Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Trocar roupa de cama: saiba porque é importante e qual a frequência ideal

como trocar roupa de cama

Você lembra qual foi o intervalo de tempo da sua última troca de roupa de cama? Se não, está na hora de começar a prestar atenção nisso.

Muitas pessoas podem pensar que trocar roupa de cama só é preciso quando sujamos alguma peça. No entanto, a frequência pode ser muito maior do que se imagina quando se quer garantir a qualidade dos tecidos e a própria saúde.

Se você não sabe nada sobre esse assunto e quer entender mais, pode ficar tranquilo que a gente vai te ajudar nesse blogpost. 

Ao longo do texto vamos não só falar sobre a importância de trocar a roupa de cama mas também falar sobre quando trocar cada peça do seu jogo. Boa leitura!

Como arrumar camas chiques? Leia nosso artigo e descubra truques e dicas incríveis

Por que é importante trocar roupa de cama com frequência?

Em primeiro lugar, é essencial falarmos sobre a importância de trocar a roupa de cama com regularidade. Os dois principais fatores que mostram a importância dessa troca é a manutenção da saúde e aumento da durabilidade da peça.

Ajuda a evitar doenças respiratórias

A superfície dos tecidos, com o tempo de uso e falta de higienização, tendem a acumular microorganismos e, caso a higiene das peças não seja feita de forma regular, nosso corpo passa a sentir os efeitos disso, podendo desencadear diversos problemas respiratórios.

Aumenta a durabilidade das peças

Além da nossa saúde, trocar a roupa de cama com regularidade também faz com que a peça dure mais tempo.

Ignorar o tempo de troca da roupa de cama diminui o tempo de vida útil do jogo de cama, pois peças usadas por longos períodos tendem a acumular mais sujeira.

Como consequência, isso vai exigir uma lavagem mais agressiva, comprometendo o item, ou seja, afetando as fibras e deixando as peças cada vez mais frágeis.

Saiba quando trocar a roupa de cama

E já que falamos como trocar de roupa de cama é importante, vamos falar quando isso deve ser feito de acordo com cada peça.

Fronhas e lençóis

As fronhas são uma peça de roupa de cama que precisam ser trocadas semanalmente. No entanto, em períodos em que o calor é mais intenso, pode ser indicado trocá-la a cada três ou quatro dias.

Da mesma forma, os lençóis devem ser trocados uma vez por semana. Em casos de gripe e resfriado, a frequência pode passar de dois a três dias, visto que o tempo que se passa na cama também vai aumentar devido a necessidade de repouso.

Para que a troca seja feita nessa frequência, aconselhamos que se tenha pelo menos três jogos de lençol e de fronhas em casa.

O período para comprar novas peças depende sempre da qualidade do material comprado. Fronhas e lençóis de bons tecidos podem ter uma durabilidade de mais de 4 anos.

Mantas, edredons e colchas

As peças de roupa de cama que nos cobrem também precisam ser trocadas em um intervalo. O tempo, no entanto, costuma ser maior que peças como lençol e fronha.

Isso acontece, pois se tratam de peças mais pesadas e que não têm tanto contato com nossa pele. O ideal é que a lavagem seja feita no fim de cada estação, ou seja, de 3 em 3 meses.

Apesar de não ser preciso lavar toda semana, é recomendado colocar mantas, edredons e colchas para arejar de tempos em tempos, o que ajuda a evitar proliferação de microorganismos nas peças.

Recomenda-se que a substituição de peças como essas sejam feitas a cada cinco anos.

Duvet e enchimento de duvet

quando devemos trocar o duvet

Peças que também devem ser trocadas com certa frequência são o duvet e o enchimento. O duvet pode ser lavado uma vez por mês, já o enchimento pode ser lavado em uma frequência menor, em um intervalo de três meses. 

E quanto aos cuidados com os travesseiros?

melhormomento para trocar travesseiro

Apesar de ser protegido com a fronha, o travesseiro é uma das peças que nosso rosto permanece diretamente em contato. O ideal é que a peça seja lavada pelo menos de 6 em 6 meses, sempre levando em conta a orientação de lavagem que o modelo oferece.

Quando é a hora certa de trocar um travesseiro?

Em relação à troca da peça em si, isso deve ser feito em torno de dois anos. Isso é importante pois, com o tempo, mesmo com as lavagens, muitos micro-organismos podem se acumular na peça. 

O tempo de troca também pode variar de acordo com o modelo, podendo ter uma menor ou maior durabilidade.

Claro que se você tiver um bom cuidado com a peça, isso pode ajudar a aumentar o prazo de troca. Realizar exposição do travesseiro ao sol de tempos em tempos pode oferecer um maior tempo de vida à peça. 

