Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Você sabe o que é peseira? Descubra como arrumar sua cama com conforto e sofisticação

peseira-tricot

A decoração do nosso quarto envolve muitos itens que nem sabemos que existem, mas que, se soubesse, com certeza ia querer incluí-los no nosso jogo de cama, por exemplo. Esse pode ser o caso da peseira.

Você sabe o que é peseira? Se você está nesse artigo, provavelmente está buscando entender o que ela é e para que serve.Trata-se de um elemento clássico na hora de decorar o quarto e dar um toque final na sua cama. 

Existem peseiras de diferentes tamanhos e também há uma grande quantidade de materiais que podem ser produzidas, como cashmere, linho e jacquard. 

A escolha da peça varia muito com o gosto de cada um, mas o mais importante é entender que ela oferece sofisticação e beleza ao ambiente, seja qual opção você preferir.

Sendo assim, neste artigo vamos te falar tudo sobre esse item de decoração: o que é peseira, qual o tamanho que você deve usar para cada tipo de cama e, ainda, como escolher o material de peseira para o seu quarto. Boa leitura!

Leia também: Você sabe para que serve o lençol de cima? Descubra como usar

Afinal, o que é peseira?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é peseira. Item clássico utilizado nas camas, a peça é uma faixa de tecido ou manta que é colocada próximo aos pés da cama, sobre os lençóis ou colchas, duvets – ou seja, sobre o jogo de cama.

Podem ser usadas em camas de todos os tamanhos, até mesmo nas camas infantis.

O principal uso da peseira é, de fato, decorativo. Elas podem ser colocadas nos pés da cama ou até mesmo em bancos postos juntos à cama.

Dupla funcionalidade

No entanto, embora sirva principalmente para essa finalidade, a peseira também pode ser um tipo de “cobertor” prático para usar durante o dia. 

Exemplificando a funcionalidade dela: você pode usar a peseira naqueles dias que você decide tirar um cochilo pela tarde e não quer desorganizar toda a sua cama, afinal, se você tem muitas peças, isso pode ser mais trabalhoso.

Você pode apenas puxá-las para se cobrir sem precisar tirar todas aquelas peças, como o edredom, lençol de cima e todos os demais itens que fazem parte do seu jogo. 

Como o tamanho dela varia também – podendo ser uma faixa ou um tamanho maior -, em alguns casos, você pode se cobrir completamente com ela.

Outro conceito para peseira

medidas-de-peseira

Existem também pessoas que consideram como peseira aqueles móveis que ficam ao final da cama. Porém, o nome mais adequado é recamier. Ele é bastante usado para apoiar roupas de cama na hora de arrumá-la ou apenas sentar.

Nesse artigo, no entanto, vamos falar mais sobre o conceito de peseira mais comum, sendo o material que cobre a cama na parte dos pés.

Aproveite e confira roupa de cama na promoção no Outlet Artelassê com vários itens em oferta para você economizar sem deixar de lado toda a qualidade e sofisticação dos produtos Artelassê.

Qual o tamanho ideal da peseira?

O tamanho ideal da peseira vai sempre variar de acordo com o tamanho da cama em questão. Existem peseiras para cama de solteiro, casal, queen size e king size.

O comprimento, no geral, costuma ser em referência de um edredom ou cobreleito, que cobrem o topo e tem seu caimento nas laterais. 

Sendo assim, uma opção é escolher uma peseira que acompanhe o tamanho dessas peças ou um pouco menor. O ideal, de fato, é que a peça seja 20cm menor de cada lado do que o tamanho da sua colcha ou cobre leito. A peseira nunca deve ser maior.

Como escolher entre peseiras maiores e menores?

É comum que a peseira tenha o tamanho de uma manta, mas fique dobrada tal qual uma faixa para decorar apenas o pé da cama. 

No entanto, há também aquelas peseiras que possuem uma dimensão menor, no tamanho de uma faixa. Essa escolha vai depender sempre do seu objetivo.

Se você não faz questão de usar a peça como forma de se cobrir nos cochilos e não tem problema em arrumar a cama, você pode apostar em peseiras no tipo faixa.

No entanto, se ela for uma peseira mais funcional, aposte em tamanhos maiores – mas nunca maiores que a peça que cobre a cama.

Tamanhos de peseiras

o-que-e-peseira

Agora, vamos falar sobre os tamanhos mais comuns quem de peseiras que existem no mercado:

  • Peseira de solteiro;
  • De casal;
  • Peseira para queen size;
  • Para king size.

Peseira de solteiro

Menos comum que a peseira de casal, esse tipo de peseira também pode deixar o ambiente charmoso ao mesmo tempo que pode ser funcional.

Em média, as camas de solteiro costumam ter 1,90 metros de comprimento por 0,90 metros de largura. Sendo assim, você pode se guiar por esses tamanhos para escolher o tamanho da sua peseira, considerando ela um pouco menor.

