Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Você sabe para que serve o lençol de cima? Descubra como usar

para-que-serve-lencol-de-cima

Quem não gosta de ver a cama bem arrumada? Arrumar a cama é ótimo para ter a sensação de bem estar, além de deixar o quarto mais organizado.

Levando em conta a importância desse processo, é importante dizer que a arrumação da sua cama envolve muitas etapas e itens que, muitas vezes, não conhecemos muito bem as diferenças.

Um desses casos, por exemplo, é o lençol de cima. Você sabe para que serve o lençol de cima? De modo geral, os lençóis de cima servem como proteção térmica, mas não se resumem apenas a isso. São aliados importantes na decoração do quarto e completam seu enxoval.  

Além do lençol de cima, os jogos de cama também acompanham as fronhas e o lençol de baixo. Nesse artigo vamos falar mais sobre como escolher um jogo de lençol completo de qualidade, para que serve o lençol de cima e dicas de como arrumar uma cama. Boa leitura!

Veja também: O que é Pillow top? Conheça essa tecnologia para dormir melhor

Como escolher um bom jogo de lençol?

É muito importante saber escolher bem um jogo de lençol de qualidade quando se quer ter mais conforto e beleza para sua cama. Por isso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo!

Composição dos itens do jogo de cama

É essencial, em primeiro lugar, observar e escolher bem a composição de todos os itens que vão fazer parte do seu jogo de cama de luxo

Por exemplo, para quem deseja uma decoração mais simples e ao mesmo tempo harmônica, pode optar por jogos de lençóis compostos por lençóis de baixo, de cima e por fronhas para travesseiro de qualidade. 

Itens adquiridos em conjunto harmonizam mais e deixam o ambiente bem decorado. Um jogo de cama que orna bem com o estilo do quarto faz toda a diferença!

Tecido de qualidade

Uma regra de ouro é: quanto melhor a qualidade do tecido, mais tempo ele dura. Esse fator sempre deve ser levado em conta na hora de escolher um jogo de cama quando se quer fazer uma escolha a longo prazo.

O tipo de tecido vai ajudar você a saber a qualidade do conjunto. Até mesmo a sensação do toque que ele proporciona é importante para saber a qualidade e, ainda, se vai te agradar. 

Alguns dos tipos de tecidos mais utilizados são: 

Lençol algodão egípcio

Em primeiro lugar, o algodão egípcio é uma opção de tecido composto por fibras mais longas, o que traz mais luxuosidade para a peça. Quando bem conservado, ele manterá sua alta qualidade e seu aspecto acetinado e macio.

Lençol de seda

Já em segundo lugar, temos a seda, tecido aveludado e extremamente cobiçado. É ideal tanto para o verão como para o inverno, devido a sua condutividade térmica, oferecendo frescor e calor nas temperaturas certas. 

Lençol de cetim

Outra opção é o cetim, que costuma ser feito a partir do próprio algodão. Ele é famoso pela sua maciez e conforto, além de ser fácil de ser manuseado.

O tamanho ideal da roupa de cama

Não podemos esquecer que o jogo de cama pode ser um coringa na decoração do seu quarto, portanto, o tamanho faz toda a diferença na hora de escolher.

Quando se tem as medidas ideais, o conjunto fica muito mais harmônico. E como escolher o tamanho ideal? Para não errar no tamanho do seu enxoval, confira sempre as dimensões de seu colchão, que podem ser encontradas facilmente na etiqueta presente na lateral do colchão. O lençol de baixo, por exemplo, deve ter o tamanho igual ao do seu colchão, para que fique bem preso e confortável.

Já o lençol de cima, por outro lado, pode ser um pouco maior, o que oferece bastante beleza à cama. Na hora de escolher, leve em conta o tamanho de cada cama do mercado. Conheça os mais utilizados:

  • Solteiro padrão: 90 cm de largura x 1.90 m de comprimento; 
  • Solteirão: 0.96 m de largura por 2.03 m de comprimento;
  • Viúva: 1.20 m de largura por 2.03 m de comprimento; 
  • Casal padrão: 1.40 m de largura por 1.90 m de comprimento;
  • Queen: 1.60 m de largura por 2.00 m de comprimento;
  • King: 1.93 m de largura por 2.03 m de comprimento.

Se sua cama for em outro tamanho, faça as medidas e busque lojas personalizadas. Além disso, você também deve levar em conta o tamanho dos travesseiros, que variam de acordo com o tipo de cama.

  • Travesseiro para cama casal padrão: 70 cm de largura por 50 cm de comprimento;
  • Para cama queen: travesseiro com 80 cm de largura por 50 cm de comprimento;
  • Travesseiro para cama king: 90 ou 96 cm de largura por 50 cm de comprimento;

Durabilidade dos fios e conforto térmico

Por fim, a durabilidade dos fios também é um fator bem importante. Por exemplo, tecidos com mais fios tendem a ser mais macios.

