Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Precisa desacelerar a mente? Conheça 7 técnicas de relaxamento para tornar seus dias mais tranquilos

técnicas de relaxamento

Ter a mente agitada é um problema cada vez mais comum na vida das pessoas. O estresse do trabalho, juntamente com as tarefas domésticas, podem fazer com que nosso corpo acumule muita tensão e tenha dificuldade de relaxar naturalmente.

É por isso que muitas pessoas procuram por técnicas de relaxamento. Acalmar a mente e desacelerar o ritmo do corpo é essencial para ter momentos tranquilos e, assim, poder relaxar de verdade. 

Há uma grande quantidade de técnicas de relaxamento contra a ansiedade. Desde o controle da respiração até uma playlist com músicas calmas, muita coisa pode ajudar a relaxar nossa mente e reduzir o estresse cotidiano. 

Além disso, um ambiente aconchegante também faz toda a diferença para que nosso corpo relaxe, principalmente quando apostamos em boas peças de cama.

Pensando em todos esses aspectos, resolvi criar um conteúdo para falar mais sobre as principais técnicas de relaxamento e diversas outras dicas para você que quer aprender como descansar a mente. 

Se você quer saber mais sobre, continue lendo!

Você sabe o que é toalha de lavabo? Leia nosso artigo e descubra como utilizar essa peça na sua casa!

Relaxamento: entenda a importância de uma mente tranquila

Antes de falar propriamente sobre as técnicas de relaxamento, é importante esclarecer o porquê de ser tão importante ter uma mente tranquila e em paz.

Um dos principais motivos pelo qual é importante garantir o relaxamento da nossa mente diz respeito à nossa saúde mental, visto que esses dois elementos estão fortemente relacionados.

Não é difícil notar que o número de casos de doenças e transtornos mentais, principalmente relativos ao estresse, tem crescido. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 18,6 milhões de brasileiros apresentam sintomas de ansiedade. 

A rotina acelerada tem contribuído para esse quadro e, dessa forma, investir em técnicas de relaxamento é muito importante para desacelerar a mente. São elas que vão ajudar nosso corpo a manter o equilíbrio e, ao mesmo tempo, evitar o esgotamento devido ao trabalho.

A mente tranquila também colabora para a sua qualidade profissional no ambiente de trabalho. Quando estamos descansados, nossa mente consegue ter muito mais produtividade nas tarefas. 

Isso pode ser percebido até do ponto de vista biológico. Quando o seu corpo faz homeostase, ele consegue exercer sua capacidade de autorregulação e renovação celular com mais qualidade. 

Além desses benefícios, uma mente tranquila também oferece uma melhor e mais leve relação com familiares e amigos; além da redução de doenças cardiovasculares e melhores noites de sono.

7 técnicas de relaxamento: como prolongar o seu bem estar

Uma mente agitada traz muitos malefícios para o nosso corpo, por isso, investir em técnicas de relaxamento é uma excelente saída.

 A seguir, vamos trazer 7 técnicas de relaxamento contra a ansiedade que vão permitir a redução de estresse na sua mente.

Técnicas de respiração

A primeira técnica de relaxamento que vou falar é a técnica de relaxamento de respiração. O controle da entrada e saída do ar é um dos fatores que mais nos ajuda a relaxar o corpo. 

Existe uma grande quantidade de formas de respiração para ajudar a acalmar a mente. Entre as mais comuns, está a respiração diafragmática.

Quando nós estamos estressados e nervosos, é natural que nossa respiração fique mais intensa. A tensão do nosso corpo faz com que ele precise de mais oxigênio e a única forma de subir o volume de ar adequado é acelerando a respiração.

Uma forma de reduzir essa respiração intensa é praticar a respiração diafragmática. Para isso, você pode realizar entre 5 e 10 inspirações e expirações abdominais com o diafragma. 

O ideal é que você execute esse processo profundamente e de maneira devagar. O ar deve entrar pelo nariz e sair pela boca. Esvazie muito bem os pulmões antes de inspirar novamente.

Prática de automassagem

Outra forma de acalmar a sua mente é usar alguma técnica de relaxamento com automassagem. Além de aliviar a tensão que o estresse provoca, ela reduz as dores nos músculos e nas costas. 

A automassagem nada mais é do que a massagem que você faz em si mesmo, ou seja, é uma técnica simples e que você não depende de outras pessoas. O ideal é que você utilize um óleo essencial durante essa massagem, pois a aromaterapia também relaxa a mente.

Para executá-la, você deve fazer movimentos circulares, pressionando as áreas dos músculos com as pontas dos dedos. Busque sempre priorizar regiões como a palma das mãos, a nuca, os ombros e atrás das orelhas.

Outra forma de fazer automassagem é usar uma bola pequena, como a de tênis. Você deve segurar a bolinha na palma da mão aberta e encaixá-la. Feito isso, você deverá realizar movimentos circulares ou de vai e volta nos membros como braços, pernas, mãos e pés. 

