Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

O que é percal e quais as vantagens de ter esse tecido nas suas roupas de cama!

o que é percal

O que pode ser bastante simples para algumas pessoas, pode ser um grande desafio para outras. Escolher roupa de cama é uma tarefa rápida ou complicada a depender de quanto se conhece ou, no segundo caso, desconhece, os melhores tecidos para essas peças do enxoval. 

Um tipo de peça que tem chamado atenção em materiais é o percal. Embora varie em sua quantidade de fios, esse material costuma apresentar a quantidade de fios elevada como um fator positivo para a maciez. Mas, você conhece o percal

Se você tem dúvidas sobre o que é percal e como ele é usado nas roupas de cama, além dos cuidados necessários com esse tecido, está no artigo certo. 

Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Como arrumar camas chiques? Leia nosso artigo e descubra todos os truques e dicas incríveis

O que é Percal?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é percal. Embora as pessoas usem de maneira popular como sinônimo de um tecido, o percal, na verdade, diz respeito ao tipo de trama usada. 

O percal nada mais é do que um material que costuma ser feito de algodão (porém não obrigatoriamente), sendo proveniente de uma técnica de tecelagem que consta no cruzamento de 2 conjuntos de fios.

Isso significa que os fios de urdidura, ou seja, os fios que correm no sentido do comprimento, e os de trama, que são os que correm na horizontal, cruzam-se um de cada vez. 

Os fios, portanto, são trançados como se fosse um fio por cima. 

Tudo isso faz com que a trama do percal seja mais fechada, resultando em um tecido denso e ao mesmo tempo bem fino. Por isso, sua principal característica é o toque extremamente macio.

Percal: conheça a história desse tecido

Com origem no Oriente Médio, mais especificamente da Pérsia, acredita-se que o termo percal vem da derivação da palavra persa “pargalah”, que significa “pano”. 

Outras fontes também afirmam que a palavra vem do francês “percale”, um tecido de algodão fabricado na França no início do século XVII. 

Atualmente, o país que lidera a fabricação dessa trama é o Paquistão.

Tecido Percal: 180, 200, 300, 400 fios entenda cada um deles

quantidade de fios no percal

Como falamos, o tecido percal tem a ver com a trama dos fios. No entanto, como é feita essa contagem de fios de um tecido? 

Esse processo é feito com uma lupa especial, visto que é impossível de contar a olho nu, no qual são contados quantos fios possuem em seu urdume e em sua trama, considerando uma medida de 1 polegada, ou seja, 2,54 cm x 2,54 cm. 

A quantidade de fios que tem na polegada vai determinar se ele tem 180, 200, 300 ou 400 fios. Para um tecido ser considerado percal, portanto, ele precisa ter uma trama fina e no mínimo, 180 fios. 

Todas as peças terão a mesma espessura, a diferença será apenas em relação a textura e densidade do tecido. Quanto mais fios por polegada tiver, ele tende a ser mais macio e ter uma vida útil ainda maior.

Quando se aumenta a quantidade de fios de um tecido, ele sempre será mais nobre, porém, não necessariamente ele será mais macio, caso a fibra não seja de boa qualidade.

Ou seja, apesar da quantidade de fios influenciar na maciez do tecido, existem outros fatores que interferem nesse processo, como a fibra do material, deixando a peça mais macia quando ela é natural, como é o caso do algodão. 

Como escolher a gramatura ideal do percal?

A gramatura de tecidos se define a partir da relação entre o peso dentro de um metro quadrado. No percal isso também vai ser definido de acordo com a quantidade de fios presentes em uma polegada quadrada.

Quanto maior for a gramatura, mais finos serão seus fios, o que vai oferecer mais maleabilidade ao tecido. 

Lençóis com gramaturas maiores e de melhor procedência, por exemplo, vão ter uma vida útil muito mais longa do que outros tipos de tecido, o que vai conferir um maior custo-benefício.

No entanto, como já falamos, a quantidade de fios não é o único fator que influencia na maciez e na qualidade do percal. Outros pontos que entram nas considerações são as técnicas de tecelagem e o tratamento do fio, bem como a procedência do tecido.

É possível que boas técnicas e uma excelente matéria prima ofereçam percais de altíssima qualidade mesmo que não tenha 1000 fios, por exemplo. Ou seja, adquirir um lençol com uma grande quantidade de fios mas que possui uma baixa qualidade pode não compensar.

Qual a diferença do percal para o algodão?

percal e algodão

Como falamos, o algodão e o percal são conceitos diferentes. Enquanto o algodão diz respeito ao material, o percal é uma forma de caracterizar a trama de um tecido. Portanto, peças de percal podem ser feitas com algodão. 

Quais materiais podem conter no percal?

Embora seja comum ter na constituição algodão, sendo famoso por ser um um “tecido de algodão persa, o percal também pode ser composto por outros materiais, como por exemplo o poliéster e até mesmo o cetim. 

Ele também pode ser 50% algodão e 50% poliéster, o famoso percal misto, que é bastante comum no mercado.

Vantagens do tecido percal

Por se tratar de um material muito utilizado em peças do enxoval, é importante conhecer todas as vantagens de optar pelo percal na hora de escolher a roupa de cama. 

Alta durabilidade

A principal vantagem do percal é que ele tem uma altíssima durabilidade. Isso se torna possível principalmente pelo fato das tramas serem traçadas uma a uma.

Devido a esse aspecto, peças de percal tem uma menor chance de desfiar ou criar bolinhas com o passar do tempo, o que aumenta a vida útil do item, principalmente se for feito com base de algodão.

Elevada maciez 

Como falamos, o percal também se destaca por garantir uma elevada maciez às peças com esse tipo de trama. Esse aspecto é ainda mais visível no percal com base em algodão e principalmente nos que tem uma grande quantidade de fios. 

Ainda, quando é incluído cetim em sua fabricação, o seu visual final recebe um leve brilho acetinado muito interessante.

Fator térmico e antialérgico

As roupas de cama são, além de macias, bem fresquinhas. Isso é ideal para noites mais quentes, o que faz com que ela seja um material ideal para lençóis ou duvet.

Além disso, quando o percal é feito de fibra 100% natural, o tecido também é uma ótima opção para evitar alergias.

Produtos com percal

Graças às suas grandes qualidades, o percal é muito fácil de ser encontrado em peças de roupa de cama como fronhas e lençóis, devido às suas características. 

Ele também pode aparecer, de maneira menos comum, em colchas, toalhas de banho e de mesa.

Trata-se de uma opção excelente para o enxoval, afinal, o percal oferece peças macias e delicadas ao toque, sendo perfeitas companhias para as noites de verão ou até mesmo para quem sente muito calor durante a noite.

Cuidados com as roupas de cama em percal

principais cuidados com o percal

Agora que já falamos das vantagens de usar o percal, principalmente em peças de cama, pode vir a dúvida: quais são os cuidados que devemos ter com as roupas de cama em percal?

O percal é uma material bastante delicado e costuma exigir cuidados semelhantes aos demais tecidos de algodão. No entanto, independente de qualquer coisa, é essencial checar as informações e símbolos na etiqueta da peça.

Como lavar?

A primeira dica é sempre lavar seu lençol ou outra peça de percal após a compra, ou seja, antes de usar pela primeira vez. Ao lavar antes do uso, a peça fica mais macia e se ajusta melhor à cama.

A depender da peça, ela pode ir ou não para a máquina. No entanto, na hora de lavar itens de percal, não é indicado deixar peças de molho por muito tempo ou o uso de alvejantes.

Para garantir a maior durabilidade que o percal oferece, sempre opte por lavar roupas de cama de percal com outros itens de tons similares e de mesmo material, seja algodão ou poliéster.

Por fim, não se deve exagerar na quantidade de sabão em pó e amaciante. O excesso desses produtos, devido aos componentes químicos, podem danificar as fibras do tecido, o que vai comprometer o tempo de vida útil que sua peça tem potencial de ter.

Como secar?

Na hora de secar as peças de percal, você deve sempre priorizar estender os itens em local seco e arejado, além de sempre priorizar a sombra para evitar um desbotamento do item. Evite o uso de secadora.

Como passar?

Quanto a passar peças de percal, caso elas sejam feitas a base de algodão, é possível usar o ferro de passar em temperaturas mais altas. 

O algodão é resistente ao calor dessa forma, deixar na intensidade alta facilita o alisamento da peça.

O que levar em conta na hora de comprar roupa de cama em percal?

Para escolher uma peça de roupa de cama em percal, como você viu, é preciso levar em conta alguns fatores. São eles, portanto:

  • Quantidade de fios;
  • Qualidade do material;
  • Medidas da peça.

Em primeiro lugar, escolher peças com uma boa quantidade de fios é muito importante, afinal, elas representam mais maciez. 

No entanto, isso sempre precisa ser acompanhado da qualidade do material. Fibras naturais, como o algodão, possuem uma qualidade superior a fibras sintéticas.

Por fim, antes de escolher uma peça, principalmente se for comprar online, é essencial conferir as medidas da peça. Antes de escolher o jogo de cama, tire as medidas do seu colchão para não cometer erros. 

Conclusão

Com origem persa, o percal é um tipo de opção que costuma ser derivada do algodão, mas também pode ser composta por poliéster. 

Seus grandes diferenciais dizem respeito à maciez, acabamento e durabilidade. Para garantir essa última característica, tenha sempre cuidado na hora de lavar, secar e passar essa peça delicada. 
O percal costuma estar presente em diferentes peças, desde lençóis até duvet.

Conheça a linha Duvet e Enchimento para Duvet para camas king, queen, casal e solteiro.

Produtos Relacionados