Para garantir que é preciso trocar o travesseiro, você pode avaliar fatores como o desconforto na região do pescoço ao acordar e a presença de manchas na peça.

Qual é a hora certa de trocar o colchão e pillow top?

Embora muitas pessoas não saibam, o colchão também tem um tempo de vida útil. O ideal é sempre usá-lo com um protetor impermeável e, para conforto extra, um pillow top.

Além de arejar a peça sempre que possível, o pillow top deve ser higienizado, seguindo as orientações contidas na etiqueta de instruções de lavagem, sendo preferencialmente usado com o protetor impermeável, evitando que fluidos corporais passem para a estrutura do pillow top e colchão. 

A substituição de colchões deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante. 

Quantas vezes por semana deve trocar a roupa de cama?

Apesar de algumas peças não precisarem ser trocadas com tanta frequência, no geral, o ideal é que lençóis e fronhas sejam trocados semanalmente.

Como lavar o lençol da cama?

Você pode estar se perguntando, ainda, como é feita a troca do lençol de cama? A lavagem desta peça depende das orientações de lavagem que estão contidas na etiqueta.

A seguir, vamos falar o passo a passo geral para a lavagem de peças quando for trocar o lençol.

Faça uma pré-lavagem caso a peça esteja manchada

Se o lençol estiver com algum tipo de sujeira, como maquiagem, a pré-lavagem é importante antes de ir para a máquina. Você pode tirar manchas específicas com sabão neutro.

Cheque a composição de lençol

A lavagem incorreta pode danificar seriamente o produto. Alguns tipos de materiais só podem ser lavados à mão, enquanto outros podem ir à máquina. 

Separe as peças por cores 

Essa regra vale para qualquer peça de roupa de cama: os lençóis devem ser lavados separadamente de acordo com a cor. 

Dessa forma, os lençóis brancos e de tons claros podem ser lavados juntos. No entanto, lençóis mais escuros que soltam tintas precisam ser lavados em outro ciclo.

Para peças escuras e estampas, você também pode encher metade da parte de amaciante com o produto e a outra metade com vinagre branco. O ácido do vinagre vai ajudar a manter os tons coloridos e vibrantes.

Observe o ciclo de lavagem da máquina

No caso de lençóis que podem ser lavados na máquina, é interessante utilizar a opção roupa de cama. 

Caso não a tenha, a função de lavagem normal é a mais aconselhada. 

Isso acontece pois os lençóis costumam ser delicados e não devem ter uma higienização mais pesada ou agitada. 

Outra dica importante é prestar atenção para não encher demais a máquina. Separar a quantidade máxima de peças vai evitar danos ao eletrodoméstico e à própria peça.

Quando trocar toalhas de banho?

melhor hora de trocar as toalhas de banho

Uma peça que precisa ter um cuidado mais especial são as peças de banho. A troca da toalha de banho e de rosto costuma ser menor que uma semana, mas vai depender do espaço onde ela fica. 

No geral, o ideal é que a troca aconteça no intervalo entre 3 a 7 dias. Para as toalhas de mãos, que são usadas com uma maior frequência, a troca deve ser entre 3 a 4 dias.

É muito importante manter o banheiro arejado, com janelas e portas abertas.  A umidade do banheiro deve ser liberada para o exterior da casa.Tudo isso vai ser essencial para que a toalha possa secar de maneira adequada e seja usada novamente.

Quando comprar toalhas novas?

Se estiverem sob uma boa conservação e a depender do tecido, as toalhas podem durar muitos anos. No entanto, o ideal é que a compra seja feita de 3 em 3 anos. Se o uso for ainda mais intenso, pode ser preciso substituir após 1 ou 2 anos.

Caso você observe que o estado de conservação das peças está comprometido, pode também ser preciso fazer a substituição.

Da mesma forma, caso o poder de absorção não esteja mais atendendo, ou seja, as toalhas não enxuguem bem, pode ser preciso fazer a troca por novas peças. O recomendável é que cada pessoa da casa tenha pelo menos 3 jogos de toalhas.

Conclusão

Nesse artigo a gente te mostrou como trocar a roupa de cama é importante, tanto para evitar o aparecimento de problemas respiratórios como para aumentar a durabilidade das peças. 

Saber quando trocar a roupa de cama é essencial para usufruir da melhor forma do seu jogo de cama. 
Agora que você já sabe quando fazer a substituição de cada item, está na hora de conhecer as opções de jogo de cama de luxo da Artelassê. Confira todo o nosso enxoval!

Produtos Relacionados