Além disso, você pode massagear as costas ao entrar no chão e prensar a bola de tênis contra a parede com essa região do corpo, se movimentando para frente e para trás. 

Exercícios de meditação

 técnicas de relaxamento meditação

Outra técnica de relaxamento famosa é a meditação. Ela é uma das técnicas mais indicadas contra a ansiedade e pode ser feita de diversas formas. 

Durante a meditação, o seu corpo fica focado e a concentração aumenta, o que promove um bem-estar físico e emocional. A seguir, vamos falar sobre três tipos de meditações que podem ser feitas para relaxar  a mente.

Meditação guiada

Esse é o tipo de meditação mais comum entre iniciantes nessa prática. Ela sempre é feita com o auxílio de algum estímulo, que pode ser por meio da voz, por exemplo. Você pode usar aplicativos para ajudar a guiar o seu processo.

Nesse método, nossa mente busca formar imagens mentais de lugares ou situações que se considerem relaxantes. Além disso, é comum aguçar os sentidos através de cheiros e sons. 

Em alguns casos, essa meditação também faz uso da nossa respiração para criar um foco.

Mantra

O segundo tipo de meditação que vamos falar é a mantra. Existem expressões que conseguem favorecer um estado de maior relaxamento da nossa mente. Por isso, os mantras são um excelente recurso para a meditação.

Considerando esse formato, para meditar com o auxílio de um mantra, é preciso repetir constantemente uma ideia, frase ou até mesmo palavra que vai ajudar o nosso corpo a acalmar e se concentrar melhor na prática. 

Mindfulness

O último tipo de meditação focada no relaxamento é a mindfulness, que significa, em português, atenção plena. Este tipo se baseia na busca por uma maior consciência e aceitação de viver no momento presente. 

Para executá-la, é ideal escolher uma posição confortável. A ideia é apenas sentir o momento presente. Caso apareça alguma distração da mente, como uma preocupação, você deverá se esforçar para deixar ela passar sem focar nela.

Alongamentos do corpo

Seguindo com outras formas de relaxar o corpo e, consequentemente, a mente, trouxe o exemplo dos alongamentos corporais. Duas regiões que costumam ficar tensionadas são as regiões do trapézio e do pescoço. 

Por isso, iremos trazer dois alongamentos voltados para essa região. Um exercício para aliviar a tensão no trapézio pode ser feito com a postura ereta, estando sentado ou em pé. 

Você deverá posicionar um dos seus braços por cima da cabeça e tocar a orelha oposta com a mão. Depois disso, puxe de maneira delicada a cabeça em direção ao ombro. Você sentirá o pescoço alongando lateralmente. 

Paralelo a isso, mantenha o outro braço solto e relaxado, para alongar o músculo. A ideia é ficar nessa posição por 30 segundos e repetir cada lado 3 vezes.

Já o outro exercício diz respeito à região do pescoço especificamente. Com a postura ereta, vire o queixo para um dos ombros e mantenha a rotação máxima. Em seguida, faça a mesma operação para o outro lado.

Após fazer isso, você deverá abaixar a cabeça até alongar os músculos da nuca e costas. Buscar fazer um movimento circulatório com a cabeça, para os dois lados, em velocidade lenta.

Atividades físicas: yoga e tai chi

Atividades físicas: yoga e tai chi

Além dos alongamentos, você também pode apostar em atividades físicas. Elas são outra excelente forma de gastar energia e fazer com que o seu corpo fique mais relaxado.

Entre os exercícios mais indicados para acalmar a mente, podemos citar a yoga e o tai chi, duas atividades físicas de baixo impacto. A yoga é semelhante à meditação, porém pode ser uma opção mais fácil para quem tem dificuldade de se concentrar na meditação. 

Nessa prática, são feitas uma série de posturas e exercícios de respiração com música relaxante, o que vai promover um corpo mais flexível e uma mente calma. 

Por outro lado, o tai chi é também um tipo de exercício bastante interessante para relaxar a mente. Ele nada mais é do que uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio.

A ideia desse esporte em específico é proporcionar a movimentação da energia do corpo e estimular a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade.

Relaxamento muscular progressivo

Existe também uma prática específica de relaxamento muscular muito utilizada com o objetivo de relaxar o corpo e mente, que é o relaxamento muscular progressivo.

Como se percebe pelo nome, a ideia é relaxar os músculos de maneira progressiva, por meio de breves exercícios de tensão e de relaxamento. Esse método costuma se dividir em três fases. 

A primeira fase será o momento de contrair e relaxar todos os músculos, da cabeça aos pés, começando pelo rosto e indo até os membros superiores, tórax, abdômen e os membros inferiores. 

Em seguida, na segunda fase, será preciso repassar mentalmente cada uma das partes do corpo trabalhadas e, assim, perceber como todas essas regiões realmente conseguiram relaxar.

