Parcelamento em até 10X sem juros


Buscar

Conheça os diferentes tamanhos de camas e acerte na hora da escolha

tamanhos-de-cama-box

Muito provavelmente, você sabe que existem diversos tipos e opções de cama quando falamos em relação ao tamanho. Desde as camas de solteiro e casal tradicionais, até chegar aos maiores modelos: queen e king size.

Como as opções são diversas, você pode ter a seguinte dúvida: como escolher bem o melhor tamanho de cama para mim?

Acertar nisso é importante até mesmo para uma melhor qualidade de sono, afinal, se você não cabe na cama, por exemplo, passa a dormir de modo mais desconfortável.

As camas possuem uma série de tamanhos diferentes e o principal objetivo dessas variações é justamente atender às diferentes necessidades das pessoas. 

Para fazer uma boa escolha, por exemplo, você deve levar em conta quantas pessoas vão dormir na cama e, principalmente, qual é seu estilo de vida: você precisa de mais espaço para crianças e para pets, por exemplo?

Portanto, nesse artigo, você vai descobrir o passo a passo para escolher o tamanho de cama certo, além de conhecer todos os tipos de cama que existem no mercado. Boa leitura!

Veja também: Como arrumar camas chiques? Veja truques e dicas incríveis

Como escolher o tamanho de cama certo? 4 dicas

Os tamanhos de camas são uma questão para você? Entender qual é o melhor modelo para você faz toda a diferença na hora de fazer compras. Aqui nós trazemos alguns aspectos que podem influenciar na hora de optar por uma cama maior ou menor para o seu quarto.

1. Compare o tamanho do móvel com o espaço do quarto e da casa

A primeira dica é uma das mais fundamentais e importantes que existem ao se pensar nos tamanhos de camas disponíveis do mercado: você precisa conferir se a opção desejada é compatível com o tamanho do seu quarto. 

Parece óbvio, mas muitas vezes podemos esquecer dessa etapa e, por falta de atenção, podemos deixar uma cama ocupar mais espaço do que deveria ou menos.

Medidas do espaço

De forma geral, é interessante que sobre no ambiente um espaço de pelo menos 60 centímetros nas laterais e nos pés da cama. 

Sendo assim, para saber se o espaço confere com o tamanho da cama, você deve medir o quarto e descontar, pelo menos, 60 centímetros nas laterais, que devem servir de área de circulação. 

Caso tenha um móvel com gavetas e portas, como cômodos, mesas de computador e guarda-roupas, é preciso ainda de mais espaço para poder abri-las com tranquilidade. 

Fazendo isso, é possível evitar o eventual problema do móvel não caber no cômodo ou, pior ainda, o risco de não conseguir nem chegar com o móvel até sua casa. Esse último elemento também é um importante fator para se levar em conta.

Adaptações serão necessárias?

Após a escolha da opção ideal entre os tamanhos de camas do mercado, na maioria das vezes, você pode precisar procurar adaptações para conseguir levar a sua cama para casa. Por exemplo, se a sua ideia é comprar uma cama grande do tipo box, uma saída é levar a base do colchão de modo separado até sua casa.

Tamanho da cama

Ao optar entre os tamanhos de camas ideal, além do espaço do cômodo, é preciso considerar o tamanho da cama em si. O ideal é que essas pessoas fiquem no colchão sem que seus pés fiquem para fora, ainda levando em conta o tamanho do travesseiro!

2. Pense no tamanho de cama que mais se encaixa na sua preferência

tamanhos-cama-solteiro

As opções de cama são muitas, no entanto, cada pessoa é de um jeito e quer ter um quarto personalizado com a sua cara. 

Levando isso em conta, para escolher a cama que mais se encaixa na sua preferência, você deve conhecer alguns tipos de cama, como o estrado e a famosa cama tipo box.

Cama estrado

O estrado, de modo simplificado, é o tipo de cama mais tradicional que existe. O móvel vem com cabeceira integrada, facilitando a escolha do conjunto completo. É ideal para quartos com mais espaço, por exemplo.

Cama box

Em segundo lugar, as camas box têm diversas opções de apoio e diferenciais para o colchão. Os tipos mais comuns de cama box são cama box solteiro, cama box casal padrão, cama box queen size e cama box king size.

Cama duplo box

Alguns recursos da cama box são o duplo box, por exemplo, que vêm com um colchão auxiliar. Esse tipo é bom para quem recebe muitas visitas em casa e não quer adquirir uma cama extra.

Cama box com baú ou com gavetas

Outros recursos são a cama box com baú ou gavetas na parte de baixo, que podem ser utilizadas para guardar roupas de cama, por exemplo.

Na hora de escolher uma boa cama box com colchão, observe qual é o seu tipo de mola, sua densidade, o tipo de espuma e considere também o uso de um bom pillow top.

Tamanhos mais comuns de colchões

Um fator importante para que a cama encaixe na sua preferência também diz respeito ao quanto você deseja gastar nesse investimento.

Você também pode optar por colchões mais comuns do mercado caso queira mais praticidade, afinal, será mais fácil de encontrar produtos para eles.

Os tamanhos mais comuns do mercado são solteiro, casal e queen. Ou seja, não é difícil encontrar produtos como, por exemplo, roupa de cama, cobertores, edredons e colchas.

Isso não significa obrigatoriamente que você não irá encontrar opções para os outros tipos, como viúva e king. Basta procurar na loja certa.

Aproveite e confira jogo de cama em promoção no Outlet Artelassê.

