Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Tudo o que precisa saber sobre algodão egípcio e suas vantagens

Existem várias opções de algodão no mercado. Mas quando falamos em algodão egípcio logo vêm a nossa mente qualidade e maciez. O maior diferencial do algodão egípcio para os demais tipos da fibra está no seu processo de fabricação, onde a umidade da fibra do tecido é contida e dividida em sementes.

Você precisa dormir em uma cama com enxoval em algodão egípcio, seu sono e descanso não serão mais os mesmos.

De onde vem o algodão egípcio?

O termo “algodão egípcio” é, para muitos, sinónimo de algodão para produtos de luxo e de elevada qualidade, devido sobretudo ao seu comprimento, maciez e resistência. Estas caraterísticas, por sua vez, advêm do clima em que este algodão é cultivado: o clima egípcio, particularmente no delta do Nilo, apresenta as condições ideais para cultivar as fibras extra longa, de maior durabilidade, suavidade e que permitem criar um tecido com maior contagem de fios. No entanto, apesar de ser essa a origem do termo “Algodão Egípcio”, este tipo de algodão não tem de vir necessariamente do Egipto, desde que o local de cultivo apresente o mesmo clima de deserto quente e seco.

Devido às caraterísticas já referidas da maciez, resistência e força provenientes das fibras extra longas, e inclusive dado o facto de que algodão egípcio, se for bem cuidado ao longo dos anos, ficar mais macio com a idade mantendo a mesma resistência, o algodão egípcio é classificado como um produto de luxo e tem uma reputação inigualável. Aliás, o algodão egípcio corresponde a apenas 0,5% da produção mundial de algodão, aumentando ainda mais o seu estatuto de luxo e raridade.

Quais as demais qualidades do algodão egípcio?

Outra qualidade que o algodão egípcio apresenta é a sua pureza, o que implica menor probabilidade de alergias para peles sensíveis, e a sua capacidade excecional de absorver líquidos. Na verdade, o algodão egípcio destaca-se por todas as suas qualidades extremamente positivas, derivadas de um processo aprimorado e de um clima seletivo.

É importante ter em conta que, devido à sua reputação, o termo “algodão egípcio” é, muitas vezes, utilizado para se referir a tecidos fabricados no Egipto independentemente de apresentarem ou não as condições e qualidade a que nos referimos anteriormente. Como tal, é necessária uma atenção extra para verificar se realmente se trata de “algodão egípcio” com a qualidade que lhe é realmente aprovada, ou se se refere apenas a algodão “fabricado no Egipto” que procura aproveitar-se dessa reputação.

Para além disso, convém especificar que o algodão egípcio não deve ser confundido com algodão pima, outro tipo de algodão de fibras extra longa que utiliza a mesma planta como base – gossypium barbadense – mas que foi cultivado e tratado num clima completamente distinto do clima árido que atribui ao algodão egípcio a sua qualidade excecional. Breve falaremos mais sobre este outro tipo de algodão.

Por que escolher o algodão egípcio?

Por ser um algodão com a fibra mais longa do mercado, ele tem mais qualidade, maciez e evita a formação das temidas “bolinhas” nas peças de roupas. Também, o tecido de algodão egípcio é considerado uma peça luxuosa devido à produção de uma maior densidade de fios. Por fim, o algodão egípcio é um tecido que vale a pena ser usado em todas as estações do ano, garantindo qualidade e durabilidade.

Por exemplo, muitos hotéis de luxo usam lençóis de algodão egípcio em suas camas para proporcionar aos seus clientes ainda mais conforto e uma textura mais agradável. Uma verdadeira experiencia ao dormir e relaxar. Com certeza se lembra da cama macia e convidativa dos hotéis de alto padrão que se hospedou!

O QUE É A CONTAGEM DE FIOS?

A contagem de fios significa contar o número de fios em uma polegada de tecido (2,5 x 2,5 cm).

Às vezes, é preciso saber como os fios estão sendo contados porque existem outros fatores que afetam o resultado final de uma peça de tecido, como as dobras ou a espessura. Por exemplo, um algodão de 600 fios não é igual ao algodão de 300 fios.

Quanto à espessura, quando os fios são finos, eles cabem mais por polegada e tornam os tecidos ainda mais delicados e finos do que quando os fios são mais grossos, o que será mais durável. Apesar disso, cada fio tem suas vantagens e usos na hora da confecção.

Produtos Relacionados