A terceira e última parte, então, será o momento de permitir aflorar pensamentos relaxantes, o que pode ser mais difícil quando se está em um pico de estresse.

Banho relaxante e renovador

Outra dica quando o assunto é relaxar é investir em um banho relaxante e renovador. Como é uma prática comum a todas as pessoas, na verdade, se trata de um processo de prolongar esse momento.

Você pode aproveitar esse momento de tirar todas as impurezas do corpo para também acalmar a mente e aliviar a tensão muscular. Para isso, você deve dedicar um tempo maior para o banho, o que vai permitir que ele se torne um momento 

A melhor forma de fazer isso é com uma banheira e sais de banho, pois ambos vão ajudar a criar um clima mais tranquilo e relaxante. Aposte em óleos essenciais e os deixe diluídos dentro da água. 

A junção desses elementos que possuem propriedades terapêuticas que acalmam e relaxam vão fazer com que a sensação pós-banho seja ainda mais calmante.

Playlist com músicas calmas

técnicas de relaxamento Playlist com músicas calmas

Em último lugar mas não menos importante, as músicas também podem ser grandes aliadas quando o assunto é relaxar. Alguns sons são capazes de diminuir a velocidade dos batimentos do coração, e assim, diminuir o estresse.

Melodias calmas e suaves podem ser uma excelente forma de acalmar a mente. Há uma quantidade gigantesca de playlists com músicas para relaxar no Youtube ou em aplicativos como o Spotify e o Deezer, por exemplo. Basta procurar a que mais te agrada. 

Para criar esse hábito, o ideal é escolher uma lista de reprodução com canções leves e escutar em um momento que você precisa ficar com a mente mais tranquila. Você pode até usá-la para dormir. Essa pode ser uma técnica de relaxamento rápido para cair no sono.

Livros que ensinam técnicas de relaxamento: confira a lista

Além das dicas que trouxe aqui, há livros que são voltados para esse tema e podem ensinar ainda mais aprofundadamente sobre o processo de acalmar a mente.

Por isso, criei uma lista com alguns títulos que podem ser interessantes sobre esse processo de desacelerar e mente:

  • Técnicas de relaxamento, por Pethö Sandor
  • Relaxamento para todos: controle o seu stress, por Marilda Lipp 
  • As coisas que você só vê quando desacelera: Como manter a calma em um mundo frenético, por Haemin Sunim
  • Ansiedade: como enfrentar o mal do século, por Augusto Cury;
  • Eu controlo como me sinto: Como a neurociência pode ajudar você a construir uma vida mais feliz, por Claudia Feitosa-Santana.

Alguns livros falam sobre os conceitos associados ao relaxamento e outros focam mais na parte técnica do processo de relaxar.

Como manter um ambiente propício para o relaxamento

Como manter um ambiente propício para o relaxamento

Falamos muito sobre as técnicas de relaxamento, porém, há um ponto importante que ainda precisa ser comentado: como o nosso ambiente de casa influencia no nosso relaxamento. 

É importante considerar o local onde dormimos, principalmente no momento de descanso.

Pensando nisso, vou trazer dicas essenciais para manter um ambiente propício para o relaxamento.

Aposte em cores mais suaves, claras e leves

A primeira dica quanto a criar uma atmosfera mais calmante no quarto é em relação às cores das paredes e dos objetivos. É muito importante que elas sempre sejam suaves, claras e leves.

A cromoterapia, que é o uso das cores de forma terapêutica, recomenda o uso de tons mais suaves para criar um ambiente propício ao relaxamento, principalmente o verde, o azul, turquesa e tons neutros como branco e cinza. 

Aposte em itens de camas aconchegantes

A segunda dica super valiosa é em relação ao jogo de cama que escolhemos. Lençóis e fronhas macias fazem toda a diferença para criar um ambiente mais aconchegante e permite que possamos dormir com mais conforto.

Materiais como o algodão – principalmente o egípcio – são excelentes opções para isso. E se você quer ter a experiência de uma cama de hotel, aposte em materiais como o pillow top!

Aposte em aromatizadores de ambiente

Apostar em aromatizadores de ambiente também são excelentes formas de ajudar a nossa mente a relaxar. Como já falei antes, a aromaterapia é o uso de aromas para estimular nosso cérebro por meio do olfato.

Nesse caso, você pode investir em opções de produtos que induzem o relaxamento. Camomila, bergamota e cedro são excelentes exemplos de substâncias que podem ajudar nisso.

Conheça a Artelassê

E agora você que já conheceu as diversas técnicas de relaxamento que existem, nada mais justo que descobrir também como investir em opções para relaxar.

A Artelassê é uma loja de produtos de luxo. O nosso maior propósito é encantar pessoas de com um trabalho totalmente artesanal, sofisticado e rico em detalhes e acabamentos, que segue as principais tendências mundiais em enxoval.
Aqui você vai encontrar as melhores opções de jogo de cama e de aromatizadores de ambiente!

Produtos Relacionados