Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

O que é porta travesseiro e como escolher o melhor? Conheça suas vantagens e os tecidos ideais para essa peça!

porta travesseiro

Como costumamos falar por aqui, ter um quarto organizado e bem decorado é muito importante para quem dorme nele. Ao lado disso, ter detalhes que fazem toda a diferença na hora de dormir é igualmente relevante. 

Para isso, é importante conhecer todos os itens que devem constar na nossa cama, já que alguns são menos conhecidos. Você sabe o que é porta travesseiro e para o que ele serve? Sabe qual é a diferença para os outros itens? 

Se você veio até esse texto para descobrir o que é porta travesseiro, você está no artigo certo. Vamos te explicar tudo sobre ele: vantagens, tipos e materiais para escolher e, claro, como arrumar a cama com ele. Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Quer saber como usar o cheiro para ambiente? Leia nosso artigo e descubra todos as dicas incríveis sobre o assunto!

O que é porta travesseiro e para que ele serve?

Afinal, o que é porta travesseiro? O porta travesseiro nada mais é do que uma peça que tem como objetivo proteger o estado do travesseiro, como o nome sugere. 

Para isso, ele é feito com uma espuma grossa e fofinha, sendo acompanhado de uma colcha, para que seja possível proteger o travesseiro. 

Além disso, ele oferece mais conforto para quem deita no travesseiro, o que torna também importante para noites mais tranquilas.

Porta travesseiro: entenda as diferenças

Agora que você entendeu o que é porta travesseiro, é essencial explicar o que o distingue das outras peças.

É muito comum que as pessoas pensem que porta travesseiro seja a mesma coisa que lençol e que capa de travesseiro, no entanto, há algumas diferenças que precisam ser esclarecidas.

Fronha

Fronha não é a mesma coisa que um porta travesseiro. O objetivo dessa primeira peça é apenas cobrir o travesseiro, sendo um item feito com o mesmo material do lençol, ou seja, é um tecido mais fino.

Por outro lado, o porta travesseiro sempre vem acompanhado de uma colcha, visto que seu objetivo é oferecer proteção ao travesseiro.

Diferentemente da fronha, ainda, o porta travesseiro possui um pequeno revestimento de espuma, bem como abas externas, que deixam seu enchimento mais reto na cama.

Capa

A capa e o travesseiro, embora tenham funções parecidas, possuem algumas diferenças ainda. A capa de travesseiro é um pouco mais grossa que o porta travesseiro, o qual, por sua vez, é bem mais grosso que o lençol. O objetivo dos dois, contudo, é proteger o travesseiro.

Outra diferença do porta travesseiro em relação a capa é que o primeiro tem uma variedade muito maior de tecidos, estampas e acabamentos, enquanto a capa sempre é uma peça branca básica.

Dessa forma, o porta travesseiro também serve como peça de decoração ao mesmo tempo que protege o local que colocamos nossa cabeça para dormir. 

Vantagens de usar um porta travesseiros

Vantagens de usar um porta travesseiros

Sabendo o que é porta travesseiro e a distinção dele para fronhas e capas, está na hora de falar mais sobre as principais vantagens dele.

Embora ter um porta travesseiros seja bom para todas as pessoas, poucas pessoas o conhecem e entendem os benefícios de usá-lo em casa. Por isso, a seguir, vamos falar sobre eles.

Ajuda a proteger de sujeiras

Em primeiro lugar, a função principal do porta travesseiros é proteger o travesseiro, ou seja, impede que ele entre em contato com sujeiras como poeira, maquiagem, pêlo de animais, entre outros.

Todas essas impurezas podem sujar o seu travesseiro e, além disso, agravar alergias e problemas de pele, por isso, é importante que o porta travesseiro cumpra seu papel. Essa proteção se dá principalmente pelo fato dele oferecer uma camada protetora.

Mais saúde na hora de dormir

A manutenção e a limpeza dos travesseiros também é importante para garantir mais saúde a longo prazo. Isso acontece porque esse item ajuda a reduzir doenças respiratórias.

A maioria dos tecidos do porta travesseiro têm tratamento anti bactéria e são antialérgicos, o que vai ajudar a evitar espirros, coceira no nariz durante a noite ou ao acordar. Dessa forma, essa peça é ainda mais essencial para quem tem tendência a esses problemas.

Além do trato respiratório, ele também ajuda a pele. Para quem tem acne, dormir com o porta travesseiro é um excelente jeito de reduzir a oleosidade. O toque macio e sequinho que essa peça oferece é ideal contra as bactérias que causam espinhas.

Podem ser impermeáveis

Em primeiro lugar, opções que são impermeáveis são essenciais para proteger o travesseiro contra derramamentos de líquidos que podem acontecer. Se você gosta de comer na cama, ele se torna mais importante ainda.

Junto a isso, ao evitar que o líquido entre e a espuma do travesseiro absorva umidade, o porta travesseiro evita também desencadear a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde, reforçando o benefício anterior.

No entanto, além disso, o modelo impermeável é ideal para pessoas com hábito de lavar o cabelo à noite, impedindo que água do cabelo entre no travesseiro e provoque problemas como odores ou mofo.

Por fim, essa opção de porta travesseiro também é excelente para o famoso skincare noturno, principalmente se é feito o uso de dermocosméticos contendo algum ácido, pois eles podem comprometer os tecidos. 

Aumentam a vida útil da peça

Os porta travesseiros também são vantajosos porque aumentam a vida útil da peça que protegem.

