Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Top 10 chás naturais para dormir profundamente

O melhor remédio natural para dormir é o chá. Ele deve ser feito a partir de plantas que induzem o sono, reduzem a ansiedade e relaxam o corpo. O ponto positivo das infusões para dormir é que eles não têm contraindicações e podem ser tomados diariamente. Além disso, recorrer a métodos naturais evita que aconteça a automedicação, a qual pode causar problemas sérios à sua saúde!

Estas dicas vão te ajudar a combater a insônia, estimular a produção de melatonina e ter uma noite de sono tranquila. Por esse motivo, já arrume sua cama, escolha o melhor lençol e veja quais são eles. Confira!

1. Camomila

A camomila é o principal remédio natural para ansiedade e dormir. Por esse motivo, ele é o primeiro da nossa lista! Você pode consumi-la na forma de chá, óleo essencial ou até como um medicamento fitoterápico.

Caso opte pela infusão, prefira sempre a erva desidratada no lugar do chá de saquinho. Isso fará com que você tenha acesso à planta in natura e, consequentemente, o efeito é mais forte e evidente. Não esqueça de fazer a infusão entre 5 ou 10 minutos. Tome quente ou gelado. Uma dica que vale para todo chá: para fazê-lo mais forte deixe mais tempo em infusão, usar mais folhas não vai mudar em nada.

2. Valeriana

A raiz de valeriana é outra opção para quem quer cair nos braços de Morfeu bem rápido. Ela libera várias substâncias que aumentam a quantidade de neurotransmissores que ajudam a relaxar. Por esse motivo, essa raiz pode ser usada para aumentar o tempo de sono e reduzir o número de vezes que se acorda durante a noite.

Porém, é preciso atenção: grávidas e pessoas com problemas no fígado devem consultar o médico antes de ingerir qualquer coisa à base de valeriana!

3. Lavanda

Mais um calmante natural na nossa lista: a lavanda! Ela traz mais qualidade para o sono e pode ser usada de várias formas diferentes. A principal delas é o óleo essencial dessa planta, que pode ser pingado no travesseiro, passado nos pés/tórax ou colocado em um difusor de aromas. Outras pessoas preferem usar essa planta no tratamento com florais de Bach.

4. Passiflora

A passiflora é um grande calmante natural para ansiedade. Para quem não conhece, ela é a flor do maracujá. Ela é rica em flavonoides de alcaloides, que têm uma ação sedativa e contribuem para a redução da atividade motora. Ou seja, ela contribui para prolongar os ciclos de sono e evitar que a pessoa acorde durante a noite.

Consumir essa planta na forma de chá ou de suplemento fitoterápico é um remédio natural para dormir rápido. Contudo, tem contraindicações para pessoas alérgicas, grávidas e menores de 12 anos.

5. Maracujá

Assim como a flor, o maracujá na forma de fruta é um calmante natural. Quem nunca ouviu que precisava tomar um suco dessa fruta para se acalmar, não é mesmo? Então, caso o clima esteja mais quente ou você não seja uma pessoa chegada aos chás, essa pode ser uma boa opção.

Essa fruta é rica em flavonoides, vitaminas A e C, que podem reduzir as atividades cerebrais relacionadas à ansiedade, hiperatividade e problemas do sono. Ela pode ser consumida por praticamente todas as pessoas, exceto aquelas que têm alguma alergia ou pressão baixa.

Além disso, caso opte por beber suco de maracujá para dormir, tenha cuidado com o açúcar. Afinal, ele é um dos principais alimentos que tiram o sono. Então, prefira tomar seus chás sem açúcar.

6. Erva-cidreira

A erva-cidreira tem propriedades calmantes e que melhoram muito a qualidade do sono. Para isso, basta fazer um chá com as suas folhas e tomá-lo pelo menos meia hora antes de se deitar. Ele pode ser uma boa forma de iniciar a sua rotina do sono!

Deixe as folhas de erva-cidreira em infusão na água fervente por até 10 minutos e beba quente ou gelado.

7. Cereja

A cereja é uma fruta que tem alta concentração de melatonina. Então, consumi-la in natura ou como suco é uma excelente opção para quem quer estimular a produção do hormônio do sono. Além de ser um ótimo remédio caseiro para quem quer dormir rápido, essa fruta vermelha é um dos principais alimentos que induzem o sono.

Assim como o maracujá, opte sempre pelo suco natural ou em polpa. Além disso, evite adoçá-lo com açúcar porque esse aditivo pode prejudicar a sua higiene do sono. Recorra ao mel, que vai deixar a combinação incrível!

8. Rooibos

Rooibos é uma planta de origem sul-africana e tem ganhado espaço entre as pessoas que buscam remédios caseiros para dormir rápido. Ela é encontrada na forma de folhas secas para fazer chá e, em maior abundância, em blends de ervas que dão sono.

Seu nome significa, literalmente, arbusto vermelho e a bebida derivada da planta fica com essa coloração.

O chá de rooibos é ideal para reduzir a ansiedade e é naturalmente sem cafeína. Por esse motivo, o consumo regular dessa bebida pode ajudar a induzir a fase REM do sono.

9. Melissa

O chá de melissa tem um alto efeito calmante. Isso acontece porque a planta é rica em flavonoides e óleos que ajudam a relaxar o corpo, diminuem o estresse e a ansiedade. Consumi-la na forma de infusão tem um efeito sedativo que pode ajudar a induzir o sono!

Porém, essa planta tem contraindicações. Ela não deve ser consumida por pessoas com tireoide, pressão alta ou glaucoma.

10. Chá de alface

É isso mesmo que você leu: chá de alface. Essa dica pode parecer estranha, mas a planta tem um forte efeito sedativo e relaxante. Além disso, ele é um poderoso remédio natural para bebê dormir, desde que ele tenha mais de seis meses. Outro ponto positivo é que não há contraindicações para grávidas!

Contudo, preste atenção, o chá de alface pode ter efeitos laxativos. Então, consuma com moderação, está bem?

Dê muita atenção ao tempo de cozimento das folhas. Caso elas passem do ponto, seu chá pode amargar e ficar intragável.

Opções é o que não faltam de remédios caseiros para quem quer dormir rápido. Lembre-se de mandar esse post para aquela outra pessoa que também tem dificuldade de dormir.

Por falar em uma boa noite de sono, é fundamental que você esteja bem confortável. Por isso, para dormir melhor do que nunca, veja nossos enxovais premium em 100% algodão egípcio.

Produtos Relacionados