Peseira de casal

A peseira de casal é a mais famosa quando procuramos por exemplos de imagens de peseiras, sendo extremamente elegante.

Para escolher o tamanho ideal da peseira nesse caso, considere que as medidas comuns para colchão casal são 1,88 metros de comprimento por 1,38 metros de largura.

Peseira para queen size

A cama queen size é um tipo de cama intermediária entre a cama de casal e a cama king size. 

Sendo assim, ela tem medidas maiores também e, se esse for seu caso, leve em conta os valores dela para procurar sua peseira.

As dimensões do colchão queen size são de 1,98 metros de comprimento por 1,58 metros de largura.

Peseira para king size

Por fim, as peseiras para king size são as maiores que existem, já que esse é o maior tipo de cama do mercado também. 

O tamanho das camas king size costuma ser 2,03 metros de comprimento por 1,93 metros de largura.

Como combinar sua peseira com as outras peças?

peseira de tecido para cama de casal

A peseira é aquela peça-chave para manter a cama chique e pode mudar completamente o aspecto do ambiente. Por isso, é importante sempre considerar o estilo dela.

No entanto, o gosto varia muito de pessoa para pessoa. Há pessoas mais minimalistas, que gostam de tons mais sóbrios e neutros, sem estampas. Já há outras que amam misturar cores, estampas e texturas. 

A única regra para combinar a peseira com outras peças é levar em consideração o quarto como um todo na hora de escolher sua peseira.

O importante é sempre observar qual sua preferência e quais as cores você já tem das outras peças para que o resultado final seja harmônico!

Quais os materiais de peseira e como combiná-los?

Além de saber o que é peseira, saber escolher o material mais adequado também é muito importante para quem quer usá-la tanto como item decorativo, como item funcional.

Quais são os materiais de peseiras mais utilizados? Vamos falar sobre eles neste tópico:

  • Pele fake;
  • Suede;
  • Cashmere;
  • Linho;
  • Jacquard;
  • Crochê;
  • Tricô;
  • Trançada.

Pele fake

O material de pele fake, como o próprio nome sugere na sua tradução, se trata de uma pele falsa. De forma geral, é cheio de pelinhos.

Por serem mais peludos, são ideais para as estações mais frias do ano, principalmente porque podem servir para aquecer também. Esse tipo de peseira combina bem com uma decoração mais rústica, por exemplo.

Suede

O tecido suede se assemelha bastante visualmente, e até no toque, com o tecido de camurça. Sendo assim, se configura como uma excelente opção também para conferir mais conforto térmico e mais charme, em uma pegada mais clássica.

Além disso, vale dizer que esse tipo de tecido é feito de poliéster, um material sintético, e é muito resistente ao atrito e a manchas.

Cashmere

Um dos tecidos mais sofisticados para peseira é o cashmere. Produzido em lã, ele é bastante macio, confortável e oferece muita elegância ao ambiente.

Sua qualidade também é boa. As fibras de cashmere mais compridas mantêm a integridade do material por mais tempo, aumentando a durabilidade das peseiras.

Linho

manta para peseira em cama de casal

O linho é um tecido bastante leve e, por essa razão, é indicado para as estações mais quentes do ano. 

Trata-se de um material que possui variedade de cores, o que é ótimo para combinar com os diferentes estilos de decoração do quarto.

Jacquard

Outro tipo de material bastante sofisticado para peseira é o Jacquard. Isso acontece porque ele tem uma padronagem diferenciada de entrelaçamento, apresentando molduras e texturas confeccionadas a partir do próprio fio. 

O Jacquard é indicado para todas as épocas do ano. Seu diferencial faz com que ele tenha um custo mais alto no mercado, porém, é um excelente investimento.

Crochê

As peseiras de crochê são peças artesanais, muitas vezes feitas de lã e, por isso, são ótimas também para temperaturas mais baixas do ano.

Esse tipo pode ser comprado em lojas, achado em variedade de cores e também é possível fazê-lo em casa. Muitas vezes, dá um toque mais clássico ao ambiente.

Tricô

Assim como o crochê, a peseira de tricô é mais quente e também uma peça artesanal. A peseira de tricô pode ser encontrada em diferentes cores.

Trançada

Por fim, a peseira trançada é outro tipo de peça mais artesanal também, feita com uma malha gigante que faz com que a peça fique bem robusta e, ao mesmo tempo, fofa e confortável.

Conclusão

Agora, você já sabe o que é peseira. É um tipo de faixa de tecido ou uma manta que é usada para cobrir o final da cama.

As peseiras conferem mais decoração ao ambiente, ao mesmo tempo podem também ter um caráter funcional. 

Na hora de escolher qual comprar, é importante considerar o tamanho da sua cama e o tecido que faz mais sentido para você.

E se você sabe bem o que é peseira, além da sua importância, e está procurando uma de qualidade, chegou a hora de conhecer as da loja de enxovais online Artelassê.

Confira as nossas peseiras para cama.

comprar peseira de cama

Produtos Relacionados