Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Qual sua posição de dormir e o que diz sobre você?

É de senso comum que o ato de dormir é um dos mais essenciais para nossa saúde, não é? E o sono é cheio de facetas e mistérios, como a posição de dormir.

Você sabia que esse simples hábito corriqueiro pode dizer algumas coisas sobre a personalidade de cada um? É claro que existem exceções à regra, afinal, cada pessoa tem a sua particularidade. Mas, geralmente, as informações coincidem com o que foi estudado.

O que a posição de dormir diz sobre você?

Cada pessoa tem uma rotina noturna e matinal. Algumas, pela noite, são mais dispostas e ativas e outras nem tanto. Tem gente que prefere tomar uma bebida calmante e ler um livro, ou escutar músicas calmas, já outros gostam de navegar nas redes sociais, assistir a um filme ou uma série. 

Quando, por fim, vão dormir, há sempre aquela posição que preferimos, o que faz o inconsciente chegar mais rápido e a que é mais confortável, seja pelo bem-estar ou por questões físicas.

Isso não quer dizer que existe uma regra sobre qual é a melhor posição para dormir, que há um padrão a ser seguido e recomendado. Cada um irá dormir da maneira que se sentir mais confortável. Mas você sabia que essas posições podem dizer muito sobre si e sua personalidade? Não? Confira.

Dormindo de costas

A posição de barriga para cima é a preferida de algumas pessoas porque ela não “amassa” o estômago, a barriga ou o colo, o que é verdade. 

Se você gosta de dormir de costas, isso quer dizer que pode ser uma pessoa mais abertae que se sente segura assim. Sabe quando os pets dormem dessa maneira, totalmente relaxados? Isso quer dizer que confiam plenamente em seus donos e no ambiente onde estão.

Entretanto, pessoas que são desconfiadas também podem optar por isso, já que a posição permite enxergar imediatamente caso alguém chegue no ambiente. Ela também permite que a audição fique bem alerta, já que não existe nada para abafar o som que chega até o ouvido.

Dormindo de barriga para baixo

Quem gosta de dormir de bruços é porque gosta de se sentir protegido, geralmente quem gosta de dormir coberto, em um casulo de segurança. Também são pessoas mais discretas ou fechadas, que preferem mais observar e guardar informações do que partir para as vias de fato.

Entretanto, vale lembrar que essa não é a melhor posição para a coluna. Por isso, pessoas com problema nas costas ou na lombar devem evitar, já que não há a sustentação necessária para evitar dores. 

 

Dormindo de lado

A lateralidade é uma posição mais relacionada ao equilíbrio e conforto. A pessoa, nessa posição, não está nem totalmente fechada e nem aberta. 

Geralmente, ela também é uma das melhores para a respiração, visto que não há o peso do corpo “amassando” os pulmões. É uma das mais indicadas para quem está grávida, tanto pela sua saúde quanto para a do bebê.

Porém é preciso escolher o colchão e o travesseiro certo para que não acorde com o pescoço doendo ou com outra parte do corpo.

Dormindo abraçando os joelhos (posição fetal)

Se você dorme assim, provavelmente, está passando por um momento difícil e precisando de conforto. Pode ser relacionado à solidão, já que essa posição é abraçar a si mesmo para sentir um pouco mais de segurança.

Vale lembrar que não é a melhor posição, já que as costas ficam muito curvadas, assim como o pescoço. Se há algo incomodando ou necessita passar por a superação de um trauma, é importante procurar ajuda para que não haja outros malefícios para o corpo com o passar do tempo. 

Dormindo em várias posições

Uma pessoa que se mexe muito durante a noite, trocando de posição toda hora, pode estar com a cabeça cheia do dia a dia. Ela não desliga, causando inquietação e dificuldades para dormir, muitas vezes levando à insônia. E quando pega no sono, esse não é restaurador. 

Se você dorme de vários modos durante a noite deve estar cansado ou muito agitado, por isso é importante pensar quais aspectos da rotina estão causando isso. Você consome muita cafeína? Está com problemas e precisa resolvê-los? Não se exercita bem? Essas podem ser apenas algumas das causas.

Dormindo esparramado

Quem gosta de dormir nessa posição pode ser uma pessoa bem transparente, que gosta de ocupar bastante espaço e tomar conta dele. “Aqui é o meu lugar” é o que esse modo de dormir esbanja. Normalmente, são pessoas que desfrutam de uma cama de casal sem ter um companheiro ao lado. 

Entretanto, também pode ser alguém com falta de noção de espaço e que pode não respeitar a redoma social adequada. Pessoas que não tiveram tanto aconselhamento em “não meter o nariz onde não é chamado” estas gostam de dormir assim.

Há muitas variações dessas posições, como onde se encontram os braços, se você gosta de abraçar um travesseiro ou não. Mas é interessante perceber os traços que combinam com a sua vivência, não é? Como já dito, isso tudo é apenas avaliações de senso comum. Se nada disso combinou com você, tudo bem, não se preocupe! Isso também não irá ditar toda a sua vida.

Produtos Relacionados