no sangue e o metabolismo. Também é liberado como parte do seu ritmo circadiano – como seu corpo decide quando você deve dormir e quando deve estar acordado.

Níveis mais altos de cortisol estão relacionados a vários problemas de saúde, como pressão alta, humor deprimido e fraqueza muscular. Os níveis destes hormônios aumentam quando estamos mais estressados.

Por que o chocolate funciona neste caso

É aqui que o chocolate se torna um amigo, em vez de um inimigo a ser evitado em nome da dieta. O chocolate amargo, particularmente, demonstrou ter um efeito positivo nos níveis de cortisol e no sono. Foi demonstrado que reduz os níveis de cortisol e ajuda o corpo a regular melhor o metabolismo e ciclos do sono. Dormir melhor auxilia na regulação do seu corpo e manter os hormônios em níveis saudáveis.

Mas e sobre o açúcar?

Estudos também mostram que os açucares refinados são uma das causas da insônia, é por isso que o chocolate amargo é sugerido para quem quer melhorar os hábitos para dormir. Portanto, considere diminuir bastante a quantidade de açúcar processado, e ao mesmo tempo obter a dose diária do chocolate amargo, e você poderá controlar mais tanto os seus níveis de estresse quanto a qualidade do seu sono.

Produtos Relacionados