No entanto, também existem as opções mais finas. O mercado oferece desde 150 fios a mil fios, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Além disso, os fios também podem interferir no conforto térmico. Tecidos com mais fios costumam oferecer maior sensação de aquecimento. Isso acontece porque as tramas fechadas bloqueiam a passagem do ar. 

Afinal, para que serve o lençol de cima?

para-que-serve-lencol-de-cima-com-elastico

Como já falamos aqui, o lençol de cima, de modo geral, serve para cobrir nossos corpos e garantir conforto térmico durante toda a noite de sono.

No entanto, podemos levar em conta as funções de cada um dos itens de um jogo de cama também. Em primeiro lugar, o lençol de baixo trata-se da peça que fica em contato com nosso corpo. 

Os lençóis com elástico são considerados mais práticos, pois evitam a necessidade de dobras abaixo do colchão e não se soltam com facilidade durante o uso.

Aproveite para conferir promoção de roupa de cama no Outlet Artelassê com vários itens em oferta para você economizar sem deixar de lado toda a qualidade e sofisticação dos produtos Artelassê.

Decoração elegante

E o lençol de cima, para que serve? De modo geral, esse lençol tem uma função mais decorativa, oferecendo elegância à cama. 

Em cidades mais quentes, no entanto, ele pode ser utilizado individualmente para se cobrir, já que as temperaturas são mais altas e não é preciso de itens mais quentes para se proteger durante o sono. No caso de temperaturas mais baixas, o lençol de cima não é suficiente.

Seguindo com os itens da cama, também existe a fronha. Seu papel é proteger nossa pele do contato direto com o travesseiro e oferecer maior durabilidade ao mesmo.

Usando o lençol de cima adequado, fronhas e demais itens, será possível deixar a cama chique e oferecer ainda mais sofisticação ao ambiente!

Qual a ordem dos lençóis?

lencol-elastico

O primeiro item a ser colocado na cama é o lençol de baixo, que pode ser colocado depois da capa protetora, caso você a tenha. Os lençóis de baixo costumam possuir elástico nas bordas para facilitar a sua fixação na cama. No entanto, também existem lençóis de baixo que não vem com elástico.

O lençol de baixo é ajustado no colchão de forma bastante simples e suas costuras ficam nas extremidades do colchão.

Após colocar e ajustar o lençol de baixo, você pode colocar o lençol de cima. 

Alguns modelos de lençóis de cima têm uma divisória que indica uma dobra nele, conhecido como virol. Por ser maior, o virol pode ser dobrado sobre a manta ou cobertor que for utilizado por cima desse lençol. Os lençóis de cima, diferente dos anteriores, podem ser estampados ou ter detalhes personalizados.

Como usar o cobre leito com o lençol de cima?

Você também pode incluir o cobre leito para oferecer um acabamento atraente à cama. O cobre leito é um item bem parecido com o edredom. A diferença é que ele é mais fino por conta da manta interna que é mais leve. 

No entanto, as características de tecido e estampas do cobre leito funcionam da mesma forma que os edredons. 

Ele é colocado sobre o lençol de cima e pode ser usado o ano todo por ser uma peça versátil. Sua função principal é trazer mais beleza à decoração do jogo de cama.

Dica: Passo a passo de como arrumar sua cama

como-usar-cobreleito

Agora que você já sabe mais sobre todas as peças que compõem o jogo de cama, que tal descobrir como deixar a sua cama impecável?

Se você ainda não souber, não tem problema. Aqui vamos te dar essa dica extra, pois quando o assunto é como arrumar camas chiques, por exemplo, essa dica vale ouro!

Lençóis, cobertores, edredons ou duvets e colchas

Você já sabe os primeiros passos, como explicamos mais em cima. Primeiro, os lençóis, depois, é o momento dos cobertores, edredons ou duvets e colchas. 

As possibilidades desses últimos itens são várias, portanto, você pode cobrir toda a cama com a colcha ou deixar uma parte do lençol exposta, por exemplo.

Essas peças costumam ser compradas individualmente, mas é importante escolher bem para que elas também ornem com todo o jogo de cama.

Travesseiros de apoio

É hora de colocar os travesseiros no seu lugar. O lado de abertura das fronhas deve ficar escondido, ou seja, para trás. Caso você tenha almofadas ou rolinhos, pode colocar após os travesseiros também, completando a montagem da cama perfeita.

Peseira e um toque especial!

Dica extra: você ainda pode apostar em mantas no pé da cama (também conhecidas como peseiras) para dias mais frios e, para um toque final, pode borrifar água perfumada nas peças!

Se quiser uma experiência ainda melhor, aposte nos pillow tops da Artelassê:

Conclusão

Nesse artigo você pôde descobrir para que serve o lençol de cima e qual é a importância dos lençóis de modo geral. Além disso, sabe como escolher bem um jogo de cama e, ainda, arrumar a cama nos mínimos detalhes.

E se você está procurando por lençóis, aproveite as opções de jogo de lençol de luxo da loja de enxoval online Artelassê!

comprar jogo de lençol

Produtos Relacionados