Fatores pessoais

Por fim, em relação a preferências, você também deve levar em conta fatores pessoais. Para pessoas mais pesadas, por exemplo, a recomendação é o uso de colchões com molas ensacadas individualmente ou as molas superlastic.

Já para pessoas que sofrem com dor nas costas, uma sugestão é optar pelo visco elástico. Isso porque esse tipo de estofamento proporciona uma melhor ergonomia e postura correta da coluna e cervical ao distribuir a pressão de modo uniforme.

3. Escolha a cama que combine com a decoração do seu quarto

Qual é a graça de ter uma cama com uma decoração que não transmite exatamente o que você deseja? Além do conforto, esse também é um elemento bastante importante. Ao escolher móveis do quarto, é essencial pensar nos outros itens que fazem parte dele. 

Se a gente se preocupa com o fato do guarda-roupas combinar com a cômoda e vice-versa, também devemos levar esse pensamento para a escolha da cama! 

O tamanho é importante, mas o estilo da cama também é. Sempre observe cores e tons para que você possa ter um quarto bem decorado e que seja exatamente a sua cara.

4. Dica extra: cabeceira de cama

As cabeceiras altas são ótimas no papel de dar a sensação de amplitude da cama.  Tem dúvidas sobre como escolher o tamanho ideal de cabeceira para a sua cama?

Então aqui está sua resposta: de modo geral, a medida certa é aquela que ocupa metade da parede em que será colocada. 

No entanto, dependendo do tamanho do seu quarto, ela pode variar entre baixa, média e alta. 

Para cama box de casal ou solteiro, por exemplo, as cabeceiras com altura de 1,20 metros são as melhores. Com esse tamanho, é possível encostar para ler um livro.

As medidas de cabeceira também estão relacionadas com decoração e estilo. Sendo assim, cabeceira baixa e com largura maior que a da cama tem um impacto diferente das cabeceiras altas. A segunda opção, por exemplo, consegue oferecer a sensação de um quarto amplo.

Tipos e tamanhos de camas: conheça cada um deles

Agora que você sabe o que levar em conta na hora de escolher a sua cama, chegou o momento de conhecer todos os tipos de camas e suas medidas.

Camas de Solteiro

tamanhos-de-camas

As camas de solteiro, como o nome sugere, são ideais para quem dorme sozinho. Existem tamanhos de camas diferentes que podem ser usados nesse tipo de modelo no mercado brasileiro.

As camas de solteiro costumam ter 1,90 metros de comprimento por 0,90 metros de largura.

Cama Viúva

O tamanho de cama conhecido como viúva, possui medidas intermediárias entre a cama de solteiro e a cama de casal, possuem a largura maior que a de solteiro comum, também pode ser chamada de “cama de meio casal”. 

A cama viúva, pelo seu tamanho maior na lateral, pode ser usada até mesmo para um casal, no qual os cônjuges preferem um leito menor. Por outro lado, também pode ser uma opção para uma pessoa só, que busca uma cama com mais espaço e conforto. 

As medidas do colchão para tamanho viúva são:

  • Cama viúva: 2,03 metros de comprimento por 1,20 ou 1,30 metros de largura..

Cama Super Solteiro ou Solteiro King

Da mesma forma que o tamanho viúva, o super solteiro ou solteiro king é um tipo de cama maior que o tradicional solteiro.

O colchão super solteiro, também conhecido como americano ou solteiro king, é ideal para pessoas mais altas ou que que também buscam uma cama maior para si.

A cama se encaixa bem em quartos pequenos e médios por ser uma intermediária entre solteiro e casal também.

As medidas deste modelo são:

  • Cama super solteiro (ou solteirão) – 2,03 metros de comprimento por 0,96 metros de largura.

Cama de Casal

tamanhos-cama-casal

O colchão casal é uma opção para casais que querem adequar bem o tamanho da cama ao quarto, sobretudo quando o espaço não é muito grande.

No entanto, não impede de ser usado por solteiros, principalmente aqueles que se mexem muito durante o sono ou que querem usufruir de todo o espaço da cama. Esse é um bom ponto a se considerar ao optar pelos tamanhos de camas disponíveis no mercado.

As medidas comuns para colchão casal são 1,88 metros de comprimento por 1,38 metros de largura.

Cama Queen Size

O colchão queen se destaca como uma das opções principais para quem busca conforto. Isso acontece por uma maior dimensão da cama. 

Como ela é maior que a cama de casal tradicional, ela exige bastante espaço para que não prejudique a circulação ou comprometa o espaço de outros móveis no cômodo.

As dimensões do colchão queen size são de 1,98 metros de comprimento por 1,58 metros de largura.

Cama King Size

O King Size é o maior tipo de cama disponível no mercado, sendo o tamanho sua principal diferença em relação ao queen size. Sendo assim, é também o mais confortável de todos. 

O tamanho da king size é  2,03 metros de comprimento por 1,93 metros de largura.

Conclusão

Nesse texto, você pode entender a importância de escolher bem um tamanho de cama. Se seu espaço é pequeno, por exemplo, você não deve exagerar no tamanho da cama pois vai atrapalhar na circulação do ambiente.

No entanto, se você tem espaço de sobra, deve aproveitá-lo também para usufruir de camas com maior espaço como o queen e king size.

Na hora de escolher a cama, portanto, nunca esqueça: compare o tamanho do móvel com o espaço do quarto e da casa, pense no tipo de cama que mais se encaixa na sua preferência, e, por fim, opte pela cama que combine com a decoração do seu quarto.

No entanto, se você já fez a escolha de cama agora, mas ainda não sabe qual jogo de cama comprar, confira as opções nas nossas lojas de roupas de camas online Artelassê!

Produtos Relacionados