Naturalmente, usar esse item vai aumentar a longevidade do travesseiro porque ele não vai ter contato direto com sujeiras, impurezas e, ainda, líquidos caso seja impermeável.

Além disso, também aumenta o tempo de lavagem. O ideal é que travesseiros sejam lavado a cada 4 meses. No entanto, com o uso do porta travesseiro, o espaçamento pode ser maior, chegando a até 6 meses.

Serve para decorar o ambiente

Por último, mais do que a função protetora, o porta travesseiro também pode garantir uma função estética. 

A peça tem enchimento e costuma vir com abas, além de poder envolver renda, bordado ou matelado, o que não é comum no caso da fronha e o torna mais atraente. Ainda por cima,  como fica reta no colchão, isso dá uma aparência de cama mais bem arrumada.

Os porta travesseiros podem ser encontrados tanto de forma avulsa como em pares. No geral, costumam ser acompanhados e cobre leitos, colchas ou edredons. Como costumam vir associados, você também pode combinar a peça com as cores deles. 

Qual melhor tecido para porta travesseiro?

Qual melhor tecido para porta travesseiro

Depois de conhecer todos os benefícios de investir em um porta travesseiro, pode restar uma outra dúvida: qual é o melhor tecido para porta travesseiro? Por isso, vamos apresentar os principais que existem.

Porta travesseiro de percal

Percal nada mais é do que um tecido associado à trama. Embora costume ser feito de algodão, mas não é obrigatoriamente a única opção, o que o define é a sua técnica de tecelagem que consta no cruzamento de 2 conjuntos de fios.

Isso significa que os fios que correm no sentido do comprimento, e os de trama, que são os que correm na horizontal, cruzam-se um de cada vez. Devido a isso, sua principal característica é o toque extremamente macio.

O porta travesseiro percal é ideal para quem busca um produto confortável e, ao mesmo tempo, resistente. Além disso, devido ao fato de ser uma peça mais arejada, é uma excelente opção para noites quentes ou para regiões com temperaturas altas.

Porta travesseiro em cetim

A segunda opção de porta travesseiro é a de cetim, que oferece um aspecto brilhante e macio. Por ser uma peça mais sofisticada, é a escolha ideal para quem busca uma cama mais cheia de charme.

O cetim também é ideal para o contato com o cabelo, sendo uma opção muito comum também para as fronhas. Ele permite uma maior hidratação e brilho das madeixas, devido à maior retenção de líquido dentro do fio.

Junto a isso, entre os benefícios de um porta travesseiro de cetim está a redução do frizz.

Ao dormir com a fronha de cetim, o cabelo desliza mais fácil pelo travesseiro e, como consequência, fica menos bagunçado. 

Porta travesseiro em algodão

O porta travesseiro em algodão também é uma excelente opção de tecido. O algodão comum já apresenta uma boa maciez e, pelo fato de ser uma fibra natural, ajuda o tecido a respirar melhor.

No entanto, as melhores opções são as de algodão egípcio, principalmente as com maior quantidade de fios.  

O número de fios de um tecido se define pelo total de fios no sentido vertical e horizontal no espaço de uma polegada quadrada. Quanto maior o número de fios dentro de uma polegada, mais macia ela será. 

Para além dos fios, o algodão egícpio também é um tipo de algodão excelente, com fibras longas, sendo criado em regiões que possuem um clima parecido com o do Egito. 

Por ter uma colheita de forma manual, isso garante ainda mais a preservação das características originais

Como arrumar a cama com o porta travesseiro?

Como arrumar a cama com o porta travesseiro

O fato do porta travesseiro também ter uma função estética faz com que saber arrumar a cama com ele faça toda a diferença. Para isso, é importante conhecer a ordem de todos os itens.

O primeiro passo na arrumação da cama é colocar o lençol de baixo, que costuma ter elástico, para cobrir a cama, sempre garantindo que não fique amassado nem desalinhado.

Nos dias mais quentes, o lençol de cima deve ser a penúltima peça a ser colocada na cama. Já nos dias mais frios, o ideal é já colocar essa peça em seguida.

Depois disso, você deve cobrir a cama com o edredom ou uma colcha e, ainda, pode colocar opções como a peseira e a manta, que dão um charme maior para o jogo de cama.

Ao final de tudo, você deve colocar os lençóis nos travesseiros e, em seguida, colocar os porta travesseiros por cima de todos os forros da cama.

Como decorar com porta travesseiros?

Como decorar com porta travesseiros?

A última dica diz respeito a forma de decorar os porta travesseiros. As opções são muitas! Você pode tanto comprar essa peça de forma separada do jogo de cama como comprar dentro de um conjunto.

Dessa forma na hora de combinar, caso sejam peças avulsas, você pode criar uma cama mais criativa, como um enxoval todo colorido e o porta travesseiro cinza. Já as opções de peças combinadas, será uma estampa para todo o conjunto.

Se gostar, nada impede que você misture estampas, cores e texturas na hora de montar o enxoval da sua cama. O importante é deixar a sua criatividade fluir e transmitir sua personalidade na sua decoração da cama!

Conclusão

Agora você já sabe o que é porta travesseiro, né? Além de ter uma função decorativa bem maior que a fronha, eles ajudam a proteger as sujeiras, aumentam a vida útil do travesseiro, podem ser impermeáveis e ainda, melhoram a saúde de quem tem problemas respiratórios.

Se você quer investir em um porta travesseiros com as melhores opções de tecido, está na hora de conhecer as peças da Artelassê.

Os melhores porta-travesseiros você encontra aqui!

Produtos Relacionados