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Os efeitos de muito tempo de tela na qualidade do sono

Independente de ser indispensável o uso de telas hoje em dia, o fato é que esta prática nos trouxe vários problemas relacionados ao uso. O ideal, mesmo com as prevenções abaixo, é diminuir o tempo no uso diário de equipamentos que emitam luz azul.

Na era digital, a maioria das pessoas usa telas por longos períodos. Seja por questões de trabalho, redes sociais, vídeos e trabalhos escolares. Infelizmente, pesquisadores descobriram que as pessoas que gostam de passar muito tempo diante das telas tem maior probabilidade de ter noites de sono ruins. Também apontaram que o uso de telas por mais de quatro horas por dia pode aumentar o risco de roncar, de sentir sonolência diurna, ter períodos longos de insônia ou nem dormir.

As condições de sono associadas ao uso prolongado de telas podem ser bastante preocupantes porque podem afetar seu bem estar físico, mental e social. Felizmente existem muitas soluções para ajudar a mitigar os efeitos do tempo prolongado de tela e manter a qualidade do seu sono. Veja como você pode se proteger dos efeitos deste mal.

Gerenciando os efeitos do uso prolongado

Caso use óculos, opte por lentes especiais. Eles previnem a fadiga ocular e melhorar as suas noites de sono. Por exemplo, os óculos de luz azul podem manipular a luz que entra e bloquear o brilho para uma visão ideal, protegendo os olhos contra danos ao longo do tempo.

Esses óculos possuem lentes com fortes propriedades antirreflexo e proteção UV para melhorar seu conforto visual e clareza enquanto você faz as atividades nas telas.

Use filtro de tela no seu telefone

Os protetores de tela ajudam muito a diminuir o brilho emitido por elas, também ajuda a melhorar a piscar constantemente e lubrificar o olho.

Você pode aumentar sua proteção adicionando filtros de luz azul ao seu smartphone. As empresas agora oferecem protetores de telas adequados, devido aos efeitos do uso prolongado à saúde. Existem vários modelos de protetores, até com antirreflexo e luz azul.

O centro da tela deve estar cerca de 10 a 15 graus abaixo dos olhos e faça pausa de pelo menos 15 minutos após usar os aparelhos durante 2 horas.

Siga a regra 20/20/20

Usar seu computador ou celular no trabalho e/ou estudos significa que provavelmente ficará absorvido em suas tarefas por horas.

Depois de focar bastante, você nem percebe que não faz pausas suficientes para seus olhos não ficarem tão cansados. Com isso, precisa criar hábitos de fazer pausas mais frequentes seguindo a regra 20/20/20. Significa que após 20 minutos de tela faça pausa de 20 segundos e olhe para um alvo a 6 metros de distância por 20 segundos.

Isso irá te ajudar muito no descanso ocular e retomar a lubrificação ideal ao piscar com mais frequência.

Como melhorar a qualidade do sono após usar as telas

Tenha um ritual noturno saudável. Pode até parecer divertido navegar pelo celular, computador ou tablet antes de dormir. No entanto, especialistas do sono alertam que esta prática pode retardar a pegar no sono e relaxar.  Tente fazer outras atividades que possam ajudá-lo a dormir, tomar um banho mais demorado, uma xicara de chá, ler um livro ou até mesmo brincar com seus filhos e pets.

Os livros nos acalmam por meio de suas histórias envolventes. Nada melhor que deitar, desfrutar de um excelente Enxoval e relaxar.

Mimi-se mais, hora de dormir é hora de dormir

Defina o ritual que mais lhe agrade nas 2 horas antes de dormir. Além das dicas de comer cedo, pratos leves e não praticar exercícios no final do dia, crie o seu próprio ritual noturno, hábitos regulares para a vida.  Use óleos essenciais 100% naturais e terapêuticos. Seja no banho, no aromatizador de ambiente ou spray em seus Lençóis. Os óleos além de perfumar, acalmam. Existem misturas próprias para usar neste horário como lavanda, gerânio, eucalipto, bergamota e sálvia. Respirar estes aromas enquanto desfruta de um bom banho morno lhe trará excelentes resultados para dormir. Fazendo isso regularmente pode até reduzir dores, o estresse do dia a dia e a fadiga após um dia atarefado.

Você merece uma boa noite de sono revigorante. Lençóis, Travesseiros e um excelente Pillow Top fazem toda a diferença na hora de descansar com um sono profundo.

Mimi-se mais. Sono